Blog voltar
|

Quando vai ser o próximo?

blacksabbath_01
Fotos: Welbert “Metal Attack” Rabelo

Em novembro de 2004, assisti na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional um show que, para mim, foi marcante sobre vários aspectos. Em uma hora e meia presenciei ao vivo a história da música eletrônica (e sua fusão com o rock e o pop) sendo contada pelo quarteto alemão Kraftwerk. Ver aqueles quatro “velhinhos-robôs” no palco brasiliense foi a comprovação in loco de que estava diante da inegável fonte inspiradora de nomes badalados como New Order, Depeche Mode, Pet Shop Boys, Fatboy Slim, Moby e outros DJs e/ou bandas-projetos que utilizam fartamente os recursos da tecnologia em favor da música.

blacksabbath_02Ontem (13/5), quatro anos e meio depois, experimentei a mesma sensação no Ginásio Nilson Nelson. Em outro ambiente, com outra tribo completamente diferente. Outros quatro “velhinhos”, assinando sob a alcunha Heaven & Hell (podem chamá-los de Black Sabbath sem susto), deram uma aula daquilo que se convencionou a chamar, na segunda metade dos anos 1970, de heavy metal. Por outra hora e meia, estive diante dos “pais da matéria”. De frente para  Tony Iommi, o “mestre” de 10 entre 10 guitarristas do rock pesado. De Ronnie James Dio, e sua voz ainda cristalina aos quase 67 anos de idade, uma espécie de “Gólon cabeludo”, satânico e ao mesmo tempo angelical, gentil com o público que o reverenciava. De Geezer Butler colocando seu baixo a frente em músicas como Time machine - o tempo, ali, era mero aliado, nunca um adversário. E de um Vinnie Appice em plena forma, com direito a solo inteiro e exclusivo.

Esqueçam as pirotecnicas e outros clichês comuns ao estilo!  No palco do quarteto “mezzo inglês mezzo norte-americano” não existem explosões, bonecos gigantes, trocas de figurinos, nem guitarristas se esfregando com os pés nas caixas de retorno. Afinal, o Black Sabbath começou antes da era dos megaespetáculos. Tocam de forma simples… e muuuito bem. Com técnica, com peso, com atitude, sem grandes firulas. E conseguiram, com maestria, driblar a costumeira dificuldade de acústica do maior ginásio brasiliense (sim, o som por vezes embolou ou reverberou no teto, a guitarra de Iommi esteve inaudível nas primeiras músicas e a voz de Dio quase sumiu na introdutória The mob rules).

Nada pareceu abalar os fãs, que economizaram alguns bons trocados para encher a chamada “hot zone” (que tomou todo o piso do ginásio, a “arena” na verdade eram as cadeiras) e boa parte da arquibancada, contrariando as expectativas pessimistas. Não sei ainda qual foi o público total, mas com certeza mais de cinco mil pessoas (eu arriscaria de sete a oito mil, sem tumulto ou qualquer complicação para entrar, circular ou sair do local) compareceram, em plena quarta-feira à noite, ao mesmo tempo em que dois grandes clássicos do futebol, válidos pela Copa do Brasil, passavam na TV: Flamengo x Internacional e Corinthians x Fluminense. Mas quem quer saber de Ronaldo, Fred, Nilmar ou Ibson num momento desses?!

blacksabbath_03Com uma hora cravada de show, Dio deu início ao grande hino que acabou por batizar a banda: Heaven and Hell, faixa-título do primeiro álbum em que o baixinho substituiu Ozzy Osbourne no comando do Black Sabbath, em 1980. Foi comovente ouvir todo o ginásio cantando em coro durante os 18 minutos de execução deste clássico do heavy rock. Em seguida, pausa de três minutos para o bis e a volta com um breve introdução de Country girl emendada em Neon knights. 0h05 e fim de papo de um show que começou às 22h35.

Foi muito bacana reencontrar várias figuras e conhecidos do rock brasiliense que não via há tempos. E Lelo Nirvana, visivelmente emocionado, está quase sem voz nesta manhã de quinta-feira aqui na Cultura FM. Como bem escreveu a Penny Lane em sua crônica no site www.rockbrasilia.com.br: em menos de dois meses, Brasília voltou a ter um show grandioso e inesquecível, como foi o do Iron Maiden em 20 de março, no estádio Mané Garrincha. Já estamos ficando mal acostumados. Quando será o próximo? CJ Ramone tocando Ramones no dia 10 de julho, no Arena? Menos, né?

blacksabbath_05
PS: Não percam no
Cult 22 de amanhã (15/5) alguns registros ao vivo do show de ontem do Heaven & Hell, cortesia de Marcelo “Pilastra” Gomes. Exclusivo!!!

PS: Para quem não ouviu (ou quer recordar), confiram no post abaixo a íntegra dos dois programas especiais sobre o Heaven & Hell apresentados pela Cultura FM.

6 comentários sobre “Quando vai ser o próximo?

  1. Tenho que contar essa: Depois do show me dirigi ao Churchill lounge bar no Hotel Meliá na esperança de poder ver os caras e tirar alguma foto. Não rolou. Hoje de manhã fiquei sabendo que os caras iriam se retirar pelo subsolo do hotel (sendo que a equipe técnica fez check-out normal), e não sei dizer quão grande foi minha surpresa ao ver os cinco (já explico) cavaleiros do Apocalipse. Tony Iommi foi o primeiro a sair e quando me viu com uma câmera, voltou pra dentro. Daí o segurança veio me avisar que não podia tirar fotos. Tudo bem. Fiquei só observando os caras entrarem na vã, e tenho que dizer que é meio louco ver os caras – pelo menos a maior parte deles – usarem roupas mais “a vontade” mas matendo sempre o tal do preto.Rsrrsrsrs! Dio saiu com uma cara bem séria, mas logo sorriu quando viu que tinha fã observando (rsrsrsrsrsrs). O último a entrar foi o “quinto” integrante banda, um loiro com cara e cabelo de figurante de filmes épicos – não creditado durante o show, mas que fez todas as linhas de teclado – Scott Warren, integrante da banda solo do DIO.

  2. Heaven & Hell foi simplesmente fantástico, o melhor show de Heavy Metal que já passou por Brasilia, realizei meu sonho de adolescente(hj tenho 33). Quando comprei o album Heaven and Hell em 1992, nunca imaginaria que fosse ter o prazer de ver a banda, muito menos em Brasilia, foi magico, fantástico, perfeito. Chorei como um menino ao ver a banda adentrar ao palc e executar clássicos como Mob Mules, Children of the Sea, Falling the Edge of the World, Die Young e Heaven and Hell. Estou emocinado até agora.

  3. Entre 5 mil e 10 pessoas eu já ouvi muitos chutes. Alguém tem informação precisa de quantas pessoas estavam de fato no show?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>