Arquivos mensais: abril 2023

Programa Cult 22 (28/4/2023): set list e podcast

CULT 22 - 28.4.2023Confiram o que rolou na edição desta semana (28/4) do programa Cult 22 pela Rádio 4 Tempos (www.radio4tempos.com.br) em transmissão simultânea com a Radioweb Cult 22

Produção e apresentação: Marcos Pinheiro
Participação: Abelardo Mendes Jr (“Ideia Nova”)
Entrevista: banda MIV

Ouçam:

SET LIST

1º Bloco – Homenagens + Agenda Cult 22
O Surto – “Medo” (morte do vocalista Régis Bolo, aos 52 anos)
The Damned – “Silly Kids Games” (Captain Sensible, 69 anos)
Marillion – “Incommunicado” (Fish, 65 anos)
Wayne Kramer – “Kick Out the Jams” (75 anos)
Violator – “Respect Existence or Expect Resistance” (show dia 30/4 no Lions Club, Taguatinga)

2º Bloco – Cult Entrevista
MIV – “Cansei”
MIV – “Calma”
MIV – “Melhor Assim”
MIV – “Não Deixe a Noite Acabar”

3º Bloco – Ideia Nova (com Abelardo Mendes Jr)
The Cribs – “Men’s Needs”
Art Brut – “Emily Kane”
Larrikin Love – “Six Queens”
Pete & The Pirates – “Mr. Understanding”
Good Shoes – “The Photos on My Wall”
White Lies – “To Lose My Life”
The Rakes – “Work Work Work (Pub Club Sleep)”

4º Bloco – Jam Session
R.E.M. & Kate Pierson – “Me in Honey” (Kate Pierson, 75 anos)
Sonic Youth & Kim Deal – “Little Trouble Girl” (Kim Gordon, 70 anos)
Alanis Morissette & Willie Nelson – “On The Road Again” (Willie Nelson, 90 anos)
Slayer & Atari Teenage Riot – “No Remorse (I Wanna Die)”

5º Bloco – Cult Lançamento
PJ Harvey – “A Child’s Question, August”
Pet Shop Boys – “The Lost Room”
PIL (Public Image Ltd) – “Penge”
Foo Fighters – “Rescued”

* PROGRAMA SEM PROMOÇÕES

__________________________

CULT 22 - Promoção Cerrado BeerPROMOÇÃO RADIOWEB CULT 22

Sorteio do 45º kit da Cerrado Beer – A Cerveja Artesanal do Cerrado
. Ricardo Teixeira Marrara
* A produção do Cult 22 vai entrar em contato para informar como retirar o kit

Brasília Connection: Bruno Z e Dennehy

Brasília ConnectionA coluna Brasília Connection do blog Cult 22 apresenta os videoclipes do rock e pop independente do Distrito Federal: pintou material novo, a gente publica. Quem quiser divulgar na coluna é só mandar o link do vídeo para o nosso e-mail cult22@cult22.com.

Mas atenção: tem que ser de banda ou artista de rock (qualquer estilo), formada no DF e que seja videoclipe. Não valem apenas imagens de shows ou de estúdio sem um mínimo de produção e direção. A ideia é valorizar – e até estimular – a produção dos videoclipes locais, ok?

E a coluna dessa semana apresenta novos vídeos do cantor Bruno Z e da banda Dennehy:

Bruno Z – “Musa Avião”

Dennehy – “Little Less Rough”

Programa Cult 22 (21/4/2023): set list e podcast

CULT 22 - 21.4.2023Confiram o que rolou na edição desta semana (21/4) do programa Cult 22 pela Rádio 4 Tempos (www.radio4tempos.com.br) em transmissão simultânea com a Radioweb Cult 22

Produção e apresentação: Marcos Pinheiro
Participações: Octávio Schwenck (“Lado C”) e Éliton Brandão (“Cult Ouvinte”)
Entrevista: banda Centropia

Ouçam:

SET LIST

1º Bloco – Aniversariantes
Buzzcocks – “Everybody’s Happy Nowadays” (Pete Shelley, nascido em 17/4/1955)
Iggy Pop – “Strung Out Johnny” (76 anos)
The Cure – “The Baby Screams” (Robert Smith, 64 anos)
Peter Frampton – “I Can’t Stand It No More” (73 anos)
Roy Orbison – “I Drove All Night” (nascido em 23/4/1936)

2º Bloco – Cult Entrevista
Centropia – “Tudo Passa”
Centropia – “Verdejança”
Centropia – “O Amor é Maior”

3º Bloco – Lado C (com Octávio Schwenck Amorelli)
Gene Simmons – “Radioactive”
Ace Frehley + Mike McCready – “Cold Gin”
Peter Criss – “Good Times”
Paul Stanley – “Live to Win”
Gene Simmons – “I’m the Firestarter”

4º Bloco – Cult Ouvinte (sequência de Éliton Brandão)
Velhas Virgens – “Cerveja na Veia”
Raul Seixas & Marcelo Nova – “Rock and Roll”
Hanoi Hanoi – “Fanzine”
Roberto Carlos – “Os Sete Cabeludos” (82 anos)
Cauby Peixoto – “Enrolando o Rock”

5º Bloco – Agenda Cult 22
Sepultura – “Isolation”
Dorsal Atlântica – “Guerrilha”
Nocturnal – “Awakening the Curse of Souls”
Kreator – “Hate Über Alles”
Testament – “Over the Wall”

* PROGRAMA SEM PROMOÇÕES

O circo psicótico da “banda Beijo” e a competência púrpura

KISS - BANDA

Por Marcos Pinheiro
Fotos: Paulo Cavera / Divulgação
Vídeos: Eliane de Castro

KISS - PAUL STANLEY E GENE SIMMONS“Psycho Circus”: a música que dá nome ao 18º álbum do Kiss, de 1998, é um bom resumo daquele que é chamado “o maior show de rock do planeta”. Entretenimento é a palavra de ordem: bonecos gigantes representando o quarteto, explosões em profusão, cortinas de fogo, guitarras soltando rajadas de balas, plataformas móveis que fazem a banda “voar” pelo palco, um pseudo ritual satânico com sangue falso, balões de gás com a logomarca do grupo, passeio de tirolesa pelo meio do público, chuvas de confetes e papel picado e, claro, o telão em alta definição projetando imagens alucinantes. Tudo comandado pela dupla que há 50 anos está a frente dessa algazarra: o baixista e vocalista Gene Simmons, 73 anos – faz 74 em agosto – e o guitarrista e vocalista Paul Stanley, 71 anos completados em janeiro passado.

KISS - PÚBLICOOs fãs naturalmente vão ao delírio. E até quem não é tão conhecedor da obra do Kiss fica extasiado. Nas quase duas horas de show, iniciado às 22h48 da noite de terça-feira (18/4) no Estádio Mané Garrincha (Arena BRB), 20 sucessos da carreira da banda de Nova York agitaram as quase 30 mil pessoas presentes. “Detroit Rock City” foi o pontapé inicial, como de costume. O set list, aliás, foi aquele mesmo que já tínhamos antecipado aqui no blog. Até porque, com tanto mise en scène pré-produzido, não dá pra mexer no time que está ganhando.

KISS - GENE SIMMONSDiante de tudo isso, pouco importa se a banda usou playback em vários momentos. Os telões nas laterais do palco “entregavam o ouro”: era perceptível que o que se ouvia das músicas e a leitural labial das vozes muitas vezes não batiam. Nem pode se atribuir a um suposto delay. Quando Paul Stanley e Gene Simmons conversavam com a plateia, a sincronia era perfeita. Simmons, por sinal, está visivelmente fora de forma, dando sinais de que está mesmo próximo de se aposentar. Não a toa, a presente turnê foi batizada como “End of the Road World Tour”. Se é a despedida mesmo do Kiss, só o tempo dirá…

KISS - PAUL STANLEYCoube a Paul Stanley comandar os melhores momentos do show, mostrando vitalidade e muita simpatia, que o tornaram um dos melhores frontmen da história do rock. Destaque para a passagem de tirolesa pelo meio da galera para chegar em outro palco, em frente à mesa de som, onde mandou “Love Gun” e “I Was Made for Lovin’ You”. O baterista Eric Singer teve seu protagonismo cantando “Black Diamond”, que encerrou a primeira parte, e iniciando o “bis” com a balada “Beth” tocada ao piano. Para fechar, a indefectivel “Rock and Roll All Nite” com chuvas de confetes e papel picado. Diversão garantida!

SET LIST
Detroit Rock City
Shout It Out Loud
Deuce
War Machine
Heaven’s on Fire
I Love It Loud
Say Yeah
Cold Gin
Lick It Up
Calling Dr. Love
Makin’ Love
Psycho Circus
100,000 Years
God of Thunder
Love Gun
I Was Made for Lovin’ You
Black Diamond

Bis
Beth
Do You Love Me?
Rock and Roll All Nite

DEEP PURPLE - IAN GILLAN Mas, sendo bem sincero – que me desculpem os fãs do Kiss -, gostei mais do Deep Purple como banda, tocando “na vera”. Talvez seja coisa de jornalista velho. O quinteto inglês, há 55 anos na estrada, abriu a noite às 20h14 e se apresentou por quase 1h30. Sem “presepadas” pirotécnicas, mandou seu recado com 12 músicas, destacando cinco momentos do clássico álbum “Machine Head”, de 1972.

DEEP PURPLE - SIMON MCBRIDEConfesso que estava preocupado com a saúde vocal de Ian Gillan, 77 anos. Na última passagem deles por Brasília, no final de 2014, ele estava bem mal – e, mais de oito anos depois, a tendência era piorar. Mesmo com uma notória tremedeira nas mãos ao segurar o microfone, o lendário vocalista mandou muito bem. Titubeou um pouco na abertura, com a contagiante “Highway Star”, mas se recuperou depois. O novato guitarrista Simon McBride, 44 anos, que entrou no Deep Purple ano passado, seguiu com competência o legado do original Ritchie Blackmore e do duradouro Steve Morse.

DEEP PURPLE - DON AIREYNo meio da apresentação, o tecladista Don Airey surpreendeu em seu momento solo tocando um medley de músicas brasileiras, tais como “Brasileiririnho” (de Waldir Azevedo) e “Desafinado” (João Gilberto), entre outras. Um prenúncio da sequência “matadora” que viria com a climática “Perfect Strangers” e outros “cavalos de batalha” como “Space Truckin’” e “Smoke on the Water”.

DEEP PURPLE - IAN PAICEDEEP PURPLE - ROGER GLOVERNão deu nem dois minutos para respirar e o Deep Purple já estava de volta ao palco para o “bis” com “Hush” – um original de Joe South que a banda registrou em seu primeiro álbum, de 1968, nos vocais de Rod Evans – e fechando com “Black Night”. Admirável ver Ian Paice, 74 anos, desde sempre empunhando com precisão as baquetas, e a sempre classuda presença do baixista Roger Glover, 77 anos. Se foi mesmo a última chance de vê-los pelo Brasil, tratou-se de uma despedida honrosa.

SET LIST
Highway Star
Pictures of Home
No Need to Shout
Uncommon Man
Lazy
When a Blind Man Cries
Anya
Perfect Strangers
Space Truckin’
Smoke on the Water

Bis
Hush
Black Night

Brasília Connection: quatro novos videoclipes

Brasília ConnectionA coluna Brasília Connection do blog Cult 22 apresenta os videoclipes do rock e pop independente do Distrito Federal: pintou material novo, a gente publica. Quem quiser divulgar na coluna é só mandar o link do vídeo para o nosso e-mail cult22@cult22.com.

Mas atenção: tem que ser de banda ou artista de rock (qualquer estilo), formada no DF e que seja videoclipe. Não valem apenas imagens de shows ou de estúdio sem um mínimo de produção e direção. A ideia é valorizar – e até estimular – a produção dos videoclipes locais, ok?

E a coluna dessa semana apresenta novos vídeos da cantora Bárbara Silva, da banda Capital Freaks e dos projetos A Stolen Season e Kubota/Gheventer:

A Stolen Season – “Ghost Town”

Bárbara Silva – “Coisas Vazias Ficam pra Trás”

Capital Freaks – “Masks Are Rising”

Kubota/Gheventer + Pedro Bap – “Vou Lá”