Arquivos mensais: março 2023

BSB Connection: Danilo Timm, Izabella Rocha e Markos Assunção

Brasília ConnectionA coluna Brasília Connection do blog Cult 22 apresenta os videoclipes do rock e pop independente do Distrito Federal: pintou material novo, a gente publica. Quem quiser divulgar na coluna é só mandar o link do vídeo para o nosso e-mail cult22@cult22.com.

Mas atenção: tem que ser de banda ou artista de rock (qualquer estilo), formada no DF e que seja videoclipe. Não valem apenas imagens de shows ou de estúdio sem um mínimo de produção e direção. A ideia é valorizar – e até estimular – a produção dos videoclipes locais, ok?

E a coluna dessa semana apresenta novos vídeos dxs cantores Danilo Timm, Izabella Rocha e Markos Assunção:

Danilo Timm – “EnganoDesengano”

Izabella Rocha – “Quero Ser Feliz Também”

Markos Assunção – “Tudo Tem Seu Tempo”

Programa Cult 22 (24/3/2023): set list e podcast

CULT 22 - 24.3.2023Confiram o que rolou na edição desta semana (24/3) do programa Cult 22 pela Rádio 4 Tempos (www.radio4tempos.com.br) em transmissão simultânea com a Radioweb Cult 22

Produção e apresentação: Marcos Pinheiro
Participações: Erika Meier (“Transmission”) e Octávio Schwenck Amorelli (“Lado C”)
Entrevista: banda Dennis & o Cão da Meia-Noite (SP) + Felipe Rodrigues (Signo 13), JP Manoeli (Blue Butterfly) e DJ Noah (Nuit Noir)

Ouçam:

SET LIST

1º Bloco – Homenagens
Câmbio Negro – “Cadáver Ambulante” (morte do DJ Jamaika, aos 55 anos)
DJ Jamaika + Saphira – “A Chuva”
Supertramp – “The Logical Song” (Roger Hodgson, 73 anos)
Aerosmith – “Toys In The Attic” (Steven Tyler, 75 anos)

2º Bloco – Cult Entrevista
Dennis & o Cão da Meia-Noite (SP) – “As Luzes de Led Tomaram Conta da Cidade”
Signo 13 – “Retrato Ainda”
Blue Butterfly – “Vem Pra Rua”
Vasto Infinito – “Imagens no Espelho”
Abismo – “Fragile Wounds”

3º Bloco – Transmission (com Erika Meier)
Depeche Mode – “My Cosmos is Mine”
Belgrado – “Boixar”
Casket Cassette – “Into The Sun”
Vogue.Noir – “Love Like Vampire”

4º Bloco – Lado C (com Octávio Schwenck Amorelli)
The Heavy – “Curse Me Good”
Superheavy – “Superheavy”
The Heavy + The Dap-Kings Horns – “Coleen”
Superheavy – “Unbelievable”
The Heavy + The Dap-Kings Horns – “How You Like Me Now”

5º Bloco – Cult Lançamento
Gorillaz + Adeleye Omotayo – “Silent Running” (Damon Albarn, 55 anos)
Lana Del Rey – “The Grants”
Molina, Talbot, Lofgren & Young – “You Will Never Know”

* PROGRAMA SEM PROMOÇÕES

Brasília Connection: Andreza Marques e Marsalla

Brasília ConnectionA coluna Brasília Connection do blog Cult 22 apresenta os videoclipes do rock e pop independente do Distrito Federal: pintou material novo, a gente publica. Quem quiser divulgar na coluna é só mandar o link do vídeo para o nosso e-mail cult22@cult22.com.

Mas atenção: tem que ser de banda ou artista de rock (qualquer estilo), formada no DF e que seja videoclipe. Não valem apenas imagens de shows ou de estúdio sem um mínimo de produção e direção. A ideia é valorizar – e até estimular – a produção dos videoclipes locais, ok?

E a coluna dessa semana apresenta novos vídeos da cantora Andreza Marques e da banda Marsalla:

Andreza Marques – “Cura das Águas”

Marsalla – “Depois Te Conto”

Programa Cult 22 (17/3/2023): set list e podcast

Cult 22 - 17.3.2023 (1)Confiram o que rolou na edição desta semana (17/3) do programa Cult 22 pela Rádio 4 Tempos (www.radio4tempos.com.br) em transmissão simultânea com a Radioweb Cult 22

Produção e apresentação: Marcos Pinheiro
Participação: Welbert e Duda Rabelo (“Metal Attack”)
Entrevistas: Fellipe CDC (Caligo), Clarissa Carvalho (Soror) e Ítalo Guardieiro (Device) – atrações do “Headbanger’s Attack Revival” – e o “Papito” Supla

Cult 22 - 17.3.2023 (2)

Ouçam:

SET LIST

1º Bloco – Homenagem ao Canisso (morte aos 57 anos de idade)
Raimundos – “Desculpe, Mas Eu Vou Chorar” (versão demo)
Raimundos – “Nêga Jurema” (versão demo)
Raimundos – “Eu Quero Ver o Oco”
Raimundos – “Andar na Pedra”
Raimundos – “Mulher de Fases”

2º Bloco – Cult Entrevista – Headbanger’s Attack Revival
Crushed Bones – “Farinha do Mesmo Saco”
Soror – “Índigo”
Ilizarov – “Vultures Around My Flesh”
Winds of Creation – “Lost in Pain, Living in Vain”
Caligo – “Monstro Manto”
Device – “Pátria dos Porcos”

3º Bloco – Metal Attack (com Welbert e Duda Rabelo)
Xandria + Ralf Scheepers – “You Will Never Be Our God”
Delain + Marko Hietala & Paolo Ribaldini – “Invictus”
Lamb of God + Mille Petrozza – “State of Unrest”
In Flames – “State of Slow Decay”
Suicide Silence – “Dying Life”

4º Bloco – Cult Entrevista + DNA – com Supla
Tokyo – “Humanos” (1985)
Supla + Roger Moreira – “Encoleirado” (1991)
Psycho 69 – “Shoot and Loose” (1995)
Supla – “O Charada Brasileiro” (2001)
Supla – “Porque Eu Só Quero Comer Você” (2006)
Brothers of Brazil – “On My Way” (2012)
Supla + Victoria Wells – “Kung Fu On You” (2019)

* PROGRAMA SEM PROMOÇÕES

D.R.I. no Toinha: noite histórica para o underground brasiliense

show DRI 2

 
Por Thiago “Barbosa Osvaldo”
Fotos: Henrique Janssen / Acervo Pessoal

Enfim, o D.R.I. tocou em Brasília! Noite memorável na terça-feira (14/3) no Toinha Brasil Show! Daquelas que quem esteve presente contará histórias para o resto da vida. A lendária banda norte-americana hardcore/thrash/crossover, formada há 40 anos, tocou no Brasil em 1997 – e tinha um anúncio na revista Rock Brigade de datas daquela turnê, que incluía Brasília. Mas não rolou. Em 2014, estava certo para virem, seria um show organizado pelo Ferrock na Aruc, tinha flyer e muita divulgação rolando. E faltando poucos dias para começar a turnê, a banda cancelou tudo.

show MacakongsEis que, para sua sétima vinda ao país, em julho de 2022 saiu a divulgação com Brasília no roteiro, mas sem detalhes. Em novembro veio a confirmação com o local e o anúncio da vendas de ingressos. Animação e desconfiança pairavam no ar. “Será que vai rolar mesmo dessa vez?”. Macakongs 2099 e Eskröta (SP) foram as bandas escaladas para a abertura do show. A banda brasiliense, liderada pelo Djalma Phú (foto) – grande fã do D.R.I. -, está comemorando 25 anos de estrada e muita resistência. Foi escolhida a melhor casa de shows de Brasília, o Toinha Brasil Show, que comporta bem um público de médio porte e tem uma estrutura incrível.

Eu estava ansioso pra caralho e contando os dias. Já tinha assistido o D.R.I. outras vezes, mas agora teria um sabor especial. Nada melhor que ver o show em sua cidade, cheio de camaradas, amigas e amigos presentes. Apareceu cada figura por lá. Pra quem gosta de hardcore/thrash/crossover, o D.R.I. é um dos nomes mais importantes e que ainda influencia milhares de bandas por todo o mundo. E os sul-americanos amam o D.R.I.. Tem discos lançados desde os anos 1980 pelo Brasil que marcaram várias gerações.

Bandas + DRIVi uns caras que não apareciam há muito tempo: Podrinho, Podrão, Cascão, Robson Galego, Chapolin, Caneca, Claudão, Topeira, Merthiolate… Vários veteranos, coroas em sua maioria, esperavam por esse momento. Gilvany Barbosa com sua clássica banquinha de camisetas. Tinham umas oficiais que a banda trouxe pra vender e que, ao final do show, se esgotaram. Meus companheiros e ex-companheiros de bandas estavam em peso: Terror Revolucionário, Innocent Kids e Possuído pelo Cão. Vários camaradas de Formosa e Goiânia presentes. Muitos mesmo. Vetão Carroceiro chegou com aquele seu jeito único gritando e falando alto.

show EskrotaÀs 20h29 a Eskröta começou a tocar. A banda, natural da cidade paulista de Rio Claro, pegou o público chegando numa terça-feira, alguns fãs presentes. Primeira vez que as vi. Gostei! Espero que arrumem um batera tão bom quanto o Jhon França, que tocou com elas nesse show, mas não faz mais parte do trio.

show Macakongs 221h15 e entra o Macakongs 2099. Casa mais cheia. Phú questionou a divisão da pista. Realmente uma merda. Seria muito melhor se não tivesse essa grade dividindo o público. Produção vacilou nesse quesito, visto o tipo de show. Não funciona e foi desnecessário. Poderiam perceber desde o início que a venda era de só um tipo de ingresso. Espero que avaliem isso e não cometam mais a mesma falha. Mas o Macakongs deu o seu recado. Evandro “Cigano Igor” participou. Nada mais justo: ele foi o vocalista original da banda.

Palco sendo preparado para o D.R.I., backdrop no fundo, o símbolo da banda no bumbo da bateria. Gilvany vendendo camiseta, várias cervejas sendo detonadas. O quarteto veio desfalcado do Spike Cassidy, guitarrista e um dos fundadores da banda junto com o vocalista Kurt Brecht. Spike teve problemas de saúde e, em seu lugar, foi convidado Yapple, ex-guitarrista do Attitude Adjustment. Ele teve poucas semanas para ensaiar e tirar os sons. Eu vinha acompanhando alguns vídeos dos primeiros shows dessa tour sul-americana, com casas lotadas, mas o público vinha reclamando do set list curto e da execução “meia boca”. Brasília deu sorte por ser a última data – e já pegou a banda mais afiada e com algumas músicas adicionadas ao repertório.

show DRIE que set list! Não tem como dar errado. Quando puxaram “Violent Pacification”, já na segunda música, foi uma comoção absurda. Grande hit. E só vieram clássicos depois. A divisão da pista também incomodou Kurt Brecht (foto), que incitou a galera a pular a grade – e aí não teve mais como os seguranças conterem o público. Era o que faltava para o show ficar mais caloroso. Tocaram quatro sons do maravilhoso disco “Four of a Kind”. Pra qualquer direção que se olhava tinha um coroa de cabelo branco, dentes amarelados e tortos, e sorrisão no rosto. Não me segurei e agitei como nunca mais havia feito. Que sensação boa entrar num “circle pit” ao som de uma de suas bandas favoritas. “Thrashard” foi um dos pontos altos. Uma das músicas que estava de fora dos primeiros shows era “Beneath the Wheel”, resgatada em Brasília. A galera “pirou”. Em “I Don’t Need Society” eu cantei o refrão abraçado ao meu amigo Mutante. “The 5 Year Plan” fechou. Que arregaço de show! Mesmo com algumas falhas na execução, foi memorável e acho que agradou todo mundo. 1h02 cronometrados. Foda demais!

Tiago + DRIAo final, o Phú me levou ao camarim e consegui tirar uma foto com o Kurt Brecht e agradecer pela grande noite, histórica para a cena underground do Distrito Federal! Dirty Rotten Imbeciles tocou aqui…