Blog voltar
|

Explosão punk no Arena

Uma das seminais bandas do punk rock mundial pisará pela primeira vez em Brasília na noite de hoje (6/11). The Exploited estará se apresentando logo mais no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul) ao lado de nomes importantes do punk e do hardcore nacional:  Mukeka Di Rato (ES), Lobotomia (SP), DFC (DF), Cabeloduro (DF) e Galinha Preta (DF). O evento terá início às 21h. Para quem ainda não se ligou, os ingressos antecipados, a R$ 15,00, estão disponíveis nas lojas Kingdom Comics (Conic), Abril Pro Rock (Gama Shopping), Porão 666 (Taguatinga, atrás do Alameda Shopping) e na própria bilheteria do Arena. Na hora custarão R$ 20,00.

Formado em 1979 na cidade escocesa de Edimburgo, o quarteto liderou uma segunda onda do movimento punk, com letras politizadas e ácidas, comuns ao estilo.  Pode-se dizer que o hardcore e o visual punk extremo, com cabelo moicano colorido, foi praticamente criado pelo grupo. O primeiro disco saiu em 1981 e se tornou um dos grandes clássicos do gênero, com o sugestivo título de Punk’s not dead. Em 1983 se destacaram com o álbum Let’s start a war (said Maggie one day), com letras que abordavam a Guerra das Malvinas, entre Inglaterra e Argentina. “Maggie” era uma referência clara à primeira-ministra britânica Margareth Tatcher.

Em 30 anos de estrada, The Exploited lançou oito álbuns de estúdio – o mais recente é Fuck the system, de 2003 -, outros nove ao vivo, além de diversos singles, EPs e participações em splits e coletâneas. Sempre sob o comando do vocalista e ex-soldado Wattie Buchan, a banda, após passar por várias mudanças de formação, conta atualmente com os veteranos baterista Wullie Buchan e baixista Irish Bob e o novato guitarrista Gav. Além do show em Brasília, os caras tocarão neste domingo (8/11) em Natal (dentro da programação do Festival DoSol) e no dia 14, em São Paulo. É a segunda vez que estão no Brasil, após a primeira visita, em 1993.

Avisos importantes: quem quiser assistir ao show “na faixa” ainda pode concorrer às promoções de ingressos na programação da tarde da Rádio Cultura FM (100,9MHz). E os que ganharam no Cult 22 da sexta passada (30/10) têm até às 20h pra buscar na emissora. Na primeira meia hora do programa de hoje, inclusive, vai rolar um miniespecial com The Exploited.

PS: Infelizmente não poderei estar neste show. Quem for e quiser escrever alguma resenha, basta nos mandar por e-mail que publicaremos aqui com o maior prazer.

Exploited

15 comentários sobre “Explosão punk no Arena

  1. Quando eu era um jovem punk, detestava aqueles velhos hippies que cultuavam “a minha janis”, “o meu deep purple”….

    Hoje, me recuso a virar um desses….

    Exploited foi bom até 1984…

  2. O Exploited foi bom durante toda a carreira. O último CD, Fuck The System, é foda pra caralho! Ao contrário da maioria das bandas punk veteranas, eles nunca perderam a pegada e tão sempre se renovando de maneira inteligente. Aliás, na minha modesta opinião, a mudança do punk/oi do início da carreira pro thrash/hardcore na segunda metade dos anos 80 foi uma excelente decisão. The Massacre e Beat The Bastards tbm estão entre os melhores discos da banda.

  3. só não faço uma resenha porque não prestei atenção aos shows de abertura! quanto ao Exploited, é aquele típico show que você não consegue traduzir em palavras!

  4. Produtores reservam espaços no DF para shows do Metallica e do Guns N’Roses no início do próximo ano

    Lúcio Flávio

    Renato Alves

    Publicação: 09/11/2009 09:04 Atualização: 09/11/2009 09:25

    Um produtor local já reservou espaço para o show do Metallica, que ocorreria em 31 de janeiro
    Enquanto dúvidas e incertezas pairam sobre qual será a grande atração da festa dos 50 anos de Brasília — se o ex-beatle Paul McCartney ou a diva do pop Madonna —, a cidade deverá receber outras estrelas internacionais antes do seu cinquentenário. Já com a presença confirmada dos escoceses do Franz Ferdinand, em 23 de março, na casa de show Marina Hall, os brasilienses poderão ter a chance de conferir de perto as apresentações de dois pesos pesados do rock: os californianos do Metallica e do Guns n’ Roses.

    O show do Metallica ocorreria em 31 de janeiro, no estádio Mané Garrincha, e o da banda de Axl Rose, em 9 de março, no ginásio Nilson Nelson. Um documento pedindo autorização para a realização dos concertos foi apresentado à Secretaria de Esportes do Distrito Federal por um produtor local, em outubro. O vice-governador Paulo Octávio confirmou a reserva dos espaços para tais eventos. Todos os pedidos para uso do ginásio e do estádio em 2010 têm que passar por ele em função dos festejos de 21 de abril.

    O produtor brasiliense que negocia as vindas do Metallica e do Guns à cidade pediu para não ser identificado. Mas, ao Correio, ele afirmou estarem “quase acertadas” as apresentações. Disse depender de “trâmites burocráticos” para confirmação da liberação dos espaços.

    Sucessos nos anos 1980 e início da década seguinte, as duas bandas estão acertando uma série de shows no país em 2010. Segundo o site http://www.destakjornal.com, os senhores do Metallica devem ser uma das principais atrações das festividades do aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. Na sequência, eles seguiriam para Porto Alegre, numa apresentação em 28 de janeiro, dois dias antes do suposto show em Brasília. Presidente do fã clube virtual Metallica Remains, uma extensão da matriz internacional MetClub, Douglas Umaki Morita não vê a hora de ver os ídolos de perto. “Estou ansioso para rever a banda mais de 10 anos depois da última passagem pelo Brasil. A expectativa é grande e acredito que ela não decepcionará os seus fãs trazendo toda sua energia para a América do Sul”, torce Morita, morador de Campinas (SP).

    Atualmente em turnê pelo Canadá com o álbum Chinese democracy, o Guns n’ Roses deve desembarcar no Brasil ainda no primeiro semestre de 2010. Além de Brasília, produtores mineiros estudam a possibilidade de um concerto do grupo em Belo Horizonte. Nenhuma data foi divulgada para a capital mineira.

  5. Agora sim…
    Alguma alma viva na produção de shows no DF!!!!!
    Quem será esse produtor? Será o surgimento do profisionalismo na produção de shows por aqui?
    2010 promete!
    Metallica já seria um sonho!!! Acompanhado de Guns’n'Roses na sequência, seria utópico!!

    Agora, show do Gun’s não é para Nilson Nelson. Isso é show para Mané Garrincha também!

  6. O ‘Punk Floyd’ citado por mim,é apenas e tão somente,uma banda que toca músicas do Pink Floyd em versões…punks! tipo o que o Dread Zeppelin fazia há 20 anos atrás,quando tocava sons do Led Zeppelin em versões reggae.Não me levem a sério ok?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>