Blog voltar
|

The Sisters of Mercy em Brasília: faltou “pressão”

Sisters of Mercy 2

Por Marcos Pinheiro
Fotos: Abelardo Mendes Jr.

O que dizer sobre The Sisters of Mercy em pleno 2019? Melhor: o que escrever sobre uma banda que há mais de 26 anos se recusa a lançar algo novo? O discurso de revolta contra a indústria fonográfica podia soar heróico naquela época em que o mercado musical dependia de gravadoras. Mas com o crescimento da cena independente, a explosão da Internet e a proliferação das redes sociais, esse papo deixou de “colar” faz muito tempo. Andrew Eldricht, o dono da bola desde sempre, deitou nos louros da ótima fase, entre 1982 e 1993, que rendeu três discos de estúdio – “First and last and always” (1985), “Floodland” (1987) e “Vision thing” (1990) -, três EPs e vários singles. E se acomodou com isso.

Sisters of Mercy 3Lógico que o Sisters não é exceção: infelizmente várias bandas fazem o mesmo, todos sabemos. Uma preguiça produtiva que conta com a indulgência dos fãs, góticos ou nem tanto, em sua maioria acima dos 40 anos. Foi nesse clima que a banda inglesa se apresentou na última quarta-feira (6/11) no Toinha Brasil Show, na segunda vinda a Brasília, 29 anos depois. Se em outubro de 1990, no auge, eles fizeram show para mais ou menos 50% da lotação da extinta (e histórica) boate Zoom – lamentei demais não poder ter ido naquela vez -, não se podia esperar muito mais agora: em torno de 600 pessoas estiveram presentes no espaço situado no Setor de Oficinas Sul dispostas a pagar entre R$ 100 e R$ 200.

Sisters of Mercy 1Eram 22h47 quando subiram ao palco Andrew Eldritch escudado pelos guitarristas Ben Christo e Dylan Smith e amparado pela bateria eletrônica comandada por Ravey Davey, quase escondido lá no fundo. A primeira parte foi uma completa decepção técnica. A característica voz grave de Eldricht sumia em meio aos instrumentos. As linhas de baixo, tão essenciais para a sonoridade do estilo, soavam tênues na ausência de um humano tocando e não eram compensadas pela programação eletrônica. Tinha gente dizendo que tudo não passava de playback. Confesso que prestei bastante atenção e não pareceu ser – ou eles enganaram direitinho. Mas faltava pressão, impacto, aquela batida no peito gostosa e intensa que a gente sente quando está lá bem em frente ao palco. Dava para ouvir as pessoas conversando tranquilamente ao lado. O cantor demonstrou irritação com os problemas agravados pela microfonia nas duas primeiras músicas. Horrível! Como esclareceu a direção do Toinha, toda a montagem do palco e PA foi de responsabilidade dos técnicos de som da banda.

Sisters of Mercy 4A partir de “Dominion/Mother Russia” – cantada com devoção pela “turma do gargarejo” -, a oitava música de um set de 18 (confira mais abaixo), a voz “apareceu” com mais nitidez. Christo e Smith se empenhavam nos backing vocals e faziam malabarismos e solos com as guitarras para arrepio do público (sobretudo) feminino. Mas ainda não existia a tal pressão que, de verdade, só veio mesmo no bis. Já era tarde demais. Os vários sucessos no repertório foram tocados em grande parte de forma protocolar, alguns com tempo reduzido em relação à versão original. “Marian”, por exemplo, veio em arranjo diferente, quase não deu para reconhecer no início. E faltaram “Walk away” e “Black planet”, entre outras, que Eldricht se recusa a apresentar há anos.

Sisters of Mercy 5A se destacar o belo jogo de luzes e sombras, na qual o cantor, completamente careca e de óculos escuros, demonstra total domínio em cena. 0h10 e acabava o show aos últimos acordes de “This corrosion”. Foi minha segunda experiência ao vivo com o Sisters (a primeira rolou em 2012, em São Paulo)… e a segunda decepção. Claro que agora valeu bem mais pela companhia dos muitos amigos. Mas muito longe de ter sido algo “inesquecível”. A turnê brasileira segue com mais três shows: hoje (8/11) em Curitiba, amanhã em São Paulo e domingo no Rio de Janeiro. Tomara que lá não aconteçam tantos problemas técnicos que, na minha opinião, derrubaram a apresentação brasiliense.

Set list
. More
. Ribbons
. Crash and Burn
. Doctor Jeep / Detonation Boulevard
. No Time to Cry
. Alice
. Show Me
. Dominion/Mother Russia
. Marian
. Better Reptile
. First and Last and Always

Instrumental
. Something Fast
. I Was Wrong
. Flood II

Bis
. Lucretia My Reflection
. Vision Thing
. Temple of Love
. This Corrosion

2 comentários sobre “The Sisters of Mercy em Brasília: faltou “pressão”

  1. Olá, sugiro uma correção. Chris Catalyst saiu da banda em junho de 2019. Além do anuncio do próprio guitarrista no twitter, houve reportagem no site slide-line.com em 4/06/19. Em resumo, a banda conta com novo guitarrista, totalmente desconhecido pelo público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>