Blog voltar
|

Revival anos 1980 no Nilson Nelson

Paralamas

 
Por Marcos Pinheiro
Fotos: Lyanna Soares

Paralamas do Sucesso e Titãs promoveram um grande revival dos anos 1980 na noite de sábado (7/3), em show que reuniu mais de seis mil pessoas no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Confesso que, inicialmente, achei que as duas bandas fossem se apresentar juntas, a exemplo da turnê de 25 anos que percorreu o país e passou pela cidade no início de 2009, no antigo Marina Hall, atual NET Live Brasília.

Os Paralamas subiram ao palco às 22h35 com a introdução da instrumental Vulcão Dub emendando com a clássica Alagados. É sempre emocionante ver Herbert Viana (foto acima) em sua cadeira de rodas cantando e tocando guitarra. Mesmo que aparente certa apatia e cansaço, natural do desgaste pela perda dos movimentos dos membros inferiores, só o fato dele estar lá já é uma grande vitória. Entre pout-pourris e músicas na íntegra, Herbert, Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) – acompanhados por João Fera (teclados), Bidu Cordeiro (trombone) e Monteiro Jr. (saxofone) – tocaram 28 canções num repertório de muitos sucessos acumulados em mais de 30 anos de carreira, com direito a homenagens a Lulu Santos, Tim Maia e Legião Urbana e citação ao Led Zeppelin. A apresentação, que durou pouco mais de 1h30, foi bem parecida com a que rolou no Porão do Rock de 2013, com cada música sendo “legendada” e ilustrada no imenso telão com imagens da capa do disco correspondente e videoclipes. Bacana.

Titãs 2 
Após um intervalo de quase 40 minutos, foi a vez dos Titãs assumirem o comando, a partir da 0h37. Se falta mais energia aos Paralamas, ainda sobra nos “velhinhos” do grupo paulista, atualmente reduzido a quatro integrantes da formação original e ao baterista convidado Mario Fabre, substituto de Charles Gavin desde 2010. Enquanto Tony Bellotto empunha a guitarra como nos velhos tempos, os outros se revezam nos vocais e demais instrumentos. Branco Mello se esforça para tocar baixo, mas se sai melhor ao microfone. Paulo Miklos é um guitarrista mediano e sua voz não está em boa forma. Sérgio Britto é o que canta melhor e ainda se alterna entre baixo, teclados e eventualmente na guitarra. Dificuldades individuais a parte, o fato é que, juntos, os caras ainda mandam bem. E, diferente do Porão 2014, quando abriram a apresentação emendando várias músicas do mais recente (e ótimo) álbum Nheengatu, dessa vez eles optaram por dar uma geral na carreira desde o início – do disco novo, só tocaram Fardado. E aí se percebe (mais uma vez) que a trilogia Cabeça Dinossauro / Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas / Õ Blésq Blom, gravada entre 1986 e 1989, é de fato o “filé” da discografia titãnica. Lugar Nenhum, AA UU, Diversão, Flores, O pulso, Comida, Desordem, Cabeça Dinossauro, Homem Primata, Polícia, Bichos escrotos e Família se tornaram o ponto alto do show, com 23 músicas e cerca de 1h40 de duração. Pena que, para agradar a ala mais pop da plateia, eles tenham que apelar com a fraca Pra dizer adeus e encerrar com a péssima É preciso saber viver, cover de Roberto Carlos. Mesmo assim, valeu!

Confiram o álbum com imagens dos shows por Lyanna Soares: fotos

Seguem abaixo o set list das duas apresentações:

Paralamas 2PARALAMAS DO SUCESSO
. Intro Vulcão Dub
. Alagados
. Bora-Bora
. Patrulha noturna
. Cinema mudo
. Ska
. O Calibre
(com introdução de Whole Lotta Love, do Led Zeppelin)
. Cuide bem do seu amor
. De Perto
. Busca vida
. Me Liga
. Como uma onda
(Lulu Santos)
. Saber amar
. Romance ideal
. Quase um segundo
. Meu erro
. Óculos
. Lanterna dos afogados
. Ela disse adeus
. Você / Gostava Tanto de Você
(Tim Maia)
. A novidade
. Melô do marinheiro
. Uma brasileira
. O Beco
. Lourinha Bombril
(Los Pericos)
Bis
. Aonde quer que eu vá
. Caleidoscópio
. Vital e sua moto
. Que país é esse?
(Legião Urbana)

TitãsTITÃS
. Lugar Nenhum
. Aluga-se
(Raul Seixas)
. AA UU
. Diversão
. Pra dizer adeus
. Flores
. O pulso
. Sonífera ilha
. Comida
. Fardado
. Desordem
. Vossa Excelência
. Cabeça Dinossauro
. Epitáfio
. Go Back
. Marvin
. Televisão
. Homem Primata
. Polícia
(com trecho de Selvagem, d´Os Paralamas do Sucesso)
. Bichos escrotos
Bis
. A melhor banda de todos os tempos da última semana
. Família
. É preciso saber viver
(Roberto Carlos)

Um comentário sobre “Revival anos 1980 no Nilson Nelson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>