Blog voltar
|

Porão do Rock reúne mais de 50 mil pessoas

Porão do Rock 2014A 17ª edição do Festival Porão do Rock reuniu mais de 50 mil pessoas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último fim de semana (30 e 31 de agosto). Uma maratona com 20 horas de shows, 35 atrações em três palcos, com uma estrutura maior em relação aos anos anteriores, nova identidade visual e projeções mapeadas. Pitty encerrou por volta das 3h de domingo a primeira noite. E os Raimundos, também às 3h de segunda-feira (1/9), fecharam o festival com longa apresentação que reuniu convidados, tais como Érika Martins, Fred, Alf e Marcelo D2.

Pitty - Porão 2014Na primeira noite (30/8) houve um interessante “duelo” de público: enquanto o Jota Quest botava a galera pra dançar no Palco UniCeub, o Ratos de Porão abria as rodas de pogo no Palco Budweiser num momento de grande “pico de audiência” do festival. André Matos também arrastou uma multidão para sua apresentação que fechou o palco pesado. Pouco depois, Pitty (foto) desfilou sucessos e cantou músicas de seu novo disco, Setevidas, também com “casa cheia”. Um trio de bandas nordestinas também se destacou no sábado: as novatas Far From Alaska (RN) e The Baggios (SE) e a veterana Nação Zumbi (PE), além divertida dupla paulista Brothers of Brazil (com Supla e João Suplicy) e das locais Madrenegra, Scalene e The Evil Rock.

Titãs - Porão 2014A segunda noite (31/8) se destacou não só pelos Raimundos, no Palco Chilli Beans, mas também pela presença internacional do norte-americano CJ Ramone, ex-baixista dos Ramones, que tocou (no mesmo palco) várias músicas da ex-banda e da carreira solo, em apresentação mais curta que o previsto. No mesmo momento, no Palco Budweiser, o Detrito Federal também mostrava que o punk rock não morreu. Os Titãs (foto) surpreenderam com um repertório pesado misturando canções do novo disco, Nheengatu, com clássicos dos mais de 30 anos de carreira – com direito à participação de Érika Martins cantando Flores. Um pouco mais tarde, outra “bola dividida” de público, para atender aos mais diversos gostos: Marcelo D2 mandava rap, samba e rock no Palco UniCeub ao mesmo tempo em que o Cavalera Conspiracy fazia a galera “bater cabeça” no Palco Budweiser. O rock de Brasília também foi muito bem representado pela cantora Adriah e pelas bandas Dona Cislene, Bruto e Trampa, entre outras.

CJ Ramone - RodasOutro destaque do Porão 2014 foi o projeto Porão Sustentável, que engajou produtores, artistas e público em ações socioambientais como: campanha de arrecadação de alimentos (Rock contra a Fome junto com o programa Mesa Brasil, do Sesc-DF), de mobilidade urbana (Rock Dá Pedal (foto), em parceria com a ONG Rodas da Paz, e Carona Solidária), de capacitação profissional (Voluntários Porão do Rock, ao lado do Instituto Federal Brasília – IFB), educacional (Bolsa Rock e Rock na Escola, ambas com a Secretaria de Educação do DF, e Roda do Livro, com a ONG Rodas da Paz), além de controle das emissões de CO2, estímulo à plantação de mudas em parques ecológicos do DF (parceria com o Instituto Brasília Ambiental – Ibram), uso de material reciclável e coleta seletiva de lixo.

Assim, após 17 edições em Brasília, o Porão do Rock já foi assistido por 1,1 milhão de pessoas e reuniu 416 bandas/artistas diferentes, sendo 211 somente do Distrito Federal e Entorno, 170 de 17 estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará e Rondônia – e 35 nomes internacionais de oito países (Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Portugal e Finlândia).

Um comentário sobre “Porão do Rock reúne mais de 50 mil pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>