Blog voltar
|

Na Rota do Rock Brasília – parte 1

Em clima de total descontração – no público e no palco – e de muita “brodagem” entre as bandas, rolou ontem (3/12) a primeira noite do Festival Na Rota do Rock Brasília. Nem a chuva forte, que começou pouco mais de 22h, afugentou a galera, que encheu o UK Brasil Pub (411 Sul) – mais de 250 pessoas circularam pelo local, somando público pagante, músicos, convidados e produção.

Antes do primeiro show e nos intervalos, o som mecânico promoveu um grande encontro de gerações do rock candango, conforme a proposta do evento. Little Quail and the Mad Birds, Maskavo Roots, Câmbio Negro, Capotones, Lucy and the Popsonics, Móveis Coloniais de Acaju, D.F.C., Prot(o), Cadabra, Divine, Low Dream, Oz, BSB-H, Phonopop e muitos outros ecoaram ao longo da noite.

Às 22h35, a banda The Pro, com o baterista Guigo (ex-Capotones e Virgem Again) e agora também usando teclados (pilotados pelo vocalista e guitarrista Zé), abriu os trabalhos para alegria de um apaixonado fã clube, que se amontoou à frente do palco cantando os candidatos a hit Volta Tempo e Tudo Bem, entre outros. O grupo, que oficialmente tem apenas um EP-demo (com quatro músicas) e que este ano conquistou vaga no terceiro palco do Festival Porão do Rock, após vencer seletiva realizada em julho, no Gate´s Pub, impressionou quem ainda não os conhecia. E encerrou o set, por volta das 23h10, muito aplaudido.

Por questões técnicas, o Watson antecipou sua participação, aproveitando que Guigo também os acompanharia nas baquetas. Às 23h25, o quarteto, que lançou em 2008 novo EP, deu início ao show, e logo na segunda música atacou com outro candidato a hit independente, Emetevi apresenta (“você não luta pelo rock”). Mas o ponto alto foi justamente a presença do baterista original Jack Coaracy. Com um “colar” ortopédico no pescoço, fruto de acidente automobilístico na Ponte JK que quase tirou sua vida, em setembro passado, ele foi convidado pelo vocalista e guitarrista Miguel Martins para tocar a emblemática canção Tupanzine, uma pequena reflexão sobre o comportamento do público do rock brasiliense atual. Jack subiu e comoveu a todos, principalmente a seu irmão, Gabriel (do Bois de Gerião), visivelmente apreensivo com a perfomance. Ao final da música, os dois se abraçaram. O set terminou pouco antes da meia-noite.

0h18, hora de conferir a banda mais hilária da cena candanga do momento. Mesmo exausto pelo excesso de trabalho acumulado em diversos eventos, Frango comandou mais uma apresentação inigualável do Galinha Preta. “Boa noite, micróbios!”, saudou, de cara, o vocalista, que disparou discursos contra a degradação do meio ambiente, injustiças sociais e o comportamento por vezes irracional do ser humano. Com samplers, berros e muito esporro sonoro, a banda, que lançou em 2007 o primeiro CD, é garantia de diversão sempre. Como novidades, duas músicas inéditas e a presença de Brunão Tartalho, do Lesto!, no baixo. Bom demais!

A troca de palco para a última atração demorou mais, por conta do naipe de metais e dos teclados. Era quase 1h15 quando o Bois de Gerião entrou enfrentando problemas técnicos, com as guitarras em volume muito baixo. Aos poucos, porém, o som foi sendo equalizado e a veterana banda, que comemora 15 anos de atividades em 2009, desfilou hits de seus dois álbuns: Fidelidade, Nunca mais monotonia, Virgínia (versão dos Mutantes), Pra quê o jardim?, Garota fivelinha clubber… A certa altura, o vocalista e guitarrista Rafael Farret anunciou que o baterista Gabriel Coaracy era o mais novo integrante do Móveis Coloniais de Acaju – e a banda brincou tocando a introdução de Seria o rolex, com o trompetista Gus assumindo os vocais. ”Vamos ter que procurar outro baterista. O Móveis toca 37 vezes por semana e a gente… uma vez a cada quatro meses”, brincou Rafinha. O clímax ficou para o final, com parte dos fãs (incluindo o “figuraça” Gustavo Bill) subindo para cantar Já é tarde. Como ninguém queria arredar pé, o Bois, depois de se despedir, ainda voltou para mandar Dia de sábado.

A maratona do Festival Na Rota do Rock Brasília prossegue hoje (4/12), no Blues Pub, em Taguatinga, com mais quatro shows. Confira o restante da programação:

Quinta-feira, 4 de dezembro

Local: Blues Pub (QS 3, Lote 13, Loja 2/A, Taguatinga-DF) -
Início: 21h30
Bandas
:
Brown-Há
Pelicanos da Lua
Quebraqueixo
ARD

Sexta-feira, 5 de dezembro
Local:
Blackout Bar (Clube da Asceb, 904 Sul)
Início: 21h30
Bandas
:
Terror Revolucionário
Os The Los
Superquadra
Rafael Cury & the Booze Bros
Detrito Federal
Etno

Sábado, 6 de dezembro
Local: Gate´s Pub (403 Sul, Bloco B, loja 34)
Início: 21h30
Bandas
:
Alcoopop
Bruto
Macakongs 2099
Gilbertos Come Bacon
Cabeloduro

Ingressos (por noite): R$ 7,00 (até 22h30) e R$ 10,00 (após)

Fotos: Rômulo Campos e Marx Menezes (programa Synergia) - a dupla da foto à direita

Um comentário sobre “Na Rota do Rock Brasília – parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>