Blog voltar
|

R.I.P. Jon Lord, 71 anos

O tecladista Jon Lord, 71 anos, ex-Deep Purple e Whitesnake, morreu hoje (16/7) devido a complicações decorrentes de câncer no pâncreas contra o qual vinha lutando desde o ano passado. Ele sofreu uma embolia pulmonar fatal na London Clinic, localizada na capital inglesa.

Além de compor muitos sucessos do Deep Purple de 1968 a 1976 (e depois de 1984 a 2002) – entre eles, Smoke on The Water, Chasing Shadows, Highway Star e o riff de Child in Time -, ele ainda fez parte do Whitesnake e de projetos como Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e The Flower Pot Men. Também ficou conhecido por seu trabalho solo de música clássica. Virtuoso e prolixo, Lord produziu, ao lado do vocalista Ian Gillan, o lendário Concerto for Group and Orchestra, espetáculo de música clássica tocado pela banda inglesa e pela Orquestra Filarmônica Real de Londres, em 1969. A apresentação, conduzida por Malcolm Arnold, foi repetida 30 anos depois no Royal Albert Hall, desta vez pela Orquestra Sinfônica de Londres.

Entre 1969 e 2011, Lord lançou 19 álbuns de música orquestral, solo ou ao lado do Purple. Em 1997 esteve com o Deep Purple em Brasília no show realizado no ginásio do Minas Tênis Clube. E em 2009, o músico apresentou o Concerto for Group and Orchestra na Virada Cultural de São Paulo. Na ocasião, o regente Rodrigo de Carvalho conduziu a Orquestra Sinfônica Municipal ao seu lado. Em 2010, foi condecorado como membro honorário da Stevenson College, nos Estados Unidos. Em 2011, também foi homenageado com o título de “doutor honorário em música” na Universidade de Leicester, cidade onde nasceu em 9 de junho de 1941 e começou a tocar piano aos 5 anos de idade. Casado duas vezes, ele deixou duas filhas.

Aos milhares de fãs do Deep Purple, a homenagem do Cult 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>