Blog voltar
|

10 Anos sem Cássia Eller

No dia 29 de dezembro de 2001 morria de infarto a cantora Cássia Eller, nascida no Rio de Janeiro em 1962, mas criada musicalmente em Brasília nos anos 1980. Ela tinha acabado de completar 39 anos (fazia aniversário em 10 de dezembro) e estava no auge da carreira, após nove discos lançados, entre material de estúdio (5), ao vivo (3, sendo um acústico para a MTV) e coletânea (1). Em janeiro daquele ano, havia protagonizado uma catártica apresentação na terceira edição carioca do Rock in Rio, com direito à visceral versão para Smells like teen spirit, clássico do Nirvana – este ano, inclusive, saiu um CD ao vivo com o registro daquele show.

Cássia era rock, pop, blues, samba, MPB… Tive a felicidade de conhecê-la pessoalmente ainda em Brasília, lá por 1987. Por uma coincidência do destino, uma amiga da faculdade era a sua produtora aqui, antes dela partir para voos mais altos (e para o sucesso nacional) de volta à Cidade Maravilhosa. Vi aquela jovem, tímida no trato – mas que se agigantava no palco -, cantando em bares como Bom Demais e Arrumadinho (antigo boteco de outro amigo meu) ou na Sala Funarte (que atualmente leva o seu nome).

Em 1988, participei da produção de um show que reivindicava um canal oficial de rádio para a UnB. E que, por um golpe político, acabou se tornando (ironicamente) a Rádio Cultura FM. Cássia – e mais um punhado de artistas – se apresentou no evento, que rolou no antigo teatro de arena do Parque da Cidade, onde hoje funciona a ExpoBrasília. Como jornalista, conversei com ela algumas vezes, inclusive para o programa Cult 22.

Há exatos 10 anos perdemos essa grande artista e excelente figura humana. A notícia da morte pegou a todos de surpresa e me deixou particularmente muito triste. Uma bela matéria de duas páginas, publicada hoje pelo Correio Braziliense e assinada pelos jornalistas Irlam Rocha Lima e Rosualdo Rodrigues, traz vários depoimentos de amigos/artistas da cidade e a discografia completa e comentada da Cássia: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/12/29/interna_diversao_arte,284475/noites-e-os-bares-da-cidade-nos-anos-1980-foram-a-escola-de-cassia-eller.shtml

Em homenagem, o blog lembra de Cássia Eller destilando seu lado mais roqueiro. Amanhã (30), a gente toca um pouco dela na abertura do programa Cult 22…

Um comentário sobre “10 Anos sem Cássia Eller

  1. Assisti um vídeo dela do ano de 1984 cantando “I’m Just a Gigolo” e achei muito bacana.
    Passou na GloboNews em um especial sobre a cantora.
    Já procurei o vídeo na internet, sem sucesso.
    Alguém saberia dizer qual o nome do grupo musical que ela fazia parte???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>