Blog voltar
|

Um dia de forte emoção


Dia 4 de outubro de 2011. Hoje o Cult 22 completa 20 anos de existência. Foi nesta data, em 1991, que a primeira edição de nosso programa ia ao ar na sexta-feira, às 22h, pela Rádio Cultura FM (100,9Mhz) de Brasília, sob o comando dos jornalistas Marcos Pinheiro (eu) e Carlos Marcelo. A primeira música, a que abriu os trabalhos, lembro bem, foi Rock around the clock, com Bill Haley.

Desde então, muita coisa se passou. Várias pessoas participaram ou colaboraram de alguma forma para esta longa história de duas décadas. E o dia de hoje não poderia ter sido mais especial. Para mim e para a nossa equipe. Fomos homenageados pelo deputado Professor Israel Batista no plenário da Câmara Legislativa do DF. De quebra, ainda recebi o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Não vou negar: chorei como um menino. Pela presença dos familiares, músicos, produtores, jornalistas… Enfim, de muitos amigos. Pelo reconhecimento do nosso trabalho e pelos elogios e palavras de carinho vindos de pessoas tão queridas. Quebramos o protocolo da casa tamanha foi a comoção.

Muito obrigado a todos os presentes. Em especial, ao deputado Israel pela emocionante homenagem. E aos ilustres convidados que compuseram a mesa (e estão na foto do alto): Fernanda Popsonic, Penny Lane, Abelardo Mendes Jr., Philippe Seabra e Gustavo “GRV” Vasconcelos.

Obrigado também aos vários e-mails e mensagens recebidas pelo Facebook. Sei que muitos deixaram de ir porque o horário era ruim. Me sinto abraçado por todos vocês.

Tô emocionado até agora… Minhas impressões sobre as duas noites que passei no Rock in Rio ficam para um outro post amanhã, ok?

21 comentários sobre “Um dia de forte emoção

  1. Amigo Marcos, nessa semana tive a oportunidade de me emocionar 2x ao seu lado.

    A primeira durante o tão aguardado show do System of a Down no Rock in Rio, esperei desde 2001 para vê-los ao vivo. Foi emocionante e arrepiante!

    A segunda hoje, durante a tão merecida cerimônia. Não tenho vergonha de dizer que também chorei, afinal, seria preciso muita força para segurar o choro. Foi uma cerimônia bonita, repleta de sinceridade e amizade a flor da pele.

    Parabéns pelo reconhecimento.

    Cristiano Porfírio
    narotadorock.com

  2. Cristiano, sei o quanto você e o Luciano trabalharam por esta homenagem. Não tenho palavras pra agradecer a vocês dois. Foi um dia muito emocionante, indescritível. Entramos para a história – e todos vocês fazem parte disso, podem ter certeza. Muito obrigado de coração, meu velho parceiro e amigo! Abração

  3. Muito bacana… essa homenagem é mais que bem merecida, parabéns Marcos Pinheiro! Agora a CLDF finalmente concedeu esse título a alguém digno.

    Eu que há vinte anos tive o prazer de ouvir o primeiro programa, ficava ansioso e empolgado, pois, sabia que, com certeza, poderia me deliciar, gravar e encher minhas novíssimas e agora antigas fitas cassete com os clássicos e novidades do rock, pois, mal tinha grana para comprar os discos de vinil naquela época.

    Caramba velho, lembro-me que, nós, Os Cultouvintes, éramos também atendidos em nossos pedidos por meio de cartas…, e que sensação boa foi aquela em que eu tive o privilégio de ser um dos primeiros a ter a sequência anunciada e tocada ao vivo.

    Parabéns novamente e sucesso a você e ao Cult22

    Wilton

  4. Marcos, vcs mereciam essa homenagem, de verdade, se eu pudesse estaria lá pois a historia da minha vida é de alguma forma ligada ao Cult 22. Explicando: comecei a ouvir o programa qdo tinha uns 14 anos, le mbro de ter ouvido uma música dos Sex Pistols e Nirvana, que até entao conhecia só de nome, e ter amado, o que me tornou uma fã de rock. Conheci muitas bandas ouvindo o programa, isso lá em 1999. Hoje tenho 25 anos e o Cult22 de alguma forma contribuiu para eu levar adiante minha paixao pela musica, pelo rock e por jornalismo (meu curso na faculdade hoje). Espero que o programa continue por ar por muito tempo ainda e inspire mais jovens por aí. Parabens. Ah e se precisar de uma ajuda aí. quando eu tiver terminando a faculdade, te mando um e-mail me candidatando (lê-se implorando) a uma vaga no programa hahahah.
    Abraços.

  5. Fiquei emocionada também e com coração apertado de não ter estado lá. Você merece demais!! Parabéns!

  6. Vc merece tudo de bom! Eu NAO gosto muito de ficar falando de político, mas é preciso destacar a sensibilidade do Dep. Prof. Israel Batista e sua equipe. Essa homenagem já deveria ter sido feita há tempos!! Antes tarde do que nunca!! Parabéns ao guerreiro Marcos Pinheiro!! Foi uma pena não estar presente!!

  7. Lembro-me quando comecei na Cultura ainda no prédio do Buriti, e vendo esses dois meninos, (sim na época eram dois garotos, ávidos e com muita vontade de trabalhar, jovens sonhadores , sabe com aquela magia no olhar??? Aquela que só os jovens tem, com a coragem e a vontade de mudar o mundo?) Marcos Pinheiro e o tímido e franzino Carlos Marcelo vibrando com o nascimento desse programa foi gratificante. Que bom que o mundo é feito ainda que por poucos, de pessoas como vcs, que acreditaram em um sonho , correram atrás e conseguiram fazer do Cult não só um programa qq mas uma marca de toda uma geração braziliense, parabéns a vc Marcos, parabéns a vc Carlos (Charles como diria a Galluf) um beijo e obrigada !

  8. Obrigado, Sandrinha, pela lembrança linda. Muitas saudades dos tempos em que trabalhávamos todos juntos. Você sabe muito bem o quanto é duro a ralação em rádio – e o quanto é gratificante ter um reconhecimento como esse. Valeu demais, um beijão pra você e seu neném!

    Paola Lima, cadê você que nunca mais vi? Tenho saudades do trio das meninas superpoderosas – você, Cibelle, Val – nas festas. A maternidade escondeu vocês em casa mesmo, né? A Val nem tem essa desculpa, hehehehe!!! Beijos, garota, obrigado pela mensagem.

    Valeu, Carlos Henrique. A luta continua, companheiro. E realmente o trabalho que o Israel Batista tem feito é de se destacar, não somente pela homenagem a mim e ao nosso programa. Abração!

  9. Marcos, parabéns pela homenagem e por manter um programa como o Cult22 por tantos anos. Imagino que não seja tão fácil.

    Meu primeiro contato com o Cult nem foi pela rádio. Eu recém-chegado no DF, comprei aquela coletanea com um monte de banda (acho q é a de 6 anos do programa, sei lá) na Redley Rec. e ali conheci a maioria das bandas da cena do DF nos 90s e algumas de fora como o Mukeka de Rato. Das minhas bandas, 2 já foram entrevistadas no programa por ocasião de lançamento de discos, e não há nada melhor do que ouvir sua própria banda e as bandas dos amigos no rádio!!! Você proporciona isso…

    Um abraço, cara! Mantenha o programa e o Bar (outra grande vitória)!

    Caio

    The Squintz

  10. Poxa cara, parabéns por tudo que vcs têm feito pelo rock em Brasília! Apesar de estar meio sumido dos posts e da ida aos seus programas, devido a outros planos, sempre que posso acompanho e manifesto minhas opiniões ai no blog. Cara, comecei a escutar seu programa,em 2006, assim que cheguei em Bsb. E na hora me deu um alívio e ao mesmo tempo um aperto no coração. Nessa mesma época, três grandes rádios do eixo RJ-SP saíram do ar: a Brasil 2000, a 89 FM e a Rádio Cidade, todas pelo mesmo motivo: falta de grana, interesses publicitários e ninguém para bancar. Ainda temos a Kiss FM e a volta da Cidade ( agora na Web). Enfim, parabéns por tudo e ainda por mais muita coisa que irá por vir. Sei que é difícil carregar a responsabilidade de fazer um programa como o Cult 22, mesmo sem grana e tendo que botar a cara lá fora para conseguir realizar muitas coisas boas. Quando você colocar o seu próximo post, falando sobre os shows que vc foi ao Rock in Rio, eu termino de dizer o resto. É nessas horas que eu me orgulho de ser roqueiro. apesar de aprendido isso com outras pessoas e de ter escutado outras rádios como a Cidade, por exemplo. Tudo de bom.

  11. Marquinhos, parabéns pela homenagem, o Cult 22 merece. O programa já faz tanto parte da minha vida que fui pro Rock In Rio e senti muita falta do programa nessas duas semanas que fiquei fora, tem horas que me sinto parte da equipe! Guardo todos os brindes que ganhei: camisetas, CDs, livros, adesivos, minhas Coletâneas Ideia Nova que
    amo tanto (do tempo que “ideia” tinha acento). Fico muito lisonjeado por ser lembrado como o cara da pizza…kkkkk

    Um Abraço!

  12. PARBENS CULT22. VCS FICARAM BONITO NA FOTO RECEBENDO O TITULO DE CIDADÂO HONORARIO DE BRASILIA. NA CARAMA LEGISLATIVA.VALEU ABELARTO E MARQUINHO,QUE O CULT CONTINUA A SIM, UM ABRAÇO

  13. Queridos Cults,

    a homenagem da CL é mais que merecida!

    Depois de tantos anos no ar, o reconhecimento do programa vai ser mais estímulo para continuar na luta, né? =D E quem ganha somos nós, os ouvintes. Suuper obrigada pela dedicação! Vocês merecem DEMAIS!

    Vida longa ao Cult 22!

    Bjs,
    Érica Abe

  14. MEN!!!!!PARABÉNS!!!VC É UM PIONEIRO, VANGUARDISTA,VISIONÁRIO!!!SEMPRE NOS TROUXE NOVIDADAES!!!APOIO,DIVULGANDO DESDE O UNDERGROUND, AO MAIS POP DO MOMENTO!!!APRENDI MUUUITO COM O CULT,E FIQUEI FELIIIIIZ!!!!EU LEMBRO EM 1990 OU 91,92…ACHO QUE FOI VC E CARLOS MARCELO FORAM ATÉ A CIDADE OCIDENTAL FAZER UMA MATÉRIA À RESPEITO DA CENA LOCAL!!!EXPETACULAR!!!!ENTÃO AGRADEÇO À TODOS ESSES ANOS DE MUUUITO ROCK &POP SEM DISCRIMINAÇÃO!!!
    LUCKY VOCAL-bANDA LÚPULO & CEREAIS NÃO MALTADOS(E + BURACOS NEGROS,MANTRA,BELLADONNA BLUES,OS PICUÁS,,DONA CECÍLIA, LADY JANE,A BOMBA, TROMBA D’ÁGUA,SANTA SEIVA,DESCE A HEEPA)!!!!!!VAAALEEEEUUU!!!IIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUU!!!!

  15. Tu és guerreiro, pois mesmo quando o programa tava “mal das pernas”, tu não desististes. Ainda ouço as fitinhas cassete com meu nome de cult-ouvinte. Admiro seu trabalho como jornalista musical; alás, não tem um roqueiro nesta cidade que desconheço seu nome – isso é quase uma marca, né?! Seu bar é importante porque quase sempre tem apresentações de bandas autorais. Já notou que em pubs quem dá as cartas são as bandas covers? Não desmerecendo o trabalho dos caras, que fique bem claro! 0ntem ouvi o programa até o fim – um zóio aberto e outro fechado, mas tudo bem!!!
    Siga em frente, rapaz! Sucesso na sua nova empreitada; aproveito a ocasião pra dizer que a Penny Lane é uma excelente anfritiã! Sortudo tu, hein?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>