Blog voltar
|

Ave, U.D.O.!

Lelo Nirvana, amigo e companheiro de Rádio Cultura FM, mais uma vez esteve no Bolshoi Pub, em Goiânia, para acompanhar outro show de heavy metal. A atração da vez foi a banda alemã U.D.O., que se apresentou por lá no dia 10 de maio.

Confira…


Por Lelo Nirvana
Fotos: Paulo Pauleira

Para começar a falar do alemão Udo Dirkschneider, é impossível não citar o Accept, uma das mais extraordinárias bandas de heavy metal dos anos 1980. A primeira vez que ouvi os álbuns Restless & Wild e Breaker, eu reavaliei os meus conceitos. E a música Fast as a Shark acelerou as composições desse gênero contagiante.

A primeira foto do Accept no antigo fanzine Rock Brigade (não era a revista, ainda!) não tinha nem os créditos de quem era quem. Pasmem! Nem mesmo os redatores possuíam essa informação. Pode parecer estranho nos dias de hoje, em um mundo globalizado, mas era a verdade àquela época. Tudo era muito mais difícil, mas também a valorização das bandas, pelos fãs, era muito maior.

Para assistir a lenda viva, saí mais uma vez de Brasília para ir ao Bolshoi Pub, em Goiânia. Esta importante casa tem realizado os sonhos de centenas de milhares de aficcionados dos gêneros blues, jazz e rock, passando pelas vertentes metálicas, como no caso em questão.

A banda U.D.O., formada pelos guitarristas Igor Gianola e Stefan Kauffman (antigo baterista do Accept), pelo baterista Francesco Jovino e pelo baixista Fitty Wienhold, está prestes a lançar novo CD. Porém, o show que eles apresentaram no Brasil ainda fez parte da turnê de divulgação do álbum anterior, Dominator, lançado em 2009.

A apresentação começou depois das 23h: o mestre de cerimônias começou falando das caravanas que vieram de cidades próximas e, como sempre, ao citar Brasília, a galera gritou em peso. Então, a banda entrou e deu início a uma noite memorável. No momento em que o “pequeno grande homem” pisou no palco, a casa veio abaixo. Confesso que não pude conter meus olhos, que se encheram d’água na hora que vi o ícone tão perto. Foi incrível: Udo Dirkschneider, realmente, estava lá!

Começaram mandando quatro músicas da fase U.D.O., mas o bicho só pegou mesmo na execução de Restless & Wild, o primeiro cover do Accept. Pena não tocarem a música na íntegra, pois ela foi espetacularmente emendada com Son of Bitch, um outro clássico e, na minha opinião, a maior surpresa da noite. A cada música, Mr. Udo se mostrava muito simpático, enchia as bochechas e bufava, arregalava os olhos, botava a língua pra fora, encostava a cabeça nas cordas da guitarra de Stefan Kauffman, apontava e sorria para os fãs.

Na sequência, mais pauleira: Thunderball e Vendetta abriram espaço para mais Accept. Princess of the Dawn, uma das que mais agitou a galera. Um pequeno solo de guitarra para prosseguirem com Midnight Mover. Loucura total! O som do Bolshoi Pub costuma ser sempre impecável, mas nessa noite estava incrivelmente equalizado, nos mínimos detalhes.

A partir daí, começaram a intercalar Accept com U.D.O. até o final, em uma seqüência matadora: Man and Machine, Breaker, Animal House, Metal Heart, Holy e Balls to the Wall. Uma pequena pausa e Udo – sem a introdução sampleada – voltou ao palco e entoou no gogó: “Heidi, Heidô, Heida!” A galera entendeu o recado e cantou em uníssono a música “mais rápida que um tubarão”, o hino Fast as a Shark, que não entrou no show de São Paulo. Uma noite memorável que, para ser perfeita, só faltou tocar as outras duas músicas apresentadas na capital paulista: Burning e a destruidora versão para I’m a Rebel, que leva o mesmo nome do segundo álbum do Accept.

De qualquer maneira, um mero discípulo não poderia repreender seu mestre. Ainda mais, depois de ouvir tantos clássicos na verdadeira voz em que foram criados.
Ave, Udo! Ave, Udo!

Set list
. The Boogeyman
. Dominator
. Independence Day
. The Bullet and the Bomb
. Restless and Wild/Son of a Bitch
. Thunderball
. Vendetta
. Princess of the Dawn
. Midnight Mover
. Man and Machine
. Breaker
. Animal House
. Metal Heart
. Holy
. Balls to the Wall
. Fast as a Shark

2 comentários sobre “Ave, U.D.O.!

  1. mais um belo show de metal , valeu lelo por mais uma vez nos brindar com um bom comentário, pena que não veio para brasilia,mas …valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>