Blog voltar
|

R.I.P. Gary Moore (1952-2011)

Já estava passando batido pelo nosso blog devido à correria, mas o músico brasiliense Célio de Moraes deu o toque: foi encontrado morto no último domingo (6 de fevereiro), num hotel da cidade espanhola de Estepona, o guitarrista irlandês Gary Moore.

De acordo com a BBC, os primeiros resultados da autópsia dão como causa mortis problemas cardíacos. Há quem diga que o músico tenha exagerado na bebida alcoólica, o que teria provocado o ataque no coração. Embora os exames toxicológicos ainda não estejam completos, as autoridades espanholas não apontam para quaisquer circunstâncias suspeitas. Gary Moore tinha 58 anos e estava na Espanha de férias. Deixa dois filhos, de um casamento que durou entre 1985 e 1993, e uma filha de 11 anos, fruto da relação que vivia até o momento da morte.

Nascido em 4 de abril de 1952 na cidade de Belfast (Irlanda do Norte), Robert William Gary Moore foi recrutado em 1973 para o lendário grupo Thin Lizzy pelo vocalista Phil Lynott. Na mesma época deu início à prolífica carreira solo, encerrada em 2010 com o 20º álbum, Guitar mindtrip. Nos anos 1960 fez parte do Skid Row – nada a ver, obviamente, com a banda liderada mais de 20 anos depois por Sebastian Bach.

Ainda participou de projetos como o Colosseum II e fez parcerias com Ozzy Osbourne. Guitarrista de amplos recursos técnicos, passeando pelo blues, hard rock e jazz fusion, Gary Moore regravou em 1990 o clássico Still got the blues, nome também de um de seus álbuns de maior sucesso.

2 comentários sobre “R.I.P. Gary Moore (1952-2011)

  1. Marcos, sugestão: notei que a enquete desta semana é só com guitarristas. Porque não suspendê-la (ou adiá-la) e fazer um mini-bloco (com músicas de diferentes fases da carreira, sei lá) em homenagem ao Moore?

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>