Blog voltar
|

Nazareth em Goiânia

O companheiro Lelo Nirvana, das rádios Kiss FM e Cultura FM, em mais uma incursão por Goiânia, foi conferir o show da banda escocesa Nazareth, que rolou dia 2 de fevereiro no Bolshoi Pub. O texto chegou há alguns dias, mas publicamos agora com atraso (foi mal!)…

A LENDA DE PERTINHO

Por Lelo Nirvana

O Bolshoi Pub, em Goiânia, foi o primeiro local a receber a segunda parte da turnê Big Dogz da banda escocesa Nazareth no Brasil. Dia 2 de fevereiro de 2012 é mais uma data histórica na memória dos roqueiros brasileiros, principalmente, goianos e brasilienses, diretamente contemplados pela iniciativa do proprietário dessa excelente casa de shows. Eu embarquei junto com a turma da capital e conto um pouco do que meus olhos presenciaram.

O show programado para começar às 23h30 teve um atraso de quase meia hora. Não por culpa da organização e, sim, por parte da própria banda, que já se encontrava no Bolshoi mas, segundo o apresentador da casa, precisava de uns 20 minutos para “sentir o clima” do local. O atraso se prolongou oito minutos além dos 20, mas nada que não pudesse ser rapidamente esquecido.

Fiquei tranqüilo, tomei uns drinks e observei o antigo seriado Terra de Gigantes que passava nos televisores. Faltando poucos minutos para meia-noite, os músicos foram entrando no palco e o vocalista, Dan McCafferty, foi ovacionado e se mostrou um pouco sem graça com a reação do público.

A banda começou quebrando tudo: Silver Dollar Forger, do quinto álbum de estúdio, abriu os trabalhos seguida de Big Dogs Gonna Howl, o carro chefe do álbum recente, de 2011. O bom e velho rock ‘n roll, com “R” maiúsculo, This Month’s Messiah, a bonita Sunshine, Turn On Your Receiver e See Me deram seqüência com maestria à noite. Na hora de Love Leads to Madness, a participação da galera foi em peso. Mas o primeiro grande momento foi Where are you now, música muito marcante pra mim, que foi anunciada como um “presente para o Brasil”. Foi perceptível a falta de ensaio desta canção, mas o feeling falou mais alto e foi emocionante.

Seguiram mais duas do novo álbum: Radio e When Jesus Come to Save the World Again. Depois de This Flight Tonight veio Dream on, o maior hino do Nazareth, entonado por todos. Lembrei-me dos tempos em que trabalhava na rádio 105 FM de Brasília, onde essa música era uma das mais pedidas. Depois o rock comeu solto na trinca Whiskey Drinkin Woman, Changin’ Times e Hair of the Dog, com direito a um toque de gaita de fole com efeitos de talkbox executados pelo Dan. Uma loucura pra fechar a primeira parte com “chave de diamante”.

Depois de mais 40 anos de banda, é incrível ver a disposição de Dan McCafferty e a performance do baixista Pete Agnew (vestindo camisa dos Ramones), integrantes originais da banda. O maior destaque fica para a voz de Dan, o mesmo tom rouco e rasgado de outrora.

O bis foi matador. O melhor momento do show, em minha opinião, quando voltaram tocando Razamanaz, do álbum homônimo. Pra terminar, Love Hurts que, por mais estranho que pareça, não é do Nazareth – a gravação original é dos Everly Brothers, em 1960. O show terminou com Broken Down Angel.

O som da banda é tão requintado quanto o puro malte escocês envelhecido. Ao lado do Rodrigo, proprietário do Bolshoi, e mais um amigo, ouvi a frase que resumiu a noite: “Cerveja gelada, bons amigos e rock `n`roll”. O que mais podia esperar? Nazareth é puro rock, pra quem gosta de rock!

SET LIST
1. Silver Dollar Forger
2. Big Dogs Gonna Howl
3. This Month’s Messiah
4. Sunshine
5. Turn On Your Receiver
6. See Me
7. Love Leads to Madness
8. Where Are You Now
9. Radio
10. When Jesus Came to Save the World Again
11. This Flight Tonight
12. Dream On
13. Whiskey Drinkin’ Woman
14. Changin’ Times
15. Hair of the Dog
Bis
16. Razamanaz
17. Love Hurts
18. Broken Down Angel