Blog voltar
|

The world is a vampire!

The Smashing Pumpkins performs at The Red Bull Sound Select PartDesde que surgiu a notícia, em janeiro, da primeira vinda do Smashing Pumpkins a Brasília, claro que o entusiasmo tomou conta de boa parte do público rocker local. Afinal, trata-se de uma das mais importantes bandas da cena alternativa norte-americana, formada em 1987 na cidade de Chicago, que ganhou muita projeção sobretudo após a morte de Kurt Cobain, em 1994 – e o consequente recrudescimento do movimento grunge. Pois eis que o momento está chegando: o quarteto liderado pelo controverso vocalista careca Billy Corgan (voz e guitarra) pisa amanhã (27/3) no palco do NET Live Brasília (Setor de Clubes Norte, ao lado do Bay Park) com abertura da (ainda) pouco conhecida – e também norte-americana – Young the Giant.

Os ingressos, a R$ 130 (pista comum) e R$ 230 (pista premium) – valores de meia-entrada – ainda estão disponíveis na Central de Ingressos (Brasília Shopping, piso G2) ou pelo portal www.ingressorapido.com.br. Não há mais bilhetes para o camarote. Importante: o show de abertura começará pontualmente às 21h20 – o que significa que os Pumpkins devem subir por volta das 22h30.

Smashing Pumpkins originalDa formação clássica original, que incluía James Iha (guitarra), D´Arcy Wretzky (baixo) e Jimmy Chamberlin (bateria) e gravou, entre 1991 e 2000, um total de cinco discos – entre os quais, os ótimos Siamese dream (1993), Mellon collie and the infinite sadness (1995) e Adore (1998) -, restou apenas Corgan. Em janeiro de 1996, no auge, o grupo fez dois antológicos shows no extinto festival Hollywood Rock, no Rio e em São Paulo – eu, felizmente, estava lá na edição carioca realizada na Praça da Apoteose.

Depois disso, os Pumpkins foram “apodrecendo” sob a arrogância de seu líder. Os antigos integrantes pediram as contas e a banda acabou. Billy tentou um novo projeto – o Zwan – e uma carreira solo. Demorou sete anos para perceber que tudo o que ele fazia remetia ao trabalho anterior. Em 2007, então, decidiu retomar o velho grupo, ainda com Chamberlin nas baquetas. Mas o que veio a seguir era um pálido reflexo dos áureos tempos – o que pode ser percebido na fraca apresentação de novembro de 2010, dentro do festival Planeta Terra, em São Paulo.

Billy Corgan_4Mas eis que os Pumpkins parecem viver agora novos (e bons) tempos. O álbum Oceania, de 2012, passou despercebido por aqui, mas ganhou elogios da crítica. O mesmo aconteceu com o mais recente, Monuments to an elegy (2014). E a atual formação – com Jeff Schroeder (guitarra, desde 2007), Mark Soermer (baixo, também The Killers) e Brad Wilk (bateria, do Rage Against the Machine e Audioslave) – é mais experiente e afiada.

O que o quarteto mostrou na noite de quarta-feira (25/3), no Citibank Hall (Rio de Janeiro), foi bastante promissor (confira o set list abaixo). Em 17 músicas apresentadas durante 1h45, os caras desfilaram vários sucessos – Cherub Rock, Tonight, Tonight, Ava Adore, 1979, Disarm, Bullet with Butterfly Wings, Today… – e quatro do novo disco: a linda Being Beige e mais Drum + Fife, Monuments e One and All (We Are). E só fez aumentar a expectativa para esse primeiro show deles em Brasília.

young the giantJá a Young The Giant, confesso, até então eu não conhecia. A banda, da cidade californiana de Irvine, está na estrada desde 2004 e lançou dois discos: Young the Giant (2011) e Mind Over Matter (2014). Ambos receberam muitos elogios da mídia especializada e se destacaram em músicas como It’s About Time, Crystallized, My Body e Cough Syrup, entre outras. Fazem parte do quinteto Sameer Gadhia (voz), Jacob Tilley e Eric Cannata (guitarras), Payam Doostzadeh (baixo) e François Comtois (bateria).

Após Brasília, as duas bandas se apresentarão neste domingo (29/3), em São Paulo, dentro do Lollapalooza 2015, ambas no palco Axe. O Young the Giant subirá às 19h para uma hora de show. Já os Pumpkins começam às 20h30 encerrando o festival paralelamente a Pharrell Williams.

Confiram o set list do show no Rio de Janeiro (25/3):
. Cherub Rock
. Tonight, Tonight
. Ava Adore
. Being Beige
. Drum + Fife
. Glass and the Ghost Children
. Stand Inside Your Love
. 1979
. Pale Horse
. Monuments
. Drown
. Disarm
. One and All (We Are)
. United States
. Bullet with Butterfly Wings
. Heavy Metal Machine

Bis
. Today

Um comentário sobre “The world is a vampire!

  1. Eu tambem estou ancioso para esse show deles em Sampa, no Lolla. Mas, segundo informações dele, o futuro da banda será decidido até o fim do ano. A partir dai ele vai decidir se o grupo continua ou não. Infelizmente, toda formação original desintegrou-se. Mas o que importa é o show de São Paulo no domingo. Já sobre o Young the Giant, é uma boa banda. Já escutei os trabalhos dele e manda bem. Boa sorte a BSB com o show de hoje. Marcos vai para o Lolla nesse fim de semana ou vai ficar sossegado ai em Brasília? Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>