Blog voltar
|

Nothing lasts forever

Quando nós avisamos por aqui (e nas redes sociais) que o Cult 22 desta sexta-feira (11/5) seria históóórico não foi em vão: afinal, tratou-se da última edição do programa pela Rádio Cultura FM (100,9MHz). Após 20 anos e sete meses e quase 1.070 semanas tocando todas as sextas-feiras, a partir das 22h, o rock e o pop sem discriminação, resolvemos sair do ar.

Foi uma decisão muito difícil, mas bem pensada e amadurecida desde o início deste ano. Fazemos isso em respeito à nossa história, ao que construímos ao longo desse período. Somados, claro, ao natural cansaço e desgaste decorrentes de tanto tempo em atividade e a outros compromissos profissionais. Um final sem qualquer mágoa, sem qualquer ressentimento. Apenas com o sentimento de honra e dever cumpridos.

Para nosso orgulho, o Cult 22 se tornou referência na história do rádio em Brasília graças a um trabalho abnegado e voluntário de uma equipe formada por amantes do rock and roll. De pessoas que não ganhavam qualquer remuneração por isso, mas que estavam sempre dispostas a trocar informações e novidades ou resgatar a história desse gênero musical que tanto admiramos e que está quase fazendo 60 anos. Fomos reconhecidos e premiados pela comunidade roqueira local e isso nos enche de satisfação.

Por causa do programa, nós, da equipe, e vocês, ouvintes, conhecemos tantas músicas e bandas excelentes, presenciamos shows memoráveis, nos embriagamos de uma cultura musical tão linda e prolífica, mesmo que ainda discriminada por alguns ignorantes e preconceituosos. Pior para eles. Nós temos a música, boa música!

A lista de agradecimentos é gigante, mas preferimos, de uma forma mais abrangente, dar nosso muito obrigado a todos os músicos, bandas, produtores, jornalistas e outras pessoas ligadas ao meio cultural que nos ajudaram na construção dessa longa história.

Temos que agradecer a todos os colaboradores que passaram pelo programa, desde seu início, em 4 de outubro de 1991: ao genial Carlos Marcelo, que criou, produziu e apresentou comigo o Cult 22 durante cinco anos, passando por Victor Ribeiro, Zé Pedro Gollo, Rodrigo Ribeiro, Ector Rodrigues (o “Homem Palco”), Alex Podrão, Tenisson Ottoni, Ricardo Nunes, Kakau Teixeira, Fernando Rosa, Bianca Monteiro, Gisela Blanco, Karla Freire, Taís Rocha e tantos outros.

E ao supertime que comandou o programa nesses últimos tempos:
> Abelardo Mendes Jr (11 anos dividindo a produção, criando/comandando brilhantemente nosso site/blog/redes sociais e grande papai do Luca);
> Djalma Phú (quase 11 anos fazendo o quadro Sabotagem e um dos caras mais engraçados e “contador de histórias” que já conheci, grande figura!);
> Welbert Rabelo (sempre correto na produção, por quase oito anos, do quadro Metal Attack e agora também papai da Dudinha. Parabéns, cara!);
> Penny Lane (eterna musa inspiradora, sócia do Cult 22 Rock Bar e que botou a mulherada pra cantar durante mais de três anos no quadro Ruído Rosa. Vamos comemorar o aniversário dela na próxima semana, hein, galera!);
> Alê dos Santos (minha sempre assessora – na rádio, no programa, no Porão do Rock, agora também no Teatro Oi Brasília. Começou no Ruído Rosa junto coma a Penny e depois fez por quase três anos o Cult Brasil)
> Bruna Senseve (a “caçula do time”, ficou por quase dois anos comandando o Brasília Connection como grande pesquisadora do rock de Brasília – e que um dia ainda vai escrever essa bela história do Cult 22, né?).

Isso sem contar com nossos colaboradores bissextos, mas sempre fundamentais: Bernardo Scartezini – talvez a pessoa mais inteligente que já conheci, um cara que entende de rock, blues, jazz (e outros gêneros musicais), de cinema, literatura, política… Se não fosse flamenguista, hehehe!!! – e Lelo Nirvana, sujeito que exala rock and roll por todos os poros como locutor de rádio, produtor, músico, a voz de Brasília na Kiss FM! Todos são grandes amigos que pretendemos levar para o resto da vida.

Precisamos agradecer também aos amigos e parceiros que fizemos dentro da Rádio Cultura FM ao longo desses mais de 20 anos, sobrevivendo a várias mudanças de governo e de direção na emissora. A lista aí é tão grande, que é melhor não citar nomes para que ninguém seja excluído. Sintam-se todos abraçados!

E, claro, temos a imensa legião de Cult Ouvintes, desde aqueles que nos mandavam cartas (sim, nos anos 1990!) e depois e-mails até os que participavam das promoções por telefone, vinham bater papo no programa ou simplesmente nos ligavam para dar um “alô”. Muito obrigado pelas sugestões, críticas e sequências musicais. Sem vocês, obviamente, o Cult 22 não seria o que foi.

Estamos saindo do ar pela Cultura FM, mas quem sabe em breve a gente não se encontra por aí em outro canal, pela internet, sei lá. De qualquer forma, nosso blog e site www.cult22.com continua ativo mantendo sempre atualizada a agenda do rock em Brasília e com notícias, fotos e vídeos do mundo do rock.

Podem continuar nos seguindo também pelo twitter.com/cult22 ou pelo Facebook do Cult 22 e do Cult 22 Rock Bar. Aliás, se quiserem nos ver ou rever, é só pintar lá no Centro de Atividades 7 do Lago Norte. E aproveitem, antes que esse outro sonho também acabe!

Muito obrigado de coração por tudo. A gente se vê por aí. Abraços do Marcos Pinheiro

23 comentários sobre “Nothing lasts forever

  1. Foi uma missão comprida. E, agora, cumprida. Obrigado, Marcos Pinheiro e Carlos Marcelo. Obrigado a todos os colaboradores. E, principalmente, obrigado a todos que nos ouviram. Fazer parte dessa história toda foi um prazer.

  2. COMO ASSIM??? Vcs. resistiram ao governo Roriz, Arruda e no PT vao dar o fora??? Cadê os aprendizes?? Um programa igual ao Cult 22 não pode acabar assim. É falta de patrocíno? Acho que näo

  3. Lembro as primeiras vezes que ouvia o programa, era em 1994 perdido num Valparaízo com alguns amigos (que nem sei hj quem são), num fusquinha branco, cheio de interferências, as primeiras cervejas e Iron tocando, anos depois o Ideia Nova, quando ninguém sabia o que era Indie (hj é a coisa mais falada por hipster). Enfim, um programa que fez parte da minha formação musical, ao bom gosto que exalto hj, em parte devo ao Cult VinteEdois, ficam as lembranças e a certeza de um dever cumprido. Parabéns ao trabalho mantido e fiel, dado a tantas mudanças musicais e de governos. O lamento sempre existe, a ideia da perda nunca é tão bem compreendida, mas a certeza que nada na vida é estático e eterno parece falar mais alto. Parabéns aos indivíduos que carregaram o programa nas costas, pois não fizeram apenas um programa de rádio, educaram para o bom gosto musical.

  4. Obrigada Cult 22, Marcos Pinheiro, Abelardo e todos que passaram!
    O Cult22 mudou minha vida e me deu educação musical que não teria adquirido de outra forma. Sim, pq nos anos 90 o acesso a música não era tão imediata e ainda era cara, luxuosa. E vcs nos proporcionaram esta cultura de valor inestimável!
    Marquinhos, estamos juntos! Eu te amo!
    Beijos
    Fer

  5. Nao vou lamentar, pois acho que tudo deve ter um final

    Mas gostaria de deixar meus parabens, muito da minha formacao musical na adolescencia foi gracas ao Cult 22. Mais do que isso, a radio Cultura e o Cult 22 tiveram um papel crucial na construcao da cena musical de bsb nos anos 90.

    Voces sao uns herois, conseguiram sobreviver ate no governo Roriz.

  6. Como sempre, quando a gente perde alguma coisa, a gente sempre lamenta! Mas nem tudo está perdido, pois sempre existe uma luz (como dizia a música ‘Tempestade” da legião urbana). Poxa, temos a Cidade Web Rock (na internet, mesmo mudando muito o seu estilo), a rádio Porão do Rock, a Kiss FM, enfim, o rock ainda respira, o rock não acabou e esse pulso ainda pulsa! Devo muito também ao Cult 22 por gostar ainda mais de rock e por meio de vocês ter descoberto o Indie Rock (do qual curto muito), pois é, um sentimento do dever cumprido, mas é muito bom curtir um estilo desse que cativa, emociona, faz você conhecer novas pessoas, trocar ideias com pessoas que também estão em bares, boates e pubs pelo mesmo ideal. Nada melhor do que curtir toda essa efervescência com rock, garotas e cachaça! Mas voltando ao assunto, não cabe a mim e aos outros julgar essa triste escolha. Mas fica um aviso: em cada canto desse imenso Brasil, saibamos que há pessoas como eu, Abelardo, Marcos, Penny e muitos outros que nutrem sentimentos, mantem bares por ai e continuam semeando a essência do bom e velho rock and roll. Só lhe peço uma coisa: quando vc disse no final, que “E aproveitem, antes que esse outro sonho também acabe!”. Espero que o bar não esteja passando por dificuldades e que também não percamos mais um excelente point de rock em Brasília, pois eu sei como é tocar um bar, mesmo com a ajuda de pessoas dispostas a isso, e no final não ter como continuar por falta de verba e com os altos gastos como aluguel, equipamentos,etc. No mais, vou sentir saudades e a vida continua e o rock também. Mais uma vez muito obrigado Rock and Roll! tenho orgulho de ser roqueiro e não me arrependo disso!

  7. Taqueospa, não acredito, acompanho o cult 22 desde o começo, ultimamente não tenho sido muito presente por conta da minha vida, mas hoje estou muito, muito triste, o rock em brasília está sendo sepultado

  8. Marquinho….tô besta. Não consigo acreditar. Espero realmente que tenha sido uma decisão pessoal, aí sim só me resta te apoiar e comemorar alguma nova fase.
    Meu companheiro tricolor e de luta no Porão do Rock, seu programa ajudou algumas gerações do rock da cidade, me ajudou muito pessoalmente com todas as bandas que tive, abriu espaços, abriu mentes e ouvidos. Foi por muitos anos um oásis em um deserto feio e seco.
    Muito obrigado ao Cult 22…muito me orgulha ter feito parte dessa história bonita e muito me honra ter podido ouvir minhas músicas e ter tocado em alguns aniversários deste programa que foi o grande baluarte do rock na cidade.
    O programa acabou, mas a ideia deve permanecer….vida longa ao Cult 22.
    Abraços saudosos e fraternos e saudações tricolores.

    Leo Barros

  9. Estou muito triste com o fim e suas circunstâncias…
    Mas ao invés de xingar e reclamar, aqui só posso dizer uma coisa como músico (não mais tão ativo) e ouvinte: OBRIGADO CULT 22!!!

    Obs – mas xingarei e reclamarei em outro lugar hehehe.. E se ressurgir das cinzas em outro espaço, estarei lá acompanhando o Cult 22!! Abraços ao Marcos Pinheiro e Cia..

  10. Gostaria de agradecer em nome da banda 10zer04 todo espaço que sempre nos foi cedido no Cult22 na Cultura FM ao longo de nossos de 12 anos de existência. Continuaremos seguindo a turma Cult22 em todos os meios que estiverem disponíveis. Esperamos que isso seja apenas um “até breve” nas ondas do rádio da capital federal. Pois, Brasília sem Cult22 é uma cidade silenciosa e chata. Marcos Pinheiro, sem querer soar piegas, temos você como um amigo guardado em nossa memória e coração. Qualquer coisa estamos por aí, prontos pra trazer força ao Cult22 onde quer que ele esteja presente!

  11. Querido Marcos Pinheiro, sempre curti seu trabalho e agradeço o que vocês fizeram pela música de Brasília. Estou longe ainda, mas próxima vez que for a Bsb prometo visita-lo no bar. Abraços do velho amigo Robert Walker.

  12. O cult 22, como programa de rádio, será para mim um grande amigo e companheiro, daqueles que nos acompanha em passeios, viagens, idas aos bares para beber uma cervejinha, conversar, trocar e tocar idéias. Infelizmente não tive as condições de ouvir todos! Me orgulho de ter ouvido perto dos 900 ou até um pouco mais que isso. Estará sempre na memória como umas melhores lembranças da minha vida! E tem mais: o incalculável privilégio que tive ao conhecer pessoalmente Marcos Pinheiro e o Abelardo. Foi ótima a experiência de trabalhar ao lado do Marcos no Porão do Rock de 2004. Quantas bandas e músicas conheci! O legado que o Cult 22 deixa é de imensurável valor e importância! Sentiremos sua falta (do rádio). Agora temos o Cult 22 Rock Bar. Vamos pro boteco então!

  13. Que notícia triste, sextas-feiras sem o Cult22.
    Porra, que merda, foi o que pensei e falei pro meu irmão, fiquei sabendo através de dele, também cultouvinte, que aprendeu a gostar tanto ou mais que eu deste inestimável programa que nos acompanhou em várias fases de nossas vidas, e agora nos deixa, com ótimas descobertas e lembranças.
    Valeu, Marcos Pinheiro! Quanta música boa ouvi, quantos ótimos shows fui graças ao inesquecível Cult22. Torço para que seja breve esta saída.

  14. Poxa Marquito!

    Lembro da estreia do Cult 22, no mesmo dia, consegui estreiar o Cidade in Roll, programa voltado para o Rock Pesado. A Cultura FM saía do ar a meia-noite, e nesta sexta-feira de estreia, o Marcos Pinheiro, ao fim do programa, de forma inédita no rádio brasileiro, anunciou a estreia do meu programa. Nunca esquecerei esse momento…

    Stay Rock

  15. Uma pena!

    A minha sensação como ouvinte é próxima a de alguém que ficou órfão. Órfão do programa mais emblemático do Rock de Brasília!

    Um perda enorme!!

    Espero que voltem em breve! E em um espaço com maior estrutura. Por exemplo, a KISS FM onde 99,99% da programação é de São Paulo.

    Vocês merecem algo maior. A impressão que fica para quem não está por dentro dos bastidores da rádio é que vocês acabaram se tornando maiores que a própria rádio e isso algumas vezes prejudica!

  16. É uma grande honra ter convivido, desfrutado e contribuído para essa preciosidade que é o patrimônio cultural Cult 22! Lembro de grandes momentos dando entrevista na rádio, batendo papo com Marcos e Abelardo. E principalmente, sou muito feliz pelo carinho e abertura que o ETNO sempre teve na rádio. O programa fez uma grande parte da nossa história, estando sempre presente em cada lançamento, novidade… Sem contar também da extensão disso que é o Cult 22 Rock Bar, o novo lar do rock de Brasília. Que logo que abriu suas portas (antigo Landscape), já tinha um público mais que cativo.

    Parabéns a todos e todas pelo belíssimo trabalho que fizeram!! E tomara que o programa renasça das cinzas um dia, tomando nova forma e podendo atingir novas gerações roqueiras brasilienses!

    Grande abraço!

  17. Parabéns Marcos Pinheiro e toda a equipe por mais essa missão cumprida. O cult22 foi o responsável por apresentar o rock and roll de qualidade para milhares de pessoas de Brasília. Eu, por exemplo, só conheci NIrvana, Smashing Pumpkins, Pavement, etc, por intermédio do programa… afinal nos anos 90 ainda era difícil obter música, não é igual hoje em dia que vc pode comprar discografias inteiras em mp3 por aí…
    Isso sem falar nas festas que eram fantásticas, as promoções etc..

    Enfim, bola pra frente afinal o CUlt22 sempre estará vivo no Bar e também no Site, que espero que não acabem nunca!!!

    aabraçosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>