Blog voltar
|

As tias fofinhas

Quem me conhece, sabe que sou um cara dos anos 1980. Foi quando vivi minha juventude, tempos de universidade, época de efervescência do pop/rock na grande mídia, da explosão daquela boa geração britânica do pós-punk, da revelação e afirmação do rock nacional… Não existia Internet e as revistas especializadas (Bizz ou importadas), as rádios e a TV eram a fonte primária de informações. E, naquela época, valia a pena sintonizar o dial, pois estava surgindo e tocando muita coisa legal!

Pois eis que um dos ícones deste período está em Brasília. A dupla inglesa Tears for Fears (que ficou conhecida no Brasil como “Tias fofinhas”) faz show hoje (11/10) às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Talvez alguns não saibam, mas esta é a segunda vinda do grupo à cidade: a primeira foi em maio de 1996, no Ginásio Nilson Nelson – na época, desfalcado de um dos seus integrantes originais, Curt Smith, que havia deixado a banda cinco anos antes. Lembro que Roland Orzabal, além dos sucessos, cantou versões de Don´t give up (Peter Gabriel) e Creep (Radiohead) para uma plateia meia-bomba – não deviam ter nem 5 mil pessoas no local o que, para o ginásio, é muito pouco.

Estive lá, como também os vi em janeiro de 1990 na segunda edição do festival Hollywood Rock, na Praça da Apoteose (Rio de Janeiro), aí sim em plena forma, com a dupla completa e apresentando também a ótima cantora Oleta Adams. Na ocasião, eles lançavam o terceiro álbum, The seeds of love (1989), fortemente mergulhado no universo psicodélico dos Beatles, em canções como Sowing the seeds of love, Advice for the young at heart e a baladaça Woman in chains.

Esse e os dois discos anteriores – The hurting (1983) e Songs from the big chair (1985) -, das clássicas Pale shelter, Mad world, Shout, Everybody wants to rule the world, Head over heels e Mothers talk, representam o melhor do repertório dos caras. Nos anos 1990, Orzabal, sozinho, lançou dois álbuns menores assinando como Tears for Fears – Elemental (de 1993, que ainda emplacou o hit Break it down again) e Raoul and the kings of Spain (1995). Na década passada, Orzabal e Curt fizeram as pazes e gravaram mais dois discos que, confesso, nunca ouvi: Everybody loves a happy ending (2004) e Secret world (2006).

Claro que o show de hoje pode soar apenas saudosista, feito exclusivamente para um público, digamos, “experiente”. Os ingressos não são mesmo muito convidativos para os mais jovens: variam de R$ 100 a R$ 250, a meia-entrada. E estão à venda na Fnac (ParkShopping), Free Corner (Brasília Shopping) ou pelo telefone 4003-1212.

De acordo com o que eles vêm apresentando nos shows pelo Brasil – já tocaram em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (fecham a turnê se apresentando mais uma vez na capital paulista, nesta sexta-feira) -, este deve ser o provável set list de hoje à noite:

. Everybody Wants to Rule the World

. Secret World
. Sowing the Seeds of Love
. Change
. Call Me Mellow
. Everybody Loves a Happy Ending
. Mad World
. Memories Fade
. Closest Thing to Heaven
. Billie Jean (Michael Jackson cover)
. Advice for the Young at Heart
. Floating Down the River
. Badman’s Song
. Pale Shelter
. Break It Down Again
. Head Over Heels
Bis
. Woman in Chains
. Shout

Confira um dos momentos do show realizado na quinta-feira passada (6/10) no Credicard Hall, em São Paulo…

2 comentários sobre “As tias fofinhas

  1. Cara, eu curto muito Tears for Fears. Pena que não poderei ir ao show, pois sexta tem Andy Fletcher (Depeche Mode) discotecando aqui em São Paulo. Bom show pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>