Blog voltar

O dia que minha banda preferida dedicou uma música para mim em um show

[modo sentimental: on]

Já tem um tempo que não escrevo aqui. Juro que essa ausência temporária não foi um ato pensado. Cheguei até a esboçar um ou outro post, separei vídeos para publicar e… sei lá, perdia o timing e deixava quieto. Por favor, agora, permitam-me um longo post em primeira pessoa, sem lide e com nariz de cera, pois não tem jeito: minha banda preferida dedicou uma música para mim ao vivo e tenho que contar isso.

Nunca escondi, aqui no blog ou no Cult 22 pela Cultura FM, que sou super fã de Belle and Sebastian e Teenage Fanclub (sempre repito: Beatles não entram em comparações; estão acima de tudo). Com discos insossos nos últimos oito anos (exceção ao mais recente, “Write about love”), o Belle and Sebastian perdeu a liderança do ranking. Entra, aí, o novo número um e a música dedicada.

O Teenage Fanclub fez um show ontem (11 de maio) na The Week, em São Paulo. Avião atrasou e saí de Brasília pra lá de 19h – o show estava marcado para 22h. Fiquei preocupado, mas deu tempo de chegar ao local da apresentação, numa boa. Demorou para começar. Foi uma ótima oportunidade para conversar sobre música com os amigos das antigas João Luiz e Ciro Marcondes, embaixo de trilha sonora selecionado pelo Lucio Ribeiro. Ciro até contou que começou a gostar do Teenage ainda menino, depois que gravou em uma fita um CD meu (o “Grand Prix”, comprado em edição importada lá na Sounds, da 110 Norte). Contei que pouco me importei quando ouvi o “Catholic education”, ainda em 1990. Mas, um ano depois, pirei com o “Bandwagonesque” e, desde então, dedico semanas e semanas a eles cada vez que sai um novo disco.

O show começou muito bem: “Start again”. Durante a segunda música (“Sometimes I don’t need to believe in anything”, a melhor do disco “Shadows”), levantei o telefone. Em um aplicativo para o iPhone que imita um painelzinho de led (o app é esse aqui), escrevi o nome da tal música preferida.

Apontei primeiro para o Raymond McGinley, que sempre fica à esquerda do palco (no ponto de vista da plateia). Afinal, é ele o autor da música. Olhou, desviou, olhou de novo, focalizou, deu um sorriso e balançou a cabeça positivamente. McGinley e o baixista Gerard Love são extremamente tímidos e só chegam perto do microfone para suas intervenções vocais. Pouca interação.

Depois, mirei o mais expansivo: Norman Blake, que, assumindo a função de RP do TFC, sempre toca no centro no palco. Entre “The past” e “It’s all in my mind”, ele olhou uma vez, duas vezes, focalizou e leu em voz alta: “Your lôôôve is the… Laterrr, laterrr”, com sotacão escocês.

Lá no meio do show, levantei o iPhone de novo. Norman comentou mais uma vez: “it’s coming, it’s coming”.

Quando acabou “Mellow doubt”, Norman tirou a guitarra do ombro, andou até o fundo do palco, pegou um xilofone e voltou apontando para mim. “Sôôômeone was ááásking…”

Levantei o iPhone na hora!

“There, there. Yeah, yeah. Can you show to the óóódience, so they cááán see what’s côôôming next?”

Er… Todos olharam para a minha mão nessa hora. “Your love is the place where I come from” estava escrito. Quase chorei (coisa que, confesso, fiz na primeira vez que a ouvi ao vivo, em Curitiba, no ano de 2004).

Nunca imaginei que ficaria tão emocionado com uma piscadela e um “for you” vindos de um sorridente escocês quarentão. Melhor só se o “you” fosse plural e a mãe do meu filhote estivesse comigo, mas ela não pôde viajar ontem. I just can’t deny what I feel inside.

(atualização, às 11h do dia 13/5/2011)
A Elizabeth Mariya, que também é fã do Teenage Fanclub (e foi convidada VIP deles para o show), leu este texto e publicou no Youtube o vídeo com o momento que o Norman fala comigo e a música inteira. Obrigado, Elizabeth! ;-)

Taí. Foi assim que a minha banda preferida dedicou a minha música favorita para mim em um show.

Voo para Brasília às 6h. No total, cerca de 10h em São Paulo, mas cada segundo valeu muito. Banho em casa, terno, levar o filhote na escola, Esplanada. Agora, sono.

[modo sentimental: off]

» Fotos (perdoem a qualidade, por favor. Deixei a câmera de verdade em casa e levei só a de bolso)


» Teenage Fanclub: mistura perfeita de sujeira e melodia em SP (Texto do iG. Apareço em uma foto de relance, poucos segundos antes de levar uma sapatada no pescoço)

» Vídeo de “Start again”

» Setlist do show

1 “Start Again”
2 “Sometimes I Don’t Need to Believe in Anything”
3 “The Past”
4 “It’s All In My Mind”
5 “Don’t Look Back”
6 “Baby Lee”
7 “About You”
8 “Star Sign”
9 “I Don’t Want Control of You”
10 “I Need Direction”
11 “Mellow Doubt”
12 “Your Love Is The Place Where I Come From”
13 “Ain’t That Enough”
14 “When I Still Have Thee”
15 “Sparky’s Dream”
16 “The Concept”

Bis
17 “Sweet Days Waiting”
18 “My Uptight Life”
19 “Neil Jung”
20 “Discolite”
21 “Everything Flows”

» Outros posts antigos sobre o Teenage Fanclub aqui no Cult 22
Teenage Fanclub: a banda que começou como Helter Skelter e chegou a I want to hold your hand

Vídeo: The concept, Telekinesis

Vídeo: Fight for your right – BMX Bandits

Vídeo: Sparky’s dream – Teenage Fanclub

17 comentários sobre “O dia que minha banda preferida dedicou uma música para mim em um show

  1. Achei o link pra esse post no blog do Lucio Ribeiro – pelo menos serviu pra isso o post dele.
    Tava lá, vi o seu celular led virado pra platéia, e fiquei feliz – essa é uma das minhas favoritas. Achei bacana ter alguém pedindo uma música meio b-side, que eu achei q só eu curtisse. Agora emocionei lendo a epopéia atrás da atenção dos caras.
    Não foi o show mais alto da minha vida. Não foi o mais porrada, nem foi o que eu mais suei pulando e gritando… mas foi o mais emocionante.
    Valeu aí pelo led, cara

  2. Vi vc de longe o tempo todo com o celular em punho – eu estava na parte de cima. Mal sabia eu o que estava rolando lá embaixo! Que bacana, Abelardo! História para contar para o seu pequeno quando ele crescer! ;)

  3. Caramba, só agora li seu post – via Francis. Vc comentou no meu vídeo de “Sometimes I don’t need to believe in anything”. Tô procurando “Your love…”, torcendo muito para que eu tenha gravado!! Muito emocionante seu relato. Valeu por compartilhar. ;-)

  4. Raymond não possui perfil no fb, mas Norman e Gerry, sim. Por que vc não posta uma versão traduzida em inglês especialmente para eles? Acho que merece, hein? ;-) Percebi que vc não adicionou os perfis do Norman e do Gerry – este, aliás, sempre comenta ou no mínimo dá um “like” em todas as mensagens. Fica a dica. Abraços!

  5. Cheguei hoje do show do rio ontem! Foi mágico! Fizeram algumas alterações como What you doing to me e Radio!

    Uma das bandas mais marcantes da minha vida!

  6. Genial o show deles, é umas das melhores bandas do mundo e tive a felicidade de encontrá-los no aerporto de congonhas na quinta de manhã, eles são muito receptivos , educados e simpáticos.
    Ficaram de cara qdo disse que saí de 2000 km de distãncia (São Lourenço Do Oeste – SC) só para vê-los, mas como disse o bom autor do texto acima, valeu cada momento!!
    Puxa, eu tive umas 5 músicas da minha vida cantadas pela minha banda predileta:
    “Baby Lee”, “Mellow Doubt”, “I Need Direction”, “Ain’t That Enough”, “Neil Jung”

  7. Pô, que maneiro, Abê!

    O texto não tem nada de longo, fiquei com vontade de saber mais.

    Eu conhecia algumas músicas e não ligava o nome à pessoa, alguém me passou uns MP3 sem id’s. Sensacional o som do Teenage, mais um fã de carteirinha e novamente por uma dica sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>