Blog voltar
|

One night at Bolshoi Pub (24/2/2011)

Lelo Nirvana, grande amigo e companheiro da Rádio Cultura FM (100,9MHz), esteve em Goiânia na semana passada para conferir o show do guitarrista alemão Michael Schenker, ex-Scorpions e UFO. Publicamos a resenha com alguns dias de atraso por culpa da nossa correria diária. Mas vale o registro.

Texto: Lelo Nirvana
Fotos: Sancler Ribeiro

Apesar de Brasília estar recebendo grandes nomes do rock nos últimos anos, o Bolshoi Pub, em Goiânia, tem suprido uma lacuna de shows de artistas que, apesar de emblemáticos, tocam para um público menor. E bons exemplos não faltam: Glenn Hughes, Blaze Bayley, Joe Lynn Turner, os mestres do UFO e, agora, o extraordinário guitarrista Michael Schenker, que esteve por lá no dia 24 de fevereiro (quinta-feira). Eu já tinha visto este ícone em São Paulo, em 2009. E posso dizer que achava que não ficaria emocionado de novo. Mas não foi bem isso que aconteceu.

O Bolshoi Pub é um local espetacular para eventos de pequeno porte. A qualidade sonora e a estrutura do local são impecáveis. A casa fica no coração de Goiânia e vem motivando cada vez mais o público brasiliense a trilhar esse caminho em busca de shows e novas emoções. Eu, mesmo, já perdi a conta de quantas vezes fiz isso.

A noite estava agradabilíssima e, depois de jantar no Castro’s Park Hotel, esbarrei com o próprio Michael Schenker e com a Cyndi “Esquisitíssima” Lauper, que ia tocar na cidade no dia seguinte. Resolvi pegar um táxi e ir para o show. Entrei no pub por volta das 23h, e, como sempre, estava rolando uma “sonzera”. No telão, imagens do desenho Heavy Metal – Universo em Fantasia. Encontrei muita gente de Brasília na casa, fato que pode ser confirmado quando o locutor do evento perguntou: “Cadê a galera de Brasília?” A resposta foi uníssona e bastante convincente.

Esperei mais alguns instantes e, um por um, os membros da banda foram subindo ao palco. A emoção tomou conta dos roqueiros presentes.
Michael Schenker foi recebido com muitos aplausos e gritaria, e, sem tempo para respirar, mandou Armed and Ready. O vocalista David Van Landing, o mesmo que participou do CD/DVD de 25º aniversário do Michael Schenker Group (MSG) – Story Live in Tokyo –, tem muita técnica, mas confesso que senti a falta do Gary Barden, que havia cantado no show de São Paulo em 2009 – até porque gosto mais dos primeiros discos. A segunda foi Cry for the Nations, uma das minhas preferidas, executada com extrema precisão pela banda.

Dando sequência a uma verdadeira “overdose” de clássicos, os caras mandaram Let Sleeping Dogs Lie e Are You Ready to Rock. As próximas foram duas músicas novas, I Want You e A Night to Remember, para, depois, abrir espaço a um solo de bateria do incomparável Carmine Appice. Esta lenda das baquetas merece um capítulo à parte: o monstro tocou em bandas do calibre do Cactus e Vanilla Fudge, com vocalistas como Rod Stewart e Ozzy Osbourne, além do hard rock do King Kobra. A segurança que ele passa para a banda é indescritível. Em minha opinião, superou o Chris Slade, que acompanhou o MSG em 2009, outro gigante dos tambores que tocou, entre outras bandas, no Uriah Heep e no AC/DC. Carmine Appice é genial, divide agressividade e sutileza em doses bem administradas. O “balé” das baquetas girando no ar entre os seus dedos é de encher os olhos. O solo de bateria foi apenas um coadjuvante dentro de tanta expressividade.

Ao final, os músicos retornaram ao palco e detonaram Lost Horizons, que é para mim a melhor música do MSG. Mais uma temporada de clássicos foi aberta com Rock My Nights Away, On and On (neste momento Van Landing apresentou sinais de fadiga vocal), Attack of the Mad Axeman e a surpresa da noite, Lights Out, do UFO, que não foi executada em 2009. A noite fechou com Rock Bottom, um dos maiores hits do UFO e o mais incrível solo de Michael Schenker, em um momento de pura inspiração.

Lembro que quando vi o Vinnie Moore (outro grande mestre da guitarra) executando este solo no UFO, senti muito a falta de Schenker. E, agora, ouvindo o próprio, senti falta da banda inteira. Doctor Doctor, que estava no set list, acabou não sendo tocada. Um detalhe que não tirou o brilho de uma noite maravilhosa. E que venha Udo Dirkschneider – o ex-Accept -, que toca na terça-feira, dia 10 de maio, no Bolshoi Pub.

Set list
1. Armed and Ready
2. Cry for the Nations
3. Let Sleeping Dogs Lie
4. Are You Ready to Rock
5. I Want You
6. A Night to Remember
(Solo de bateria de Carmine Appice)
8. Into the Arena
9. Lost Horizons
10. Rock My Nights Away
11. On and On
12. Attack of the Mad Axeman
13. Lights Out (UFO cover)
Bis
14. Rock Bottom (UFO cover)

8 comentários sobre “One night at Bolshoi Pub (24/2/2011)

  1. muito legal a matéria valeu lelo nirvana, sempre nos trazendo bons comentários sobre os mestres do metal , valeu.

  2. será que ninguém aaqui de Brasilia faz uma conecção para trazer o baixinho matador Udo ( ex e eterno accept), vamos lá américa rock e e tc…

  3. Brasilia perdeu shows como UFO, FOCUS, Glenn Hughes, supostamente por não termos um lugar como esse. Mas penso que esse tipo de show poderia rolar numa boa no Centro de Convençoes (Peter Frampton e CCR tocaram lá)…

  4. Apesar de termos melhorando bastante com a vinda de grandes artistas(musicos e bandas) para Recife, tive um pouco de “inveja” de voces, um dos meus sonhos, eram assistir o M.S.G. e o UDO, e voces conseguiram, “parabéns”.

  5. A banda cometeu um erro bem grande em Night To Remember, música do último álbum de estúdio que eu adoro, mas que poucos pareciam conhecer. “Forante” este detalhe, o show foi fantástico!

    Quem acredita que o Carmine Appice tem 64 anos?!?!

    As execuções do Schenker foram nada menos do que magistrais – uma junção perfeita de técnica e “feeling” da qual só os gênios da guitarra são capazes.

    A propósito do UDO, tenho muito orgulho em dizer que fui eu quem recomendou o show ao Rodrigo, dono do Bolshoi Pub :)

    Nos vemos lá!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>