Blog voltar
|

Faltou a revolução

O Cult 22 não foi transmitido ao vivo ontem (10/10) porque tinha The Cult ao vivo em Brasília. E valeu a pena ter gravado o programa! Muito bom ver uma banda veterana ainda mostrando gás! Ian Astbury (com um visual Branco Mello, dos Titãs) conseguiu conservar a voz com o passar do tempo e Billy Duffy continua o guitarrista virtuoso de grandes riffs. O novo line up é ótimo, com o baterista John Tempesta (ex-White Zombie e Exodus), o baixista (monstro!) Chris Wyse e o segundo guitarrista Mike Dimkich, com um corte de cabelo que parecia o do palhaço Crusty, dos Simpsons.

O show no Iate Clube beirou a perfeição. O som estava excelente, o clima agradável e o local nem estava muito cheio – o que é ruim para a produção, claro, mas ótimo para quem quer assistir a tudo sem empurrões nem ficar espremido. Aliás, pelo contrário: sobrou espaço. Não deve ter dado mais que 1.200 pessoas, o que foi uma pena de certa forma para o significado histórico que tem The Cult.

E o que é mais importante: houve pontualidade. Às 22h50 soaram os primeiros acordes. Para quem apostava que o show só começaria por volta da meia-noite foi um corre-corre.  Ter shows internacionais por aqui, além de fazer finalmente com que a cidade entre na rota, vai acostumar o público a respeitar os horários.

Eu já estava lá antes das 22h30 e não perdi nenhum detalhe. The Cult nos brindou com um desfile de sucessos: Nirvana, Rain, The Witch, Fire Woman, Edie (Ciao Baby), Lil´Devil, Spiritwalker, Love Removal Machine, não necessariamente nesta ordem. Tocou quatro ou cinco músicas do novo disco, Born into this, com destaque para a candidata a hit Dirty Little Rock Stars, com uma linha de baixo fenomenal. 

À meia-noite em ponto rolou a pausa e a galera ficou à espera do bis. E foi aí que pintou uma ponta de decepção entre os fãs. Quase todos esperavam que eles voltassem tocando a balada Revolution, clássico do álbum Love, de 1985.  Em vez disso, mandaram a boa Sweet Soul Sister (de Sonic Temple, 1988) e fecharam o show com a indefectível She Sells Sanctuary, em um arranjo pouco mais lento que o original, no qual Astbury alternou momentos mais contidos com explosões de voz.

A 0h15 os trabalhos estavam encerrados, após quase 1h25 de apresentação. Curta, na minha opinião, mas catártica. Quem foi meio receoso de ser um caça-níqueis, não se arrependeu de forma alguma.

» Veja o vídeo de Lil´ Devil, captada por celular:

38 comentários sobre “Faltou a revolução

  1. 1200 pessoas para ver “A maior banda do mundo” ? Quem manda mentir na divulgação, otários. Acabou a Era dos Trouxas, quando bastava se repetir qualquer besteira na mídia pra que isso se tornasse verdade. Lembram-se daquela bosta chamada Placebo?

  2. Achei o som matador, a banda toca muito ao vivo. Fique impressionado…
    Só achei Ian Astbury meio paradão.

    Sobre o público de rock em Brasília. Eu só tenho uma coisa a dizer: já faz tempo que não existe!! Por isso tenho minhas dúvidas sobre Brasília entrar na rota de rock internacional. Pode trazer a banda que quiser que nunca terá um público grandioso, a não ser no Porão do Rock, que já faz parte calendário de eventos da cidade e consegue atrir mais de dez mil pessoas. Em Brasília funciona assim: se o produtor não tiver um patrocinador forte vai tomar é “ferro”
    O público de rock´daqui é muito mal acostumado, acha que os eventos são caros e quer que os mesmos sejam quase de graça.
    Assisti o show do Cult na arena vip, paguei R$ 40,00, e ainda conheço pessoas que queriam comprar por um valor mais abaixo, e por não terem conseguido comprar por um valor menor que o estipulado pela produção ficaram de fora.

    Quem não foi perdeu, pois sem dúvida foi um dos shows mais excelentes em termos de sonorida que eu já assiti em Brasília.

  3. Concordo com a questão dos ingressos. Pra mim, foi até barato para o tamanho da banda e a importância histórica. O lugar e o som estavam impecáveis. A banda nem se fala.
    O problema de Brasília, não é só de Brasília (é do Brasil), é que as pessoas querem entrar na brodagem, camaradagem etc. Pagar meia da meia. Esse tipo de coisa. Isso se deve muito ao pessoal que não gosta de trabalhar e chora miséria. Parou no tempo. No tempo em que o rock “salvava”. Isso cria uma catarse coletiva de que existe um underground dentro do rock. Underground é na cabeça de quem acredita.
    Eu já vi show em Brasília com bandas renomadas custando 3 reais, e o povo bebendo cachaça na porta e reclamando do ingresso.
    Isso é o DF. A piãozada acredita que Brasília salva, vem pra cá, derruba o DF e quer reclamar.
    Não faço a mínima questão de pião em show, e quem reclama dum show desse é pião, miserável e que não trabalha.
    É isso.

  4. Aqui pra Brasília só vem velharia decadente, o pior é que esses 1200 panacas aind ficam indignados porque ninguém tomou conhecimento do show da “maior banda do mundo”….

  5. Essa é a mentalidade desse demacol, que entra no blog para tirar onda de fodão.
    Vem aqui para menosprezar as pessoas.
    Por isso que não participo mais de blogs.
    Estou aqui por considerção ao cult 22, que é o único incentivo ao rock em Brasília.
    Um espaço que pode ter debates produtivos serve para o cara avacalhar.
    Eu tenho mais de 30 anos e não vou ficar aqui perdento meu tempo com as molecagens desse tal demacol.

  6. “Demacol tu é muleque, e debil mental, quem foi como eu sabe que foi um super show, gostei muito, 2008 teve bons shows no Brasíl, The Cult lamentei muito por não ter visto em 2006, fiquei muito feliz por ser em Brasília muito bom mesmo.

    Demacol da um tempo deixa de ser babaca muleque!!!!!

  7. Só uma dúvida : Marcos, a faixa Sweet Soul Sister não seria do álbum Sonic Temple (se eu não me engano de 1992) ?

  8. Tem razão Wadson, verifiquei o erro depois. Só que o Sonic Temple na verdade é de 1988. Tô corrigindo no blog. Valeu!

  9. Na boa, prefiro ver determinados shows em Sampa.
    Um grande show tem que ser no Rio e São Paulo mesmo. a produção de Brasília é péssima, o púbico nâo vai e s~´o dá prejuizo…
    O rafael reismam trouxe um puta festival e deu prejuízo. Sei que Alanis e simple Red tb não é a maravilha do mundo, mas não custava o público prestigiar para virem outros melhores na próxima… Goiania, aqui há 200km tem a cena de Rock muito mais poderosa que a nossa. A galera aqui se acha.
    Nego mau pagou para ver o Hives por 40 reias, mau pagou para ver o Cult de 40 reais… vâo pagar o que? Quer U2? vai em shows menores, ninguém vai trazer se nâo tiver espectativas….

  10. É, concordo. Podem ser impecáveis a produção, o show, o set, a iluminação, etc. Se não se paga, se não vem gente, não adianta tentar convencer os caras que produzem shows maiores que é viável fazer show aqui.

    Eu tento ir a todos os shows internacionais que eu tenha o mínimo de referência (ainda que não tenha exatamente conhecimento da banda). Não fui no The Cult porque estava viajando, mas gostaria de ter ido. Como gostei de ir no Hives e nos outros shows mais vagabas que vieram pra cá.

    Pra quem vai e tá mais ou menos cheio é legal. Mas fico triste em ver, por exemplo, o New Order, que foi um fiasco retumbante de público (deu metade do que deu no espólio do Doors, por exemplo), mesmo sendo uma puta banda.

    A conta é simples: tomou preju, não vem mais.

    Abs

  11. Senhores, prestem muita atenção porque não gosto de repetir. Aprendam de uma vez por todas que a ferramenta blog se distingue dos demais veículos justamente por permitir uma interatividade entre o emissor e o receptor pra que o nível da informação seja sempre o maior possível. É claro que existem alguns problemas, como xaropes que falam besteiras. Mas se não aguentam nem isso, voltem pro jornalismo tradicional que é onde ainda impera o mundo das “verdades absolutas e inquestionáveis”.

  12. O otário aí é o único que nâo percebeu que pode ouvir o Cult 22 aqui nesse blog. Já viu o mp3 aí em cima, inteligencia rara? Quando nao posso ouvir ao vivo, entro aki para ouvir. Nãop ara ficar azucrinando, coisa de quem deve ter banda ruim, frustrado. Ou não consegue fazer sua carreira artistisca ou profisional e fica criticando sem razão o trabalho de quem faz direito.
    Aliás fora a qualidade do mp3 para ouvir os programas, o blog esta muito bom. Pelo jeito você é o mesmo que usa vários apelidos aqui. Coloca o endereço aki para o público ter certeza do que você fala.

    Quando se dá interatividade demais, existe abuso, como voce faz.

  13. E vc, projeto de nazistinha, procure aprender a conviver com a diversidade de opinião se você almeja ser algo mais do que um mero bajulador de chefe.

  14. e então conseguiu usar sua inteligencia e ver o mp3 aki? tenho certeza que o deus catolico seja o mesmo professor pardal. so pode ser que nao tem realmente o que fazer. fica só aki nesse blog. vai estudar, trabalhar.

  15. Animal, tenta entender que existe uma diferença abissal entre mp3 disponibilizados e um player com o programa da semana. Tá difícil? Vou repetir,PLAYER ou TOCADOR, ali na coluna ao lado, que baste um simples click no botão play para que o visitante ouça também o programa semanal. Entendeu, asno relinchante????

  16. Sobre a sua sugestão, eu agradeço, mas não tenho muito apreço pelo estudo ou trabalho, faço o tipo vagabundo completo, entende?

  17. meu deus católico! voce é realmente pior do que eu pensava. acabei de entrar na pagian mp3 ai em cima e confirmar que todos as datas tem um player embaixo da data. e ja tinha visto isso a um tempao. nao to acreditando que voce nao consegue ver. é um bloqueio?
    asno relinchante? deus não fala assim.

  18. Nossa, é impressionante como quando as pessoas não usam seus próprios nomes para assinar um comentário elas perdem a noção do respeito e a educação. Ser corajoso e grosseiro com nome dos outros é fácil.

    Sou a favor da moderação, pra manter o foco e o nível das discussões.

    Sem mais para o momento,

  19. e digo mais. podemos ouvir o programa de janeiro até setembro só que com a qualidade baixa. nao sei por que nao colocaram os programas de outubro que era o que eu queria ouvir (especial do the cult).

  20. Não consegue entender o que é um PLAYER????

    Desisto, nem Deus pode com tamanha dificuldade de compreensão…..

  21. nao esta vendo player? rarararah. soh voce nao ver. e eu uso windows 2000 e consigo ver. atualiza o seu navegador, criançona. deve ser tao antiquado quanto seus pensamentos.

  22. Na página inicial? Onde???? Será que minha onisciência está falhando ou vc não entendeu isso até agora????

  23. nao era um player? agora e na pagina inicial? deixas os caras fazerm o que quiserem o com blog. monta o seu, faz o seu programa de radio e coloca na pagina inicial e depois avisa aki para quem quiser ir la. alias, essa pagina inicial desse blogo aki ja estah poluida demais.

  24. Ed, tem certeza que o Reisman tomou prejuízo com o tal BMF? Na própria página dele, diz que deu 160 mil pessoas nas três noites. Tudo bem que teve essas atrações internacionais e seus cachês em dólar, mas eu lembro que o preço do ingresso não foi nada popular. Se ainda assim o festival não se pagou, então tem algo muito errado aí. Eu acredito muito mais em produtor exagerando o próprio prejuízo, pra quem sabe no ano seguinte conseguir sensibilizar as otoridade e tirar mais dinheiro de patrocínio do governo, do que nessa história de “Brasília não tem público”.

  25. Arthur, obrigado pelos comentários. Deixa eu justificar a qualidade do mp3 que toca nos players dos programas: como o Cult 22 tem sempre mais de três horas de duração, o arquivo ficaria grande demais se fizéssemos a conversão para mp3 de boa qualidade. Seria praticamente inviável tocar no player (só seria possível utilizá-lo para download). Além disso, ocuparia muuuito espaço no nosso servidor. Poucos sabem, mas não recebemos para fazer o programa. Pagamos domínio, hospedagem e qualquer coisa a mais do nosso bolso.
    Quanto aos dois programas de outubro, tivemos problemas no computador que gera o mp3 – e acho que vai ser bem difícil conseguirmos colocá-los no ar. Infelizmente. Espero que entenda.

  26. caros amigos , o show foi excelente som impecável, parabéns a produção, acho que está na hr desse lenga-lenga de torcer pro pior, não interessa se é a melhor ou pior banda, o the cult tem um valor histórico imenso, sou do piauí com orgulho e ouvia esses caras qdo tinha 15 , 16canos hj com 37 anos realizei meu sonho, parem de reclamar e vão aos shows cambada de preguiçosos, valeu marcos pinheiro o blog tá muito bom.

  27. Abelardo, o programa do dia 10/10 está pronto para inserirmos no player. O do 3/10 é que perdemos mesmo, infelizmente.

  28. Eu não sei se já foi explicado antes, mas não custa perguntar: Porque não disponibilizar para download as edições do programa ? Pra mim é muito mais cômodo baixar o arquivo e ouvir no player durante o caminho para o trabalho ou na fila do banco ! Rrsrsrs ! Ok, sei que fui folgado, mas foi só uma sugestão.

  29. A falta de energia do Ian No Show!!!
    O cantor está com um problema no fêmur e do quadril, devido ao desgaste e assim que voltasse para NY ia operar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>