Blog voltar
|

Um ano sem o (programa) Cult 22

No dia 11 de maio de 2012, após 20 anos e sete meses seguidos no ar pela Cultura FM (100,9Mhz), o programa Cult 22 se despediu das ondas do rádio. Foi uma decisão difícil, mas bem pensada, conforme explicamos em post publicado aqui no blog. Uma certa comoção chegou a rolar nas redes sociais, muita gente se solidarizou mas, devido às circunstâncias, tratava-se de um ato irreversível.

Chegamos a receber proposta e tivemos possibilidades de levar o nosso programa para outra(s) emissora(s) – o que ainda não está 100% descartado. Na prática decidimos então investir numa rádio virtual, que vem funcionando (desde o fim de 2012) – por enquanto apenas em caráter experimental – nesse player situado no alto e à direita da página (e reproduzido aqui). Até agora só com músicas, algumas vinhetas e vez ou outra programas especiais, tais como o que fizemos sobre The Cure (em março) e agora sobre o Yes.

A ideia inicial – e natural – era voltarmos com o programa na íntegra em nossa emissora. Essa “reestreia” seria justamente hoje (10/5), um ano após o fim das transmissões. Mas, convencido pela sensatez do parceiro e amigo Abelardo Mendes Jr., vamos adotar uma estratégia ainda mais ambiciosa: transformar vários quadros que tinham no antigo Cult 22 em pequenos programas semanais com até meia hora de duração. Uma forma de montarmos uma grade de programação que preencha a Rádio Cult 22 durante toda a semana. E transformar as “três horas de rock e pop sem discriminação” do velho programa em “24 horas…” – por que não?

Para isso, já fechamos parceria com o Estúdio Refinaria (716 Norte) que em breve passará a ser o nosso novo QG. Antigos colaboradores como Djalma Phú, Welbert Rabelo, Penny Lane, Alê dos Santos e Bruna Senseve, além do próprio Abelardo, vão reativar os blocos Sabotagem, Metal Attack, Ruído Rosa, Cult Brasil, Brasília Connection e Ideia Nova. Outros, como Bernardo Scartezini e Lelo Nirvana, também foram convidados a fazer suas participações. Vamos ainda reproduzir na nossa rádio os programas Anjos da Noite e Marco Zero, que eu e o Bernardo produzimos semanalmente para a Rádio Câmara FM (96,9MHz). Outros quadros devem virar “drops” na programação. E estamos abertos, claro, a novas propostas.

Como se não bastasse, o Cult 22 Rock Show, nosso programa de TV que veiculamos por quatro meses em 2012 pela UnBTV, voltará em breve – agora com o apoio do FAC e em formato de vídeo e também de programa de rádio. Estamos negociando sua veiculação no dial convencional, além da nossa emissora. A proposta girará em torno do universo do rock no Distrito Federal, não somente das bandas locais, mas dos shows e eventos do gênero (nacionais ou internacionais) que estarão rolando pela capital. Mais uma vez com o suporte da equipe de produção do antigo Esquina Música e Cultura, sob a direção de Octavio Schwenck Amorelli.

Last, but not least, aproveitando o fim do Cult 22 Rock Bar, vamos dar início a uma série itinerante de festas do Cult 22, com nossos DJs e mais convidados tocando por diversos pubs e bares do DF – sempre com rock de todos os tempos e telão com videoclipes! A estreia desse “Cult 22 On Tour” será no dia 1º de junho (sábado), no Salada Cultural Bistrô (716 Norte), com as presenças confirmadas dos DJs Ed & Zeca (Projeto Carro Mamute). Mais informações em breve. E em outubro pretendemos armar um grande evento para comemorar os 22 anos do Cult 22 – quer data mais simbólica que isso?

Então, senhoras e senhores, preparem-se que vocês ainda vão ouvir falar muito da gente ao longo de 2013. Espero que gostem do que vem por aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>