Blog voltar
|

Teenage Fanclub: a banda que começou como Helter Skelter e chegou a I want to hold your hand

A colabora do Cult 22 Alê dos Santos sacou a existência do Teenage Fanclub depois que ouviu uma música do Superguidis. E pediu, agora há pouco, uma dica de disco da minha segunda banda escocesa favorita – quase primeira banda escocesa favorita (os dois últimos disco do Belle and Sebastian não fazem parte das mil maravilhas sonoras, o que fez Stuart Murdoch perder pontos no ranking).

Coloquei no Google “coletânea Teenage Fanclub” para lembrar o nome exato de “Four Thousand Seven Hundred And Sixty Six Seconds – A Shortcut To Teenage Fanclub” (o CD tem 4766 segundos de música). A primeira ocorrência em português é uma nota do Terra de 2004, com o título “Coletânea do Teenage Fanclub ganha edição nacional”. Ah, tá. E daí?

Toda a ladainha acima era só justificativa para publicar o trecho abaixo, retirado da nota. Era pedaço de uma entrevista que o escritor Nick Hornby concedeu à revista Mojo. Hornby descreveu o Teenage Fanclub assim:

“Quando eu estava escrevendo ‘Alta Fidelidade’ em 94, Barry, um dos caras que trabalha na loja de discos que serve de locação ao romance, pregava um cartaz recrutando membros para uma suposta banda. ‘DEVE GOSTAR DE R.E.M., PRIMAL SCREAM, FANCLUB, ETC.’ E estava correto naquele momento: o Teenage Fanclub era o sonho de todo vendedor de loja de discos, meio grunge e subproduzido, com uma fixação séria por Big Star. Desde aqueles dias, entretanto, a sua música tornou-se mais rarefeita e limpa e quase perversamente divertida. É como se eles quisessem inverter a direção dos anos 60: eles começaram com ‘Helter Skelter’ e foram trabalhando até chegar em ‘I Want To Hold Your Hand’. É muito difícil fazer o caminho contrário, claro, porque todos nós começamos jovens e cheios de esperança e terminamos amargos e violentos (ou isto não acontece com todo mundo?). Então há algo quase heróico em abraçar este tipo de suavidade; ela parece ter sido ganha arduamente e por isso é ainda mais convincente”.

O álbum novo deles, “Shadows”, sai em junho. Ouça “Baby Lee”, uma das músicas do disco:

Agora, um videozinho antigo:

» Mais vídeos do Teenage Fanclub

3 comentários sobre “Teenage Fanclub: a banda que começou como Helter Skelter e chegou a I want to hold your hand

  1. se o mundo fosse um lugar decente pra se viver, o teenage fanclub lotaria estádios ao redor do mundo há, pelo menos, 15 anos. ‘songs from northern britain’ é um dos melhores discos q eu já ouvi na vida. e os caras ainda lançaram álbuns memoráveis como ‘bandwagonesque’ e ‘grand prix’, além de todos os outros. uma discografia pra ser ouvida de cabo a rabo.

    já tinha visto q eles estavam gravando, mas não sabia qdo seria o lançamento. 110% de chance de mais um discão. é só esperar pra ouvir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>