Blog voltar
|

Hoje a Noruega é aqui

A Noruega é um país localizado no norte da Europa, que faz fronteira com Suécia, Finlândia, Rússia e Dinamarca e está próximo de Reino Unido, Ilhas Faroe, Islândia e Groenlândia. Com 385.155km², dividido em 19 condados, tem população estimada em quase 4,8 milhões de pessoas, sob o regime da monarquia constitucional e da democracia parlamentar. Dotada de ricos recursos naturais – petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas e minerais -, tem na produçao petrolífera, construção naval e na exportação de frutos do mar (bacalhau, sobretudo) sua maior fonte econômica. As línguas oficiais são o norueguês (maioria), sami e kven e a data nacional é 17 de maio (dá-lhe wikipedia!!!).

Entre os noruegueses famosos, estão o dramaturgo Henrik Ibsen, o pintor Edvard Munch, o compositor Edvard Grieg, os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset (vencedores do Prémio Nobel de Literatura)… e o A-Ha.

E é justamente o maior nome da música pop daquele país que desembarca em Brasília hoje (16/3) para show, a partir das 22h, no Ginásio Nilson Nelson. Trata-se da anunciada turnê de despedida do trio, formado em 1982, na cidade de Oslo, por Morten Harket (voz), Paul Waaktaar-Savoy (guitarra) e Magne Furuholmen (teclados), que passa agora pelo Brasil com sete apresentações. Já tocaram em Bauru-SP, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Depois de Brasília, ainda seguem para Recife (quinta-feira) e Fortaleza (sábado). O último show desta “pernada mundial” está previsto para 4 de dezembro deste ano, justamente na cidade natal.

O A-Ha viveu o auge na segunda metade dos anos 1980, graças ao sucesso dos três primeiros discos, Hunting high and low (1985), Scoundrel days (1986) e Stay on these roads (1988). Lançou mais dois álbuns nos anos 1990 – East of the Sun, West of the moon (1990) e Memorial Beach (1993), que não despertaram tanta atenção – e chegaram a tocar em Brasília, no estádio Mané Garrincha, em 1991, para mais de 20 mil pessoas. A volta aos estúdios aconteceu em 2000 e, desde então, gravaram mais quatro CDs, totalizando 35 milhões de cópias vendidas. O mais recente, Foot of the mountain (2009), passou praticamente despercebido pelo Brasil, mas liderou as paradas na Alemanha e ficou em segundo lugar na Noruega e quinto na Grã-Bretanha.

No set list desta turnê, eles mesclam músicas de toda a carreira, incluindo, claro, os grandes sucessos dos três primeiros álbuns. Eis o que provavelmente será ouvido hoje em Brasília:

. The bandstand
. Foot of the mountain
. Analogue
. Forever not yours
. Summer moved on
. Minor earth major sky
. Move to Memphis
. Stay on these roads
. The blood that moves the body
. The living daylights
. Early morning
. You are the one
. Crying in the rain
. Scoundrel days
. The swing of things
. Manhattan skyline
. We’re looking for the whales
. I’ve been losing you
. Cry wolf

Bis:
. Train of thought
. Hunting high and low
. The sun always shines on TV
. Take on me

Não sou fã de carteirinha, mas gosto do A-Ha. A ponto de ter comprado, na época, os três primeiros discos, em vinil. Estarei hoje lá no ginásio pra conferir os caras. Afinal, não é qualquer grupo que estreia com um clipe tão bacana como este, lançado em 1985 – quando os recursos da tecnologia de computação gráfica estavam há anos-luz do que temos hoje.



7 comentários sobre “Hoje a Noruega é aqui

  1. também não sou fã de carteirinha, mas a banda é bem original e tem um repertório cheio de clássicos.

    adorei o post e o set list. tomara que eles incluam também “dark is the night for all”. essa música é linda! mas tocando early morning já está de bom tamanho.

  2. parabéns Marcos pelo bom texto, curto a banda mais como memória afetiva ( minha irmã é apaixonada) e os vinis firavam de tanto ela ouvi lá no nosso longiquo piauí na década de 80, super special , serginho café quem lembra?? isso marcou muito minha adolesc~encia e serviu de base musical, gostei do set list vou me acabar hj a noite , bom show a todos e que venha mais e mais ok?

  3. Belo texto, Pinheiro. Enjoei desta banda justamente por causa deste mega-hit.
    Mudando de assunto – notícias do Retz?
    Aquela grande idéia do show P/ arrecadar fundos foi engavetada? Este projeto beneficiente realmente foi abortado? Não deixa de ser uma pena!…
    Por favor me responda, meu jornalista-musical-preferido! News! News! News!!!!!(risos)
    BEIJOQUAIS!

  4. Marcos, não dá pra falar da Noruega (principalmente em site de rock) sem citar uma das maiores fontes de exportação do país: o black metal.

    Procure ler sobre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>