A revolta sobre a não confirmação de alguns shows internacionais cogitados para Brasília, como os casos de Metallica e Faith No More, por exemplo, é bastante justificável. Ao postar sobre o assunto - e levantar dúvidas até quanto a vinda do Franz Ferdinand, em março de 2010 -, agi da mesma forma. Ou seja: como alguém que consome rock avidamente, mora na cidade há muitos anos e que gostaria de ver grandes eventos do estilo rolando sempre por aqui. Mas é minha tarefa, como jornalista, também ver o outro lado dessas histórias. Não se trata de defender ninguém, mas mostrar que, no calor das discussões e da paixão pela causa, acaba-se escrevendo algumas inverdades às vezes até por desconhecimento.
O primeiro ponto que vale bom questionamento: Brasília não está atrás de Curitiba e (muito menos) de Goiânia em termos de atrações internacionais. Se o que vale são "shows relevantes", peguei em nossa agenda internacional a lista de nomes gringos que passaram pelo Brasil em 2009. E separei os que considero mais importantes em termos de mídia, público e/ou importância histórica. A capital paranaense recebeu apenas o Oasis e a goiana, o Simple Plan (que nem é tão fundamental assim!). No mais, perderam feio da gente!
Mesmo cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre não ganharam com tanta margem assim de Brasília, pelo menos este ano. Os mineiros puderam ver de perto Keane, Motörhead, Living Colour e Faith No More. Os gaúchos, tiveram Oasis e The B-52´s, além de Living Colour e Faith No More. Nenhuma das duas, porém, recebeu o Iron Maiden em 2009. O Heaven & Hell não foi também ao Sul. Outros grandes eventos, como Radiohead, Kiss, Iggy & the Stooges, The Killers e AC/DC, ficaram restritos a São Paulo e, no máximo, ao Rio de Janeiro - e olha que a Cidade Maravilhosa vem perdendo cada vez mais espaço no cenário nacional!
Outra questão importantíssima (sobre a qual sei que vou tomar porrada): shows do porte do Metallica não são calculados apenas multiplicando o público estimado pelo valor do ingresso - "Ah, devem dar uns 25 mil pagantes e o ingresso custa R$ 200. Logo, vou arrecadar R$ 5 milhões na bilheteria, dá pra pagar tudo e sobrar algum pra mim". Ao assinar contrato com um artista internacional de tal renome, é preciso pagar, em geral, 50% do cachê adiantado, fora outras despesas menores. No caso do Metallica, uma bagatela em torno de R$ 500 mil, mais ou menos. Se o produtor não tiver a grana na mão no ato, o acordo não rola. Ou tem dinheiro em caixa ou patrocínio pra bancar. E todos sabemos que financiamento para shows em nossa cidade não é coisa fácil, quase tudo acaba nas mãos dos governos local ou federal. Podem ter certeza que a apresentação no estádio Zequinha, em Porto Alegre, vai rolar em 28 de janeiro porque o responsável por lá tem "bala na agulha", não está fazendo só porque "confia na quantidade de público que vai". Se fosse assim, seria muito fácil trazer atrações internacionais para qualquer grande capital do Brasil - o que não acontece, como já percebemos.
Resumindo: Brasília ainda tem que crescer muito, amadurecer e se viabilizar em termos de mercado. Os produtores locais precisam ser mais corajosos e se planejar melhor também. Mas lembremos que, há três ou quatro anos, sequer imaginaríamos ver nomes como Iron Maiden, Heaven & Hell ou Muse (que lota estádios pela Europa) tocando por aqui, só pra citar os mais significativos, de 2008 pra cá. Muito menos cogitar Metallica, Guns n´Roses ou Franz Ferdinand (que está oficialmente anunciado, é bom alertar!).
Afinal, estar entre as cinco cidades com mais shows internacionais no país não chega a ser tão demérito assim - e longe de ser piada nacional! A crise, em maior ou menor proporção, também atingiu o Brasil e só tivemos dois grandes festivais de rock no país este ano - ambos no mesmo dia e na mesma São Paulo! Que 2010 seja melhor. O blog está aqui sempre na torcida - e ajudando no que for preciso...
Robson B. Leite, 15 de dezembro de 2009
Excelente esclarecimento! XD
Emilie Larue, 16 de dezembro de 2009
Se vc procurar o dinheiro em algumas meias por aí, talvez a gente entrasse no circuito...? Por que poder aquisitivo não é exatamente o que falta na cidade. Agora falando sério. Eu acho que os empresários, mesmo os que têm bala na agulha, investem no que pode dar certo. E aqui em Brasília, sei lá. Acho que não dá para ganhar muito dinheiro com eventos desse porte, não. As pessoas daqui mal sabem quem é o Radiohead. Só conhecem Creep e olha lá. Então para o empresariado deve ser melhor concentrar tudo no rj e sp, e se der, sobra pra outras cidades. Quem é fã de verdade, sai de bsb pra ver. É o que faço, direto. E tem várias outras pessoas do país todo que viajam para o rj e sp para ver esses shows. Até o Metallica. Será que o Metallica enche estádio aqui em Bsb com a galera pagando 200 reais? Sei não... eu não iria nesse show, não é a minha praia. Só se eu ganhasse o ingresso, a título de nostalgia.
Emilie Larue, 16 de dezembro de 2009
o porquê do início do comentário acima é pra ser junto "porque", não separado como saiu.
giovani iemini, 16 de dezembro de 2009
sim... se fosse fácil eu já teria organizado um festival com WANDER WILDNER, ZUMBIS DO ESPAÇO, SLUG, MATANZA e CAFÉ TACUBA. hehehe.
Felipe Campbell, 16 de dezembro de 2009
Tem muita falácia nesse texto, principalmente nas comparações. O Iron não foi a Curitiba em Porto Alegre em 2009 somente porque já tinha ido a estas cidades em 2008, na mesma turnê. São Paulo, por motivos óbvios (e porque eles queriam fazer um show completo, para 60 mil pessoas), foi a única cidade do Brasil que os recebeu de novo. Esse ano não mudou nada, no meu ver, em relação ao potencial das cidades receberam shows. Eu tinha essa esperança depois que o Iron veio de que mudasse. Mas houve várias oportunidades e nenhuma foi aproveitada. Até o FNM, que não parece ser exatamente uma banda cara, tocou para parcas 3 mil pessoas em BH, no que parece ter sido um fiasco. E se já tinha tocado por aqui em tempos áureos e não veio agora, para mim é sinal de que a coisa piorou, e não melhorou. Sem nos limitarmos a 2009, vemos que Curitiba já recebeu o AC/DC, o Pixies. Porto Alegre já recebeu o Metallica e o Iron em outras oportunidades. E o REM também andou por lá. O Pearl Jam também já foi a POA e Curitiba. E Goiânia e Manaus ja´receberam, se não me engano, White Stripes, Megadeth, White Snake. E Fortaleza já teve Offspring. Dessas bandas citadas que vieram para cá, Brasília só recebeu o Iron Maiden e o Heaven And Hell, que são dignos de menção. Talvez o citado Muse. Respondendo à Emillie, não tenho dúvidas que, se Iron colocou 23 mil pessoas com ingresso a R$ 300, o Metallica colocaria igual ou maior número de pessoas por aqui. Brasília é piada nacional sim, companheiro. Respeito seu engajamento e a fome pelo rock´n´roll, mas 90% das "atrações internacionais" citadas como confirmadas aqui são bandas sem nenhuma expressão ou relevância e totalmetne fora do mainstream (digo, bandas e artistas que arrastam 20, 30 mil pessoas para estádio e estão na crista da onda, ainda que tenham 20, 30 ou 40 anos de carreira). Estamos, sim, muito atrás de Porto Alegre e Curitiba. Talvez até de BH, Goiânia, Manaus e Recife também. O desfecho da piada nacional vai ser o sonho panteoniano de termos Paul McCartney, a Madonna, o U2 e até a porra da Beyonce. E acordamos com Roberto Carlos e, provavelemnte, Claudia Leite. Entendo os problemas enfrentados pelos produtores, mas se aqui é a capital com a maior renda per capita, se aqui o dinheiro gira e circula com tanta rapidez, por entre meias, bolsos e apartamentos com preços bombados, não entendo como não tem empresário com balha na agulha. Grana eles têm. O que não têm é o que você, eu e todo mundo o que lê esse espaço temos de sobra: confiança e fé no rock´n´roll. Abraços fraternos.
Arthur, 16 de dezembro de 2009
Emilie, não sei qual é a sua praia, mas numa boa, se o iron lotou pagando o dobro e com mais datas anunciadas no Brasil (inclusive nordeste), a probabilidade de o metallica encher pagando o mesmo valor é, no mínimo, igual. Quem acompanha a cena METALEIRA há algum tempo sabe disso, é um fato, é mais certo que a bolsa. Mesmo em 99, quando metallica estava em baixa, ele levou multidões. Agora eles voltaram com um disco considerado bom pela crítica, estão fazendo sets recheados de clássicos... Cara, é certeza que lota. Só pra comparar, o lote de ingressos do primeiro dia era o mesmo do AC/DC e acabou muito mais rápido que o show do AC/DC... Enfim, mesmo as pessoas que ficam torcendo o nariz dizendo que o metallica acabou no black album, eu duvido que não iriam se tivesse metallica em brasília, mesmo pra ir na arquibancada... E eu concordo com o Marcos, a questão é de patrocínio. O que me admira bastante é que Brasília, que tem a maior renda per capita do Brasil e uma cena metaleira comprovadamente grande (vide iron, 2º maior show da turnê e heaven and hell, que levou tanta gente quanto são paulo) não consegue um infeliz com vontade de investir na cidade... Isso, sinceramente, é incrível! Jamais vamos saber a verdade, mas, de quem é a culpa? Será que não estamos conseguindo vender nossa cidade, mesmo com a estatística toda a nossa favor?
Marcos Pinheiro, 16 de dezembro de 2009
Felipe, como deixei claro no meu texto, não estou analisando "toda a história" de shows internacionais de Brasília ou das demais "concorrentes". Mas o que rolou de 2008 pra cá, indicando que nossa cidade, mesmo ainda incipiente, cresceu neste período. Se você acha falacioso, também posso achar o mesmo ao você apontar que Goiânia já recebeu o Megadeth, o White Stripes esteve em Manaus ou o Offspring foi a Fortaleza. Dá a entender que isso é uma constante lá, o que está muito longe de ser verdade. Foram shows isolados. Então lembremos que Brasília já recebeu o New Order (2006), a Alanis Morissette duas vezes (2003 e 2009), o Tears for Fears (1996), o Faith No More (1991), o A-ha (1991), o Sting (1987), todos realizados no Nilson Nelson ou no Mané Garrincha. Não é por aí o raciocínio! O Pixies foi a Curitiba em 2004 - e estive neste show, inclusive, com muito prazer. Mas lembre-se: o Pixies SÓ ESTEVE LÁ quando veio ao Brasil. Foi um show exclusivo no Curitiba Pop Festival, assim como o Eagles of Death Metal fez em Brasília este ano no Porão. O Muse, em 2008, só esteve em São Paulo, além do Porão. Claro que a capital paranaense, historicamente, tem muito mais tradição que Brasília, mas acho que não está à frente de nós nos últimos tempos. Quanto a Porto Alegre, BH, Rio e Sampa (que é hors concours), não se discute. Estamos atrás sim, sem dúvida. E a roubalheira também entre empresários e políticos é notória e só nos deixa mais indignados, nem precisa dizer.
Marcos Pinheiro, 16 de dezembro de 2009
Esqueci de Eric Clapton, em 1990, também no ginásio...
Fabricio, 16 de dezembro de 2009
Só uma pequena correção. O Iron foi em BH sim. O shown ocorreu no mineirinho, na quarta-feira antes da banda vir a Brasília. O público contabilizado foi de 12000 pessoas.
Arthur, 16 de dezembro de 2009
Pra falar a verdade, acho uma vergonha estarmos atrás do Rio. A cena lá é muito fraca pra metal... Acho que a única razão é pq as bandas fazem questão de conhecer a cidade maravilhosa... lamentável.
Marcos Pinheiro, 16 de dezembro de 2009
Arthur, a discussão não é apenas sobre metal, mas sobre shows internacionais de rock em geral... PS: O show do Public Enemy, segundo foi publicado no Correio de hoje, foi adiado para maio de 2010
jade, 16 de dezembro de 2009
Gente, vamos trabalhar pra juntar dinheiro e ver todos os shows em SP, sem depender da boa vontade dos produtores de Brasília...
Renault, 16 de dezembro de 2009
Resumindo: Temos público, fato incontestável, só não temos produção cometente que planeja os investimentos e consegue captar patriocínios! Temos a maior renda per capta do país, temos público ávido por um grande show, somos a 4ª capital do país caminhando para ser a 3ª, temos uma grande cidade como Goiânia ao Lado, estamos mais próximos da região Norte/Nordeste do que SP o que faz com que tenhamos uma tendência em receber turistas dessas regiões em eventuais grandes shows, principalmente em finais de semana. O que mais é necessário para realmente não perdermos os grandes shows para POA, Rio e BH senão planejamento e capacidade das produtoras?? As produtoras amadoras daqui sempre de pires na mão pedindo apoio do governo local! Minha única esperança desse quadro mudar é o novo estádio Nacional que será construído para a COPA. Estou torcendo para que o GDF conceda a administração para alguma empresa de SP ou internacional com Know How com capacidade de investimento ou de atrair patriocínios, coisa de profissional e não de amadores!
andrei, 16 de dezembro de 2009
O Mestre Roger Waters tocou em Porto Alegre em 2002. O Grande Bad Religion tocou em FORTALEZA ano passado. O Jurássico Deep Purple estevem aqui em 1997! E em Goiânia em 2003... BB King aqui em 2004...Penso que o que falta além de bons produtores e patrocínio é divulgaçao. Por exemplo, nunca vi um evento do Rafael Reisman vazio ou mal divulgado, sendo rock ou não, meses antes já sabemos o que o cara está trazendo pra cidade. Público, está claro que temos e com grana!
Leocádia Joana Garibaldi Pinto, 16 de dezembro de 2009
O show do N.Order nem tava tão lotado assim, do B.E.Peas também não (e olha que aquela jabazeira todo mundo conhece). A questão é: será que nossa cidade tem público pra shows internacionais? Concordo plenamemte com o F.Campbell - mais uma vez. Agora, pra que ficar comparando BSB com Goiânia? Essa rixa é tão "demodé"... com todo respeito-comparar Brasília com B.H e R.G DO Sul em termos de shows é piada, né não? Só pode!!!!!
sérgio ricart, 16 de dezembro de 2009
fico impressionado com a disposição de todo mundo aqui quando o assunto é (a falta de) show gringo em brasília. na boa, acho que isso só serve mesmo pra aumentar a freqüência de comentários aqui no blog pq, no fim das contas, estamos pregando no deserto e não vai ser meia dúzia de reclamações que vai mudar o quadro. como diria roberto carlos: “eles [os produtores] estão surdos!” por outro lado, essa desconfiança dos produtores é até compreensível pq brasília não é a cidade rock que muitos pensam. acho, inclusive, que falta cultura rock na nossa cidade... até mesmo entre roqueiros de todas as gerações, que se limitam a conhecer e dar atenção às bandas do ‘seu tempo’ ou da ‘sua onda’. além disso, bsb pode até ter a maior renda per capita, mas em termos de cultura e lazer, o esquema aqui é bem, digamos, ‘popular’... e pra ser bem honesto, não vejo nada de errado nisso. por exemplo, se vc perguntar pra turma da micarê, os idiotas somos nós. tudo é apenas uma questão de preferência, gosto, interesse, etc. em resumo, estamos vivendo na cidade errada... vou dormir.
O Onipresente, 16 de dezembro de 2009
Tá faltando pauta pro blog do Cult 22. Deve ser o fim do ano. rs.
Marcos Pinheiro, 17 de dezembro de 2009
Sergio, concordo contigo: nós somos os idiotas pregando no deserto. Mas nem por isso devemos cruzar os braços. Para isso temos o nosso blog e outros espaços para levantar estas questões e debater. E discute quem quiser, ninguém é obrigado. Assim como ninguém precisa ir às ruas fazer passeata ou carreta pra pedir o impeachment do governador e da máfia da Câmara Legislativa. Todos somos minorias...
Ian Ferraz, 17 de dezembro de 2009
Felipe disse tudo. Fechou o texto muito bem. o Muse tocou no Rio também no ano passado. HSBC hall...algo assim.
Renault, 17 de dezembro de 2009
Sérgio, então onde está essa meca do Rock'n'Roll? Fora SP, me diga uma cidade com média de público maior que a nossa em grande shows internacionais de Rock? O próprio segmento Rock já é minoria por si só! No entanto, isso não é desculpa para BH, Rio e POA deixarem de ter grandes bandas por lá!
Leocádia Joana Garibaldi Pinto, 17 de dezembro de 2009
Sou figura onipresente nas baladas. Todos os D.J's conhecem minha cara, porém sempre vou sozinho porque não conheço NINGUÉM nessa cidade que goste de rock sem rótulo, oque dirá indie rock! Minha irmã só vai comigo se eu pagar tudo, meu filho de 25 anos nem amarrado! Aqui na S.Q.S41O neguinho nunca ouviu falar em A.Monkeys muito menos F.Ferdinand(coisa inter-planetária para muitos). Quadra de axezeiros é assim mesmo!!!!!
titio, 17 de dezembro de 2009
KKKK... Brasília, pós Roriz, culturalmente falando, "virou" as regões Norte e Nordeste do país. Por motivos óbvios (trouxe uma pá de gente pra votar nele). Já tinha ficado uma coisa ridícula com o Axé e com suas variações. Por um lado, Brasília tem uma minoria que gosta de coisa boa, seja ela "jabá" (Black E.P., por exemplo) ou não. Pelo menos, é música de qualidade aprazível (sem discutir gosto, por favor). Claro que temos público. Faça um show grande que lota. O negócio é fazer bem feito. Com divulgação antecipada, local legal, pesquisa de mercado etc. O que, na maioria das vezes, não rola. Eventos "nas coxas" foi o que mais vi por aqui. Discutir é legal, e quem não quiser discutir, fique a vontade para ir dormir sem postar.
Rodrigo, 17 de dezembro de 2009
Eu acredito na inocência do Arruda,e na do Dr.Marcelo Caron também.
Leocádia Joana, 18 de dezembro de 2009
Disse RODRIGO - O POLÊMICO (sic)
O Onipresente, 18 de dezembro de 2009
Renault, não se engane, BH, Poa e Rio tem muito mais rockeiro do que o DF, terra do axé.
Renault, 18 de dezembro de 2009
Onipresente, Onde estão os números que comprovam que em BH, POA e RIO tem mais roqueiros? Se tem, não vão aos grandes shows internacionais, objeto do debate. No show do Iron: POA - 15 mil; BH: 18 mil, Rio: 22 mil; Brasília - 28 mil No Show do Heaven & Hell: BH - 4 mil; Rio - 5 mil; Brasília - 6 mil. Esse ano, sempre que houve um grande show aqui e também nas outras metrópolis, fora SP, levamos mais público!
renault, 20 de dezembro de 2009
Só para constar: A turnê do Dream theater no Brasil, mostra claramente as cidades com a indústria da produção de shows internacionais. Só faltou BH. Porto Alegre (RS) no dia 16 de março; Curitiba (PR) no dia 18 de março; São Paulo (SP) no dia 19 de março; Rio de Janeiro (RJ) no dia 20 de março.
Fábio Guedes, 22 de dezembro de 2009
O Show do Iron Maidem provou que Brasília realmente tem púbico para os grandes eventos internacionais. Claro que é impossível comparar ao público de São Paulo que ganha em proporção. Falta aqui produtores que acreditem e tenham recursos para investir. Chorar de braços cruzzados é fácil, arregaçar as mangas e corre atrás... Em tempo, ainda não está no site oficial, mas vários veículos confirmaram hoje, o Guns N' Roises dia 07 de março na capital federal. É esperar para ver!
Anderson, 3 de novembro de 2011
Inventário de artistas internacionais que já fizeram show em Brasília Kraftwerk (2004) Muse (2008) Suicidal Tendencies (1997) Suicidal Tendencies (2002) Suicidal Tendencies (2008) Hives (2008) The Cult (2008) Vive La Fête (2008) Suicidal Tendencies (1997) Suicidal Tendencies (2002) Nightwish (2008) P.O.D. (2008) Steppenwolf (2007) (para um evento de motoqueiros no autódromo) Blind Guardian (1998) Exploited (2009) Joe Satriani (2008) Bad Religion (2007) Obituary (2008) Napalm Death (2007) Inner Circle (1996) Big Mountain (1996) CJ Ramone (2008) Manu Chao (2005) Manu Chao (2009) Manu Chao (2011) POD (2007) La Mano Negra (2000) (banda original do Manu Chao antes dele sair solo) Christafari (2007) Newsboys (2007) Delirious? (2006) Hillsong (2008) Hillsong United (2006) Ziggy Marley & the Melody Makers (1996) Julian Marley (1997) Joe Lynn Turner (ex-Yngwie Malmsteen, ex-Ritchie Blackmores Rainbow, ex-Deep Purple, ex-Fandango) Gloria Gaynor (?) Stanley Jordan (?) After Forever (2006) Symphony X (2000) Richard Clayderman (?) Marky Ramones (2010) Michale Graves (ex-Misfits) (2010) Jello Biafra (ex-Dead Kennedys) (2010) Creedence Clearwater Revival (2010) Scorpions (2010) Moby (2010) Lil Jon (2010) Peter Frampton (2010) A-ha (2010) B.B. King (2010) Lauryn Hill (2010) Guns N’ Roses (2010) She Wants Revenge (2010) Megadeth (2010) David Guetta (2010) CJ Ramone (2010) Simple Minds (2010) Simply Red (2010) Deicide (2010) Exploited (2009) Heaven and Hell (2009) Riders on the Storm/The Doors (EUA) (2009) Mcfly (2009) Pet Shop Boys (2009) Die Haut (1993) (projeto paralelo do Einsturzende Neubauten, com o Nick Cave no vocal) Simply Red (2003) Pretenders (2003) Alanis Morissette (2003) Alanis Morissette (2010) Live (2003) New Order (2006) Lenny Kravitz (2006) Eagle Eye Cherry (2006) Cansei de ser Sexy (2006) Franz Ferdinand (2010) Green Day (2010) Living Colour (2010) Cranberries (2010) Sebastian Bach (ex-Skid Row) (2010) Paramore (2011) Backstreet Boys(2011) Cyndi Lauper (2011) Tarja Turunen(2011) Shakira (2011) Richie Kotzen (2011) Seal (2011) Iron Maiden (2011) Iron Maiden (2009) Ozzy Osbourne (2011) Judas Priest (2011) White Snake (2011) Motörhead (2011) Jack Johnson (2011) Ben Harper (2011) Sublime with Rome (2011) Mano Chao (2002) Avril Lavigne (2011) Rihanna (2011) Erasure (2011) Tears for Fears (2011) Third Day (2011) Gaither Vocal Band (2011) Gotham Project (2011) Jon Spencer Blues Explosion (2011) Pearl Jam (2011) Nat King Cole (2011) Lisa Minelli (2009) Ringo Starr (2011) Bad Religion (2011) Erasure (2011) Sade (2011) Afrika Bambaataa (2011) Soulfly (2011) Helmet (2011) Double You (1995) Double You (2000) Double You (2010) Paul D'iano (1998) (primeiro vocalista do Iron Maiden 1978-1981) Paul D'iano (2003) (primeiro vocalista do Iron Maiden 1978-1981) Paul D'iano (2009) (primeiro vocalista do Iron Maiden 1978-1981) Mission (2000) (dissidência do Systers of Mercy) Deep Purple (1997) Jackson Five (1974) Eric Clapton (1990) Faith no More (1991) Sting (1987) A-ha (1991) Man or Astroman? (1999) Information Society (1991) Information Society (1996) Men at Work (1996) Fatboy Slim (2007) Fatboy Slim (2011) Superchunk (1998) Superchunk (2000) Concrete Blonde (2001) Placebo (2004) Fugazi (2000) Mudhoney (2004) Mudhoney (2008) Blind Guardian (1998) Stereolab (2000) Manowar (1996) Manowar (1998) Erasure (1992) Ian McCulloch (1999) Systers of Mercy (1993) (na boite Zoom) Quem mais veio até hj? Suicidal Tendencies (3 vezes) Manu Chao (3 vezes) Double You (3 vezes) Paul D'iano (3 vezes) Afrika Bambaataa (3 vezes) Black Eyed Peas (2 vezes) Iron Maiden (2 vezes) A-ha (2 vezes) Mudhoney (2 vezes) Bad Religion (2 vezes) Simply Red (2 vezes) Alanis Morissette (2 vezes) CJ Ramone (2 vezes) Tears for Fears (2 vezes) Diana Krall (2 vezes) Superchunk (2 vezes)