"Macca" e a polêmica

A notícia sobre a quase confirmação de que Paul McCartney virá tocar nas comemorações oficiais dos 50 anos de Brasília, em 21 de abril de 2010, causou rebuliço aqui no blog e na lista de discussões do Cult 22. Agora que a poeira meio que baixou a espera de mais novidades, achei interessante analisar alguns pontos comentados (e contestados), dar minha opinião e botar mais lenha na fogueira.

Uma questão se refere à tal enquete promovida pelo site oficial do aniversário de nossa capital. Há fortes suspeitas de manipulação dos resultados em favor do ex-Beatle. Concordo que é motivo pra se ficar indignado. Mas nada que tire o sono de ninguém. Afinal, participou quem quis e não se gastou nenhum centavo para acessar e deixar seu voto.

Outro aspecto diz respeito à megafesta ser feita para o "povão" e que McCartney, fora dos Beatles, não tem nenhum "apelo de massa". Somado ao fato de que será usado muito do dinheiro público neste evento. Também acho um desperdício, mas vamos combinar: o GDF vai gastar do mesmo jeito, independentemente da gente espernear, os setores de Saúde, Educação, Cultura e Esportes reivindicarem mais verbas, tratamento igual, etc. Então, já que os caras vão torrar a grana mesmo, o que é melhor: trazer o Macca ou artistas do calibre de Calypso, Chiclete com Banana,  Claudia Leitte, Jota Quest, Sorriso Maroto, Capital Inicial ou Xuxa?

Claro que o aspecto segurança é primordial e precisa ser fortemente reforçado. Dá medo ir à Esplanada junto a dois milhões de pessoas e poder ser morto por um maluco com uma faca ou revólver. Mas o que me parece o cerne da discussão aqui é: se fosse qualquer um dos nomes acima, os leitores deste blog não se incomodariam, pois provavelmente não iriam mesmo. E depois reclamariam que o GDF só traz atrações de baixo nível pra comemorar o aniversário da cidade. Mas, sendo o Paul McCartney, entra em campo a tentação de conferir... e correr riscos. E aí?

Finalmente, sobre a polêmica disputa Paul McCartney x U2 (que era a outra atração internacional cogitada anteriormente, mas já descartada): gostos musicais a parte, as duas são importantes historicamente. Os irlandeses têm mais sucessos radiofônicos que a carreira solo do cantor inglês. E, pelo amor de Deus, nunca podem ser considerados uma "banda passageira". Estão há mais de 30 anos na estrada lançando discos, com boas músicas e lotando estádios! O velho Macca, embora mais conhecido pela brilhante e quase irrepreensível trajetória com os Beatles, também possui trabalho solo prolífico e com ótimas canções. Logo, os dois seriam muito bem-vindos na mesma proporção.

RTop

19 comentários para “"Macca" e a polêmica”


  • Mari, 2 de agosto de 2009
    Assino embaixo! Vivemos reclamando que nunca tem atrações internacionais de peso em Brasilia, e quando vai ter uma (e bota peso nisso), o pessoal reclama tb. E sinceramente, acho que o GDF vai procurar dar bastante atenção à segurança, afinal não adianta nada fazer uma mega festa (buscando publicidade positiva pra eles) e a festa acabar com um saldo de mortos e feridos. Eu estou otimista que vai dar tudo certo! Que venha o Macca!


  • the beat, 2 de agosto de 2009
    abrindo o cofre, paul toca até no ginásio de esportes de são sebastião. depois de paul no aniversário de brasilia, vou quer ver os cabeloduro no aniverário de liverpool...


  • MCD, 2 de agosto de 2009
    Com certeza os shows de abertura serão Calypso, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Jota Quest, Sorriso Maroto, Capital Inicial ou Xuxa


  • Carlos, 2 de agosto de 2009
    U2 é uma das bandas que eu menos gosto, mas não dá pra dizer que é uma banda passageira né ? Dei risada quando li isso em um comentário.


  • Emilie Larue, 2 de agosto de 2009
    Apoiado!!


  • Felipe Campbell, 2 de agosto de 2009
    DEsculpa, discordo bastante. Gosto e respeito o U2, mas não precisa querer botar panos quentes na discussão dizendo que os dois têm a mesma importância historica. O U2 é maravilhoso, assim como é o PEarl Jam, a Madonna, foi o Michael JAckson, o Red Hot Chilli Peppers. MAs não deixou legado, não influenciou hordas de novas bandas. Ninguém começou a tocar por causa do U2, não inventaram nada comparável ao que os Beatles criaram. É aceitável e compreensível gostar mais de U2, principalmente quem é mais novo. Mas não tem como comparar no sentido de dizer que os dois são legais, etc etc. Paul McCartney é tipo nível PElé, Maradona. U2 seria, senão um Pat Booner (como eu ja disse), um David Beckham da vida. Seria muito bom que o mesmo viesse. Agora, que diferença faz essa enquete ser manipulada ou não? Acham mesmo que alguém vai decidir gastar milhões de dólares num evento levando em conta a opinião de meia dúzia de internautas? E vamos parar de reclamar do gasto. Dane-se. Se vier de graça na Esplanada e tem alguém com medo de ir lá, fica em casa e compra o DVD. O Paul e o U2 tão cheios de DVDs. Quem sabe até eles naõ gravam outro - como o Capital Inicial fez - lá na Esplanada também. Cara, se o Paul vier, palmas para quem o trouxer. Será histórico. Não dá pra reclamar de nada. Abs


  • marcello, 2 de agosto de 2009
    Hmmm... sobre o Macca prefiro não discutir, porém acho que todos devem deixar o gosto de lado e se ater aos fatos. O recorde mundial de público de um artista solo é justamente do Macca no Maraca. Sobre a quantidade de sucessos radiofônicos da carreira solo dele e a do U2, deixo dados da Billboard: Billboard Legacy > MACCA Made the Billboard 200 Albums of the Year Chart in: 2007, 2003, 2001, 1997, 1984, 1982, 1978, 1977, 1976, 1975, 1974, 1973, 1971, 1970 Made the Billboard Hot 100 Songs of the Year Chart in: 1986, 1985, 1984, 1982, 1980, 1979, 1978, 1976, 1975, 1974, 1973, 1971 ------------------------- Billboard Legacy > U2 Made the Billboard 200 Albums of the Year Chart in: 2007, 2005, 2002, 2001, 2000, 1999, 1997, 1993, 1992, 1989, 1988, 1987, 1985, 1984, 1983 Made the Billboard Hot 100 Songs of the Year Chart in: 2001, 1995, 1992, 1988, 1987 ------------------------------ Enfim, um pouco mais de cultura musical e pesquisa serve para diminuir desgastes entre pessoas que deveriam ter maturidade e autoridade (?) suficientes para discussões desta natureza. Esta é a MINHA opinião, ok? Respeito a dos outros, por mais que estejam contrários aos fatos.


  • Akira, 2 de agosto de 2009
    Acho que seria muito mais interessante trazer um monte de artistas nacionais de alguma relevância e espalhar num festival descentralizado por todo o DF. Deixem os gringos pra lá...


  • sérgio ricart, 2 de agosto de 2009
    a vantagem de se trazer o mccartney ou outro artista internacional é que não há o menor risco de ele fazer um discurso contra corrupção ou qualquer coisa do gênero, o que, aliás, seria bastante apropriado. rs.


  • Marcos Pinheiro, 3 de agosto de 2009
    Akira, discordo radicalmente de você. Artistas nacionais de relevância (ou não) já vem a Brasília ao longo do ano todo. Nomes internacionais, não. Não dá pra comparar a importância de se ter um Paul McCartney (ou um U2, um Rolling Stones, um Pink Floyd ou outra mega banda gringa) do que com qualquer nome nacional - a não ser que ressuscitassem o Renato Russo para um show especial da Legião Urbana. Acho que nem assim... Felipe, a sua comparação do U2 com jogadores de futebol é pessoal e muito vaga. Embora bem menos que os Beatles, claro, os caras influenciaram muita gente (Radiohead, Coldplay e o Travis são os exemplos mais explícitos). The Edge tem um estilo de tocar guitarra característico, os shows lotam estádios em todo o mundo e eles já venderam milhões de discos. Não trate o U2 como uma banda menor (historicamente falando eu digo, você não é obrigado a gostar, embora já tenha ido a mais de um show deles, que eu sei).


  • inricristo, 3 de agosto de 2009
    beleza! falar coisas como, o U2 é passageiro, o U2 não influenciou ninguém, o U2 não passa de bandinha pop, etc, etc, realmente não faz sentido! eles têm sua importância, são conhecidos no mundo todo e é uma grande burrice querer tirá-los do lugar que conquistaram: o posto de grande banda pop mundial! mas agora o que não dá mesmo é querer compará-los ao Macca/Beatles! não dá! essa discussão não existe, simplesmente! nem é preciso "cultura musical", "maturidade" ou qualquer coisa do tipo! só é preciso olhar e enxergar! Macca/Beatles é/são sim como Pelé ... o rei do futebol, o(os) rei(s) da música do século XX e ponto final!


  • inricristo, 3 de agosto de 2009
    o show do Macca é mais ou menos assim: 20% músicas do disco da turnê (disco novo); 30% hits de sua carreira solo com ou sem Wings (põe hits nisso) e 50% músicas dos Beatles! imagino que por volta de 90% das músicas dos Beatles são hits absolutos! quem não conhece é, simplesmente, um ignorante, tal qual quem desconhece as regras básicas do seu idioma nativo! mais um ponto final!


  • Luciano Branco, 3 de agosto de 2009
    É o U2 não tem legado não, só é a banda Pop mais importante do mundo, só isso! Quase não possuem Hits, os shows não são bons e não influenciaram ninguem. Tá certo. Eu acredito mesmo que o show do Paul ganharia do U2 nessa enquete. Acredito ... Sobre o show do Paul sera um espetaculo. Pronto!


  • Felipe Campbell, 3 de agosto de 2009
    Eu trato uma banda como o U2 como menor sim - em relação ao Paul e a outras tantas. Eles não inovaram, não criaram nada demais. São uma puta banda, mas, a despeito da nobreza no gesto do "deixa disso" para não entrar no mérito de quem foi mais, a comparação que eu faço com o futebol não creio ser vaga, pelo contrário, é bem precisa. Chega a ser uma afronta alguém querer considerar a mesma importância histórica dos Beatles à do U2. U2 é uma banda pop. Nem rock meeeesmo chega a ser. Tem um monte de balada mela cueca e, sim, muitas músicas boas (eu mesmo ja fui a dois shows e iria em outros tantos, mas não é por isso que vou ficar encampando discurso de tiete em relação aos caras). Mas comparar com o Paul ou Beatles é demais. Influência por influência, o Ramones gerou muito mais bandas e foi / é muito mais importante que o U2. Respeito o U2, mas querer minimizar uma polêmica dizendo que todas os dois são importantes historicamente é meio leviano. O fato de levar milhões e vender muitos discos não é tão relevante. Senão, a gente volta pro discurso que a Claudia Leite pode tocar aqui. Afinal, ela vende milhões de discos e leva milhões de pessoas aos shows também. abs


  • Marcos Pinheiro, 3 de agosto de 2009
    Felipe, os Beatles eram o quê, uma banda de rock ou pop? O U2 tem um monte de baladas "mela cueca"... E os Beatles, não? Isto faz algumas delas ser "menos rock" ou importante? Que comparação mais esdrúxula, cara! Em nenhum momento eu escrevi aqui que o U2 era tão importante ou influente quanto os Beatles. Jamais. Aliás, para mim nenhuma banda no mundo (nem os Stones, com o perdão do amigo Berna Beat) é tão influente quanto os Beatles. Até porque os Beatles tanto podem agradar o público "roqueiro" como outros que sequer sabem o que é rock direito - coisa que o U2 faz também, diga-se de passagem. As duas bandas são "pop" então? Fechamos assim? O que defendi aqui é que o U2 tem importância histórica, que não pode ser tratado como uma banda menor ou passageira. Não concordo que eles não criaram nada demais, mas isso é minha opinião. Logo, meu caro, leviano está sendo você ao fazer estas comparações...


  • c.bahia, 3 de agosto de 2009
    Caras, eu recomendo que ouçam a trinca fundamental que é a seguinte (nessa ordem): "Revolver" (1966), "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" (1967) e "[white album]" (1968). Pensem na época que isso foi criado e tentem imaginar os nossos dias. E depois de ouvirem de verdade, se ainda assim sentirem qualquer dúvida, procurem ler/ver algo sobre e depoimentos de pessoas renomadas e interessantes. Depois disso, rótulos como "pop" ou "rock" não dizem muita coisa.


  • Marcos Pinheiro, 3 de agosto de 2009
    Concordo contigo totalmente, Caio! Existe POP e pop. Ou seja, bem feito e porcaria/descartável. Como existem no rock ou em outros estilos musicais. O fato de ter "baladas" ou músicas mais pesadas ou com riffs rápidos não fazem da banda melhor ou pior. Depende da qualidade de cada uma. E gosto é subjetivo. Simples assim.


  • Rogerio Brasilia, 3 de agosto de 2009
    Se quiserem ter noção do que podemos ver é só assistir o dvd gravado na praça vermelha de moscou. Ouça os arranjos, o pique, coloque tres musicas diferentes da fase solo e terao noção do que iremos ver ano que vem


  • Roberto, 3 de agosto de 2009
    So trazer o Calypso, Bruno e Marrone e a Plebe Rude, facarei satisfeito......

RTop

Comente

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Programa Cult 22 + Cult 22 Rock Bar

Topo