Blog voltar
|

E o Porão do Rock, hein?!

Logo Porão (baixa)Esta é a pergunta que mais tenho ouvido nas últimas semanas, seja pessoalmente, por e-mail ou por telefone. A curiosidade tem tomado conta da galera e não é pra menos: o mais famoso festival de rock realizado em Brasília, que já rolou em meses diferentes ao longo de suas 11 edições (maio, junho, julho e agosto), ainda não deu sinais de vida em 2009 – e já estamos no meio de junho! Tem gente com medo de que não aconteça. Outros parecem torcer por isso…

Pois reproduzo aqui o que a Penny Lane já divulgou em primeira mão no fim da semana passado no site Rock Brasília: o Porão do Rock 2009 vai rolar somente na segunda quinzena de setembro. Serão dois ou três dias, dependendo do patrocínio. A grande novidade é que a 12ª versão do evento pode acontecer na Esplanada dos Ministérios, com entrada franca. Seria uma edição especial que anteciparia as comemorações dos 50 anos de Brasília.  Além disso, está quase certa a realização de um fim de semana do festival em Buenos Aires (Argentina), em outubro.

Ainda não há nenhuma atração (nacional ou internacional) definida. O nome gringo mais cogitado é o do Eagles of Death Metal, que em maio lançou novo álbum, Heart on, e tem como baterista Josh Homme, líder do Queens of the Stone Age. Talvez uma ou outra banda seja confirmada até a próxima semana. Em agosto está prevista a realização da Seletiva Brasília, também com entrada franca, em local maior que os pubs (UK Brasil, O´Rilley e Gate´s) que a abrigaram nos dois últimos anos, com direito a uma ou duas atrações nacionais.

O certo é que o lançamento oficial da edição 2009 acontecerá no dia 4 de julho (sábado), no Arena Futebol Clube, em edição especial do projeto Pilulas Porão do Rock, que reunirá as bandas pernambucanas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A e a brasiliense Gilbertos Come Bacon. Como o site oficial www.poraodorock.com.br continua desatualizado, o que resta é aguardar.

38 comentários sobre “E o Porão do Rock, hein?!

  1. po, é uma pena esse atraso, eu já estava contando com o porão para julho ou agosto… infelizmente quase tudo para o rock é mais difícil , tenho certeza que deve ser o maior trabalho correr atrás de patrocínio, etc… se fosse um festival de musica baiana, de pagode ou de breganejo aposto que já tava chovendo de patrocínio…rsrsrs

  2. Para ser sincera tenho até medo do porão ser entrada gratuita, porque sendo caro ele estava decaindo [não estava ruim, mas me deixou a desejar], imagina de graça. :P

    Bom, a única coisa que posso fazer é sentar e esperar para ver.

  3. É… Porão de graça, na Esplanada?! Sei não, hein? Acho que boas bandas internacionais não virão, vai dar muita gente que gosta de bagunçar, muito assalto, brigas… Enfim, incidentes típicos dos grandes eventos gratuitos que acontecem na Esplanada.

  4. se depender dos últimos novamnete vai ser uma merda, e agora essa história de ser na esplanada e de graça, dificil de acreditar.deve qu eos organizadores estao receosos com as bandas que poderao vir, depois que IRON MAIDEN e Heaven and Hell terem tocado aqui em Brasilia.vamos torcer para que aconteça e que venham boas bandas e nao bandas de momento.

  5. Temos de esperar se vai vir atrações boas. Eu já ouvi até rumores antigos e furados que iria vir o Black Rebel Motorcycle Club em Brasília, mas era tudo furada. Não sei se vai prestar, pois já ocorreram vários eventos na esplanada e com muita briga. Eu prefiro como os outros festival pelo Brasil a fora como o Planeta Atlantida, Abril pro Rock ou o do Sol, em Natal. Eu acho que vai ser rabuda. Brasília ainda tem muito que aprender na questão de organizar shows. O impressionante é que ela é a capital federal, tem recursos e não move uma palha sequer. Para trazer Claúdia Leite e Xuxa isso presta. É tudo joo de interesse! Quer saber, na boa, não vai prestar!

  6. acho que o porao do rock, nao vai ser na esplanada, pelo simples motivo, a esplanada é feita para atrair votos, gente sem cultura, sem consciencia politica, o lugar do porao é no mane garrincha, se for de graça que seja no mane garrincha, como era antigamente bem melhor. por que o atual governo está usando e abusando da esplanada em proveito proprio. até mais galera.

  7. concordo com o Esfolando. o importante é q o Porão Do Rock aconteça. Afinal não muda nada mesmo, digratis ou pago é o Porão de sempre….q dizer mudar mesmo só o local…

  8. Porão do Rock na Esplanada não dá né? Deixei de participar do evento há dois anos( por divergências musicais, hehe ), mas reconheço sua importância no cenário musical brasiliense.
    Também seria de tamanha importância que os organizadores do evento se preocupassem com a escalação das bandas. Afinal de contas, continuar no estacionamento do Mané Garrincha com bandas pop também não tem nada a ver.
    Abraços!

  9. Eu penso da seguinte forma: o Porão do Rock esse ano está meio debilitado devido a crise econômica. Nos dois últimos anos, por exemplo, vieram bandas como Sepultura, Mudhoney, Suicidal Tendencies e Muse.Para Brasília já é um começo! Mas nesse ano, eu acho que a organização do festival tinha que fazer uma regionalização. Escalando bandas do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Essa ideia do pílulas é boa. E também investir em bandas undergrounds de rock alternativo, punk, ska e metal desconhecidas do cenário comercial, e com crediblidade e som bom. Só assim, com uma remodelação do Porão é que sairemos da mesmice dos anos anteriores, em que bandas como Bois de Gerião, Móveis Coloniai e Angra vem todos os anos. Se for para continuar a mesma ooisa, ai não vale á pena e não vai prestar!

  10. Se o Porão for mesmo de graça, provavelmente só vai ter uma vantagem: não deve rolar aquela área vip ridícula do ano passado (tem coisa mais anti-rock do que área vip?). No mais, vai ser uma lástima pq devem rolar bandas de apelo popular, o que nada tem a ver com um evento que se propõe a divulgar o som independente.

    Até concordo com o Antônio quando ele fala do caráter político dos eventos da esplanada, mas, ao mesmo tempo, acho que o simples fato de ouvir rock não torna ninguém mais ou menos consciente. Ou seja, o público do Porão tb é um dos alvos da demagogia política.

    Em resumo: prefiro pagar o ingresso pra ver o Eagles of Death Metal.

  11. Em primeiro lugar quero agradecer a todos que leram com atenção esse comentario idiota, obrigado rsrsrs. Bom galera pra começar antes o Porão era de graça só começaram a cobrar depois da sexta ou setima edição se não me engano,se fizer igual era antes de graça mais a pessoa tinha que ter um folheto que vc pegava nos pontos comerciais espalhados em Brasília como porão66,2001 etc… aí eu concordo para que não entre pessoas que não apreciem o precioso festival, uma pessoa que nao gosta nao vai se deslocar atras de uma loja para receber este folheto concordam. Só que na esplanada nao da pra fazer isso porque é lugar aberto tinha que ser em ambiente fechado como no estacionamento do mané. Queria dizer que concordo tambem com o comentario de uma pessoa nesse blog que pedia FAITH NO MORE no Porão,porque é minha banda preferida eu fui no show deles em 1991. A mais uma coisa to querendo formar uma galerinha pra curtir no porão quem puder me add no orkut: andrekraptos32@gmail.com

  12. o andré kabal lembrou muito bem: de graça é diferente de aberto. ainda assim, é óbvio que se a grana vier do gdf, vai ser uma farofada só. corremos o risco de pintar até o jota quest! nada contra, mas essa não é proposta do evento, não é mesmo? no fim das contas, o akira tem razão: é melhor pagar e ver o EODM.
    um abraço!

  13. Porra ano passado foi uma desgraça, só tinha emo e as porcarias de bandas que tocaram estavam mais parecendo um bando de tocador de axé e pagode tirando madame satan que tava igual o calypso.
    Se pagando já é foda imagina então de graça, nem bira completa a merda da infelicidade de um festival que salvava a alma de quem curte o verdadeiro rock que agora é só a merda dos emos do caralho…

  14. Aff 0800 na esplanada Deus!!!!na verdade eh uma afronta shows gratuítos na esplanada soh de forro!!!Putz vai ser um caos!!Infelizmente vou deixar de ir nesta edição, definitivamente show gratuíto na esplanada não dá soh me falta ter pronunciamento tb!!

  15. O eu aqui de novo,e o seguinte na esplanada??? vantagem a galera da cachaça vai poder entrar com seus tubos e se fartar alavonte,mas o evento vai receber criticas no outro dia dos jornais que teve brigas por causa da entrada livre

  16. Realmente, como foi comentado, o Porão gratuito não vai dar certo, vai ser pior que os eventos gratuitos que o GDF promove na esplanda: Brigas, Roubos e Mortes… muita gente (lê-se vagabundos), não vai para curtir as bandas e sim para arrumar confusões… O mais sensato seria baixar um pouco o valor dos ingressos e colocar a area VIP para quem quiser pagar um pouco mais caro…

  17. Cara eu acho quase impossível. Primeiramente o porão era um festival digno, que prezava pela independência musical e até em atitude mesmo. Só que de uns tempo pra cá o festival fio tomando corpo e acabou subindo a cabeça dos organizadores, que colocam apenas suas próprias bandas para tocar (que por sinal são um lixo) deixando assim muitas bandas boas de fora. Trazem bandas repetidas e que o público já nem aguenta mais ouvir.
    Antes era de graça, mas o capitalista exacerbado tbm tomou conta da organização e hoje em dia é caro pra caralho. Duvido que uma banda do estilo do Eagles, que preza muito esse aspecto independente vai querer tocar no porão. E se por acaso o Jesse cogitar a possibilidade de aceitar eu provarei por A+B que esse é um festival que visa apenas o lucro. Vou botar a boca na internet, nos fóruns de Stoner Rock que participo e organizar uma puta estrutura de protesto no meio da rodoviária pra todos os que não aceitam essa putaria em que o Porão se transformou. Porão era coisa do povo, dos músicos, mas parece que a Ordem e o Sindicato dos Músicos (pura palhaçada) quer mais dinheiro do que a galera dos ministérios… e o Porão tbm.
    Pronto falei. Quem não gostou que pague 70 reais pra ver E.O.D.M.

  18. ESSE ANO COMO SEMPRE OS OUTROS FESTIVAIS QUE E ACARA DE BRASILA, UMA BOSTA, NADA QUE PRESTA NADA DIFENTE NEÇA MERDA.
    AS MESMA BANDAS, AS MESMA CARAS TA FODA, TA UMA MERDA LOCA!

  19. É uma pena essa enrolação. O rock ta cada vez mais longe da Capital…

    Tem que ser pago sim (preço acessível), vai quem gosta realmente!

  20. Show de graça na Esplanada ? kkkkkk, só se for piada né ?! Quem vai sair de casa, correndo o risco de levar facada, ser roubado ou até morto ? Só presta evento pago aqui na capital e olhe lá. Eagles of Death Metal, Cavallera Conspiracy, Angra e Sepultura são nomes praticamente certos para 2009. Pra ser sincero, achei que fossem ser mais ousados no LINE UP, porém mantiveram os de sempre…só falta ZAMASTER pra fechar o coreto. Por isso que o ROCK fica longe da capital, muita ganância e pouco interesse na música….Setembro/2009 se inicia o festival.

  21. Não vejo o motivo da crise por causa do evento ser de graça. Afinal, eu paguei pra entrar no festival de inverno e ver o show do Jorge Ben. O show foi bacana mas o evento tava uma merda! Ao contrário dos eventos que tenho ido de graça na capital. Festival Internacional de Teatro ano passado (esplanada, ao lado do museu), 100 anos de frevo, Festival de Reagge em frente ao Conic, carnaval, entre outras centenas de eventos de graça que foram mil vezes melhor do que os pagos. Não teve nem briga, nem choro, nem faca e nem vela. Eu curto muito o rock também e fui a várias edições do Porão. A impressão que eu tinha do público roqueiro era bem diferente do que estou vendo aqui. Acho difícil uma massa de bandidos invadir a esplanada e em meio ao show do Eagles of Death Metal, fazer um arrastão pra tomar tudo de playboy roqueiro.

  22. poxa de graça isso nao vai dar certo vai da muito malandro la mais se a galera rock junta mesmo quebra esses bandidos tudo no kacete as bandas podia trazer ROTTING CHRIST,e outras bandas boas ai de metal

  23. SERIA UMA PORCARIA SE FOR DE GRAÇA E NA ESPLANADA, FALO ISSO PQ O ANIVERSARIO DE BRASILIA É UMA MERDA,ROUBOS E MUITA VIOLENCIA, JUSTAMENTE SE FOR PAGO, SO VAI QUEM GOSTA,O PORAO NAO DEVE SER COMERCIAL………. PAZZZZZZZ……

  24. POrão de graça é foda….se for pago trazem bandas emo(QUE DESGRAÇA È MUSE( SÒ idiota gosta dakela merda)…Os caras que organizam o porao devem ter merda na cabeça…melhor os que realizam evento de rock com bandas indepedentes…(ENTRE NÓS ETNO, 10ZERO4 É ESSAS OUTRAS BANDINHAS….QUE JÁ EXISTEM…VÃO SE F….. É UM BAIXO NÍVEL DO CA…TE..

  25. Po tomara q os caras se lembre da pitty em galera….
    seria uma boa tambem se os caras do charli brow
    viesse tambem!!!!
    éeeee pode cre……..

  26. putzz!!!
    porao na esplanada?
    ate que poderia ser uma boa,mais o que vai ter de gente que ñ curti o movimento ñ vai tah no script…
    È neh vamos ver no outro dia os noticiarios acabando com a imagem dos roqueiro de verdade maiS uma vez…
    po galera vai ser so mais algumas criticas..pra nossa tribo..srrrs

  27. colocar show de rockem roll pra rolar de graça é a mesma coisa de falar, me possua demonio.

    sem falar que já coloca umas banda paia mesmo que parece que é pro povo ir desistindo, parece que querem vencer pelo cançaso, ai coloca uma tal de galinha preta, madame satan,matanza teve que desser de bico seco, umas azneiras que o povo é obrigado a curtir.

    cadê a merda do ministro da cultura pra fazer um projeto pra ver oque os rockeiros gostam!

    ou por acaso agente tem que gostar das músicas que ele gosta e toca (GILBERTO GIL)e esse JUCA FERREIRA não entende disso ou talves os dois ahahahaha…

    vai morrer gente de mais, vocês ja pararam pra pensar oque acontece quando solta todos os presos de uma cadeia e colocam eles em uma igreja pra rezar?

    talvez não.

    acham que eles iriam rezar ou iriam correr pra fugir????
    rebelião se resume, e ainda na cidade em campo aberto, oque significa que a cidade ficaria em nivel 3 de segurança.

    e outra não querem mais dinheiro?
    eo alimento não perecivel para ajudar segundo vocês?
    criança esperança foi suficiente?

    a mente de rockeiro é completamnete diferente de um pagodeiro, de sertenejeiro,de bregueiro etc..

    e ainda quer misturar o povo de tribo diferente… vai quem quer e vai muito oque não presta…

    e outra a comemoração de brasilia se faz no aniverssário de brasilia e não no “porão do rock” na qual não dá pra xamar a XUXA das trevas meus camaradas…

    a organização do governo perante segurança da cidadania é muito fraco e burlada sem competencia…

    pq então se morre, ou esfaqueado, ou surrado????

    deixa a ALCAIDA separa da YAKUZA, fica querendo misturar jesus com satanas, pq eu acho que vocês não são pessoas escolhidas pra fazer isso não.

    pensem bem!

    e se liguem!

  28. pow adriano li seu comentario e realmente estou de acordo qndo vc diz: ser diferente a mente de um rockeiro da mente dos outros ..a gente curti nosso rock o nosso movimento sentamos e descançamos tranquilo…mais ai de graça e sem rock de verdade e de qualidade. ja viu neh..
    realmente nivel 3…mais será simplismente lamentavel…mais que venham neh…e o rock q presta eu estarei lah pra curti..

  29. Olha sério isso pode ser a maior furada em termos de Porão do Rock ou ser a salvação do evento. Eventos na esplanada dão certo. Se não dessem o aniversário de Brasília não dava tanta gente. Fico triste pela mudança total de atrações, afinal já esperava o Faith aqui em bsb. Vamos ver se vai prestar, acho que esse é o julgamento desse festival.

  30. por meu estou louco para tocar no porrao ma nao vai ser dessa vez porquer parecer que nao vai tershow em brasilia df os caras estam de roscacom a galera de brasilia qualquer coisa entre emcontator site:wellington.silva101@gmail.com(ou pelo hotmail:wellington.silva101@gmail.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>