Blog voltar
|

Barbas de molho – parte 2

Não, não se trata de novidades sobre o Los Hermanos que, como já sabemos, vai fazer dois shows especiais em março (dias 20 e 22) no festival Just a Fest, abrindo para o Radiohead e o Kraftwerk.  Se voltarão mesmo à carreira como banda, eu não sei. Perguntem ao Rodrigo Amarante quando ele estiver aqui em Brasília, no Espaço Brasil Telecom, próximo dia 31, com seu novo projeto Little Joy.

Minhas “barbas de molho” dizem respeito ao Fluminense-2009. A imprensa é quase unânime ao afirmar que o clube foi o que melhor se reforçou para a temporada em termos de futebol carioca, que o time é mais “equilibrado” que do ano passado. E que o Flamengo,  por ter mantido a base, larga com certo favoritismo ao título do campeonato estadual, que começa hoje (24/1).

leandro-amaralO tricolor perdeu nomes de peso como o insubstituível Thiago Silva e mais Washington, Arouca e Júnior César. Trouxe jogadores conhecidos como Leandro Amaral (foto), Diguinho e o lateral Leandro. E outros como Leandro Domingues, Jaílton, Marquinhos (ex-Figueirense) e Leandro Bonfim. Do time que fechou 2008, restam quatro titulares: Conca, Luiz Alberto, Fernando Henrique e o volante-lateral Welington Monteiro. Temos a “garotada de Xerém” – Tartá, Maicon, Alan – e o técnico Renê Simões, um sopro de esperança na sempre difícil missão de montar um novo time.

A diretoria se perdeu em falar demais e se contradisse durante o mês de janeiro. Enquanto o presidente Roberto Horcades deu como certa a contratação do Fred, que está deixando o Lyon (França), o próprio coordenador de futebol do clube, Alexandre Faria, tratou de negar. Como já era se esperar, não passou de um sonho de verão – o atacante deve ficar mesmo na Europa.

thiago-neves2A “bola da vez” é o repatriamento de Thiago Neves (à esquerda). O jogador, que saiu meio de mal com a torcida do Fluminense após as Olimpíadas, em agosto, de olho gordo nos euros, naufragou na Alemanha. Pouco ou nada mostrou em quatro meses pelo Hamburgo. Dizem os noticiários que ele teria sido negociado com o futebol árabe, mas ficaria emprestado às Laranjeiras até julho. A mãe do jogador, inclusive, garante que na próxima quarta-feira o meia-atacante chega ao Rio. A diretoria tricolor, mais precavida, não confirma. Nem desmente.

Claro que, comparada  a vinda do Fred, a volta do Thiago Neves é um “sonho” muito mais possível. Diante das idas e voltas das notícias nas últimas semanas, é bom não comemorar nada ainda. Além do mais, é preciso saber também até que ponto ele voltará a ser o jogador decisivo que foi nas campanhas do Brasileirão de 2007 e da Libertadores do ano passado.

leandroThiago Neves, no auge, é um jogador que sabe chutar de fora da área, cruzar e bater faltas, além de habilidoso nos dribles (embora exagere na individualidade). A entrada dele neste novo time para fazer novamente dupla com Conca na armação, com dois volantes fortes na marcação (Jaílton e Diguinho), tendo o Leandro (foto à direita, ex-Palmeiras), bom cruzador, e um atacante (Leandro Amaral) que sabe tabelar, pode fazer a diferença.

Em jogo, até o dia 3 de maio, está a supremacia de títulos na história do Campeonato Carioca. Nos últimos 10 anos, o Fluminense foi vencedor apenas duas vezes (2002 e 2005) e permitiu que o Flamengo (campeão em 1999, 2000, 2001, 2004, 2007 e 2008) igualasse os números – 30 para cada lado.

A estréia tricolor é amanhã (25/1), às 19h15, contra a Cabofriense, em Cabo Frio. É esperar para ver…

2 comentários sobre “Barbas de molho – parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>